Cifra Club

Aplicativos de partitura: confira as 6 melhores opções!

Ler partituras com fluência é uma conquista enorme na vida do estudante de música. Entretanto, você deve concordar que estamos falando de algo não muito fácil. Ainda bem que existem os aplicativos de partitura!

Homem toca violão e consulta um dos aplicativos de partitura no smartphone
O smartphone e, por consequência, os app são ferramentas do dia a dia do músico (Foto/Pexels)

Essas ferramentas tecnológicas estão aí para nos ajudar a vencer mais essa etapa de nossa formação musical! Esses apps vão te ajudar a entender o sistema de notação musical, além de auxiliá-lo na composição e no registro de suas ideias musicais. Não é fantástico?

Sendo assim, decidimos elencar aqui os melhores apps de partitura para você turbinar o seu aprendizado.

Aplicativos de partitura: tecnologia ensinando a ler música

Com toda a certeza, a tecnologia mobile é uma ferramenta de aprendizado indispensável hoje em dia. Afinal, é praticamente impensável não lançar mão do nosso celular como recurso didático, concorda?

Então vejamos o que esse aparelhinho tem de melhor a nos oferecer quando o assunto são apps para partituras.

1. MuseScore – o mais completo dos aplicativos de partitura

Com esse app gratuito, é possível ter acesso a um gigantesco acervo de mais de um milhão de partituras para visualizar no smartphone.

Além disso, você pode transformar tudo em áudio, tendo controles de mixagem dos volumes de cada instrumento que consta na pauta. Assim também, com a ferramenta mixer, é possível escolher qual deles você quer ver na pauta ou ouvir no áudio. Não é fantástico?

Mãos femininas seguram um telefone que funciona o MuseScore, um dos aplicativos de partitura mais completos
O MuseScore tem um acervo de partituras que faz a alegria de qualquer músico (Foto/Flickr)

Com o propósito de te ajudar a desenvolver fluidez na leitura, o app permite a mudança no andamento das músicas e a execução de pequenos trechos em loop. O que é excelente para treinar o acompanhamento da partitura.

Da mesma forma, você tem o metrônomo integrado no MuseScore que também auxilia a ir consolidando a execução das notas no ritmo certo. Disponível para Android e iOS.

2. Guitar Pro – mais popular entre os aplicativos de partitura

Velho conhecido da galera que tira músicas na guitarra por tablaturas, o Guitar Pro versão app também permite que se trabalhe com partituras. Com ele você pode abrir suas partituras baixadas no portal mySongBook, além de poder navegar em uma ampla biblioteca nativa.

Guitar Pro: o mais pop entre os aplicativos de partitura
O Guitar Pro é um dos aplicativos mais populares entre a galera das cordas (Imagem/Divulgação)

O mais legal da versão móvel do Guitar Pro é que com ela você também pode escrever suas próprias partituras ou tablaturas. No entanto, essa função (NotePad) é mais limitada à escrita para instrumentos de corda.

Assim como o MuseScore, o Guitar Pro também possibilita que se transforme a partitura em sons. O app oferece para isso 19 timbres de instrumentos diversos. Disponível para Android e iOS.

3. Maestro – Compositor de Música

Em síntese, esta ferramenta atenderá sobretudo quem já sabe ler partitura e está partindo para a composição. Isto é, além de poder ler partituras, editá-las e exportá-las em formato PDF, neste app você tem uma plataforma para compor, produzir e divulgar sua música.

Maestro é um dos aplicativos de partituras com recursos ilimitados
Maestro é um app que te ajuda com partituras e gravação de músicas (Imagem/Internet)

Além disso, no modo escrita, o Maestro oferece mais de 100 instrumentos virtuais para os quais você poderá compor. Além disso, o app suporta uma quantidade ilimitada de pautas.

Aliás, também dá para ativar ou desativar a visualização e a audição de cada pauta ou instrumento. Assim você trabalha individualmente em cada um, depois ouve ou visualiza sua obra como um todo.

Para finalizar, você ainda pode hospedar suas composições na Sala de Concertos, espaço na nuvem criado para que os usuários do aplicativo compartilhem suas produções. Disponível para Android.

4. Minha partitura – visualizador de partituras

Desenvolvido pela Cosmic Pie Design, este app tem uma proposta simples, mas extremamente útil.

Sua principal funcionalidade é escanear partituras impressas. Mas ele faz isso de uma forma brilhante, de fato. Em resumo, o Minha Partitura após escanear a obra, divide a partitura em pautas e as coloca numa rolagem na tela, para você acompanhar.

Minha Partitura é um app que escaneia partituras
Minha Partitura (My Sheet Music) é um aplicativo simples e indispensável (Foto/Divulgação)

Dessa forma, é possível diminuir ou aumentar o BPM da rolagem para acompanhar no seu ritmo de leitura.

Assim, você evita ficar parando de tocar para trocar de página como ocorre com a partitura no papel. O que é um problema recorrente para quem toca peças mais extensas e complexas ao piano, por exemplo.

Disponível para Android.

5. Music Buddy

Esse aplicativo educacional, como o nome já revela, é destinado aos estudantes de teoria musical interessados em consolidar sua leitura de partituras.

Music Buddy
Music Buddy é um aplicativo de partituras com funcionalidades bem interessantes (Imagem/Divulgação)

Sendo assim, a aplicação traz funcionalidades exclusivas para ajudar você a se familiarizar com as nomenclaturas de cada elemento da notação musical. Logo, tem exercícios para decorar as claves, as notas das linhas e dos espaços, armaduras, intervalos, entre outros.

Ah, o app é vendido a um preço módico na Google Play e sua interface é totalmente em português.

6. Notation Pad-Sheet Music Score

Com este editor de partituras com recursos avançados de escrita e leitura, é possível registrar suas ideias na pauta a qualquer hora!

Assim, você terá no seu bolso a comodidade de contar com um sistema robusto para trabalhar com partira digital. Só para ilustrar, ele exporta partituras em formato MusicXML, que é o padrão da indústria.

Edição de partirura feita no Notation Pad, um dos melhores aplicativos de partitura
O Notation Pad é um excelente aplicativo para editar partiras (Imagem/Divulgação)

Dessa forma, você poderá iniciar uma composição no celular e continuar trabalhando nela em seu computador. Isto é, graças ao suporte a esse formato, dá pra utilizar o arquivo em softwares de partitura mais completos para Desktop, como o Finale.

Não apenas isso, como também o app exporta arquivos em MIDI. O que é ótimo, já que nesse formato abre-se um leque enorme de opções de trabalho com VSTi (instrumento virtual).

Ou seja, você compõe a partitura para um determinado instrumento e a exporta como instruções em MIDI. Dessa forma, ela será executada por um plug-in em um programa de produção musical, como o Pro tools, por exemplo.

Disponível para Android e iOS.

Vem aprender teoria musical no Cifra Club Academy

Viu como há diversas opções tecnológicas para te ajudar a falar a língua da música? Com certeza, você vai aprender com muito mais facilidade usando aplicativos de partitura!

E já que estamos na seara da teoria musical, que tal estudar a fundo esse assunto com a gente no Cifra Club Acabemy? A nossa plataforma oferece um módulo completo sobre o tema que vai ajudar você a dominar escalas, intervalos e muito mais!

Por fim, mas não menos importante, conheça Lucas Telles, o instrutor de teoria musical do Cifra Club Academy!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK