Cifra Club

10 músicas românticas atuais para tocar e ouvir no Dia dos Namorados

Aprenda a tocar o que há de melhor na música romântica atual; tenha o repertório ideal para embalar relacionamentos!

Neste artigo, você acompanha um apanhado de músicas românticas atuais, com dicas fundamentais para aprender a tocá-las no violão! Quem que não quer preparar uma serenata especial para o amor da sua vida?

A dupla Anavitória se apresentando em show
As meninas da dupla Anavitória estão entre os principais nomes que cantam sobre o amor na atualidade (Foto/Reprodução/Internet)

O dia mais esperado do ano pelos casais, sejam eles namorados, noivos ou casados, se aproxima! O Dia dos Namorados é quando os apaixonados ficam ainda mais apaixonados, e a data é marcada por troca de presentes e declarações pomposas.

Nada melhor, então, do que aproveitar a trilha sonora a dois. Afinal, a música é sempre bem vinda quando o assunto é romance. Por isso, preparamos essa lista com 10 músicas românticas atuais para você tocar no Dia dos Namorados!

Músicas românticas atuais pra fazer serenata pro love

Nada de amores frustrados ou relacionamentos mal resolvidos. O que vai rolar aqui são músicas românticas atuais para aprender a tocar ao lado de quem mais ama. Todas as canções estarão acompanhadas de dicas certeiras para melhorar sua execução delas no violão. Portanto, confira!

1. Meu Abrigo — Melim

Desejar tudo que há de melhor na vida é um gesto bastante digno. Viver a dois e poder dividir os melhores e os piores momentos é uma troca muito nobre. E é sobre isso que Meu Abrigo fala.

Um reggae para aquecer os corações e dançar juntinho com seu bem! Já que o capotraste não é usado em nenhum momento dessa canção, todos os acordes, exceto o E7, são feitos com pestana. Portanto, fortaleça a sua mão quando for tocar essa!

Se estiver muito difícil para você, iniciante, confira a nossa videoaula da versão simplificada da música:

2. Casal Perfeito — Fernando e Sorocaba

Todo mundo sonha em ser o Casal Perfeito! A música de Fernando e Sorocaba é uma baladinha sertaneja com apenas 8 acordes e apenas três pestanas. A conhecida sequência de D, G, Em, e G toma conta de grande parte da música.

Ademais, os outros acordes são: A, Bm, D/F#, F#m e Gm. Nada muito difícil para tocar essa para seu mozão! Declare todo o seu amor por ele ou por ela com essa super canção.

Que pegada de violão essa do Fernando Zor, hein? Uma das belezaas da música sertaneja é a pluralidade das batidas, ou seja, cada vertente do sertanejão tem suas individualidades e temperos.

Caso queira ter tudo isso na ponta dos dedos, o Cifra Club Academy tem um curso focado em violão sertanejo. Além de trabalhar com foco na questão do repertório, o conteúdo do curso aborda a contextualização histórica da música sertaneja. Ou seja, você vai entender como o estilo vem se moldando e se imortalizando ao longo de quase 100 anos.

E por falar em prática, abaixo você confere outro recorte do sertanejo na música romântica atual.

Asas — Luan Santana

Quem nunca desejou criar Asas e voar para o infinito junto ao seu amor? Esse clássico das músicas românticas atuais conta com apenas 5 acordes, e o capotraste vai na 1ª casa.

Fique ligado ao acorde D/F#, pois é o mais complicadinho dessa faixa. Portanto, muita atenção em quais dedos você vai usar para a posição não sair errada e o som ser limpo.

Emoldurado por uma atmosfera diferente da vista na música de Fernando e Sorocaba, o violão nesse hit do Luan também assume uma dinâmica de protagonismo. Logo, observamos mais uma vez a versatilidade do estilo. Portanto, se você realmente deseja aprender a tocar violão sertanejo, a hora é agora!

Aprenda as mais importantes batidas de violão sertanejo no curso do Cifra Club

3. Bengala e Crochê — Maiara e Maraisa

Envelhecer a ponto de compartilhar Bengala e Crochê é o sonho de muita gente! O solinho da introdução da canção de Maiara e Maraisa é super simples. Por isso, não deixe de pegar!

Além disso, a música possui apenas 5 acordes, sendo dois com pestana – ambas são feitas na 2ª casa do violão. Prepare essa canção e prolongue os votos até o fim da vida!

Leal — Djonga

Lealdade é artigo de luxo hoje nos dias de hoje. Compromisso e seriedade são as bases de um relacionamento saudável. Aproveite o embalo do Dia dos Namorados e toque esse ótimo rap acústico para o seu amor, que é garantia de agrado!

Com apenas dois acordes, Leal é daqueles lovesongs de arrasar. Com um pouquinho de atenção, é possível fazer a levada da introdução sem grandes problemas. Se estiver muito complicado montar as duas pestanas da música para você, iniciante, experimente usar o capotraste na 2ª casa. Assim, você já elimina uma delas.

Idiota — Jão

Quem não gostaria se soubesse que outra pessoa lhe oferece um amor incondicional? Por isso, você precisa tocar o hit Idiota, do Jão, para quem você mais ama! O melhor de tudo é que não é uma canção complicada de tocar.

O principal dela é a sequência de acordes que se repete por toda a música: Em, D, G e C. Para dar uma variada, pense em algumas alterações de dinâmicas na batida, sobretudo quando for entrar para o refrão. Certamente, quem quer que esteja te ouvindo vai amar!

Singular — Anavitória

Singular, da dupla Anavitória, é perfeita de tocar em uma serenata. No geral, não é uma música difícil de tocar, mas necessita de atenção em alguns detalhes.

A canção é, quase por completo, formada pela sequência de acordes C9, G, Am e Em. Em alguns momentos, é acrescentado o D ao final da progressão, onde há uma pequena variação com o D4. É legal caprichar nesse trechinho, pois deixará sua performance ainda mais parecida com a versão original da canção.

Caso você queira deixar um pouco mais fácil a execução de Singular, acompanhe a aula simplificada abaixo:

Declaração — Vitão

Muitos namoros terminam por falta de diálogo. Quando o relacionamento cai na rotina é uma tristeza sem fim! Se isso acontecer, procure fazer uma Declaração bem sincera!

Primeiramente, atente-se à meia-pestana no acorde A/C#, montado junto ao terceiro dedo. Por outro lado, o acorde D7M(9) não é feito em forma de pestana, mas sua construção pode ser um pouco complicada. No entanto, atenção e prática já bastam para conseguir tocar essa!

A Gente Nunca Conversou — Lagum

Quem nunca olhou para alguém e ficou simplesmente encantado? O nome disso é amor platônico, aquele que acontece só na nossa cabeça, na ideia. A gente cria um mundo dentro da nossa mente…

Uma levadinha super gostosa de tocar carrega A Gente Nunca Conversou. Para a felicidade geral da nação, não há nenhuma pestana! Além disso, os acordes F#m7 G#m7 e Gm7 são montados da mesma forma, restando apenas arrastar a mão pelas casas do violão.

Girassóis de Van Gogh — Baco Exu do Blues

Se apaixonar por alguém é um caminho sem saída. O olhar, o toque e até mesmo o jeito como a pessoa dorme nos encanta. Quando isso acontecer, doe-se ao máximo, mas não aceite menos do que os Girassóis de Van Gogh.

A quantidade de acordes parece intimidadora, mas fique tranquilo. Apesar de não tão usuais, a maioria dos shapes não é complexa. Apenas tenha atenção a alguns deles, como Dm6, Cm/G e Em/G.

Agora que você aprendeu a tocar várias músicas românticas atuais, é hora de dividir tudo isso com alguém. Não deixe o amor para depois! Compartilhe essa lista com mais pessoas, para todas se declararem para sua alma gêmea!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK