Cifra Club

Aprenda a tocar 25 músicas do Nirvana no violão

Você é fã do Nirvana e quer tocar suas músicas no violão? Este artigo tem todas as dicas que você precisa para dominar as cifras da banda!

Todas as pessoas que tocam violão e gostam de rock precisam incluir o Nirvana no repertório. Afinal, a banda estadunidense estourou nos anos 90 com hits que misturam qualidade e rebeldia, marcando gerações. Nesse contexto, hoje você vai aprender como tocar 25 músicas do Nirvana no violão!

Kurt Cobain tocando violão sentado, olhando para o lado
Kurt Cobain no clássico Acústico MTV do Nirvana (Foto: Reprodução)

Em outras palavras, vamos dar dicas certeiras para você tocar os maiores sucessos do grupo, antecipando os principais desafios de cada faixa. Além disso, você poderá conferir vídeos de apoio e acessar os links para as cifras. 

Então, chega de delongas, porque hoje é o dia de evoluir no violão com as músicas do Nirvana! 

25 músicas do Nirvana no violão para iniciantes 

Antes de tudo, saiba que não é difícil tocar as músicas do Nirvana no violão. Ou seja, se você é iniciante, não se preocupe, porque as linhas de Kurt Cobain não são das mais complexas. 

Em seguida, confira alguns dos sucessos que listamos aqui: 

  • Come As You Are 
  • Smells Like Teen Spirit 
  • The Man Who Sold The World 
  • Something In The Way 
  • Lithium 
  • About a Girl 
  • Heart Shaped Box 
  • Polly 
  • In Bloom 

Ok, bora para as melhores músicas do Nirvana no violão para iniciantes! 

1. Aneurysm 

Em primeiro lugar, o riff inicial de Aneurysm pode ser executado com power chords. Assim, quando o som da gravação for limpo, toque de forma suave no violão. Já quando estiver distorcido, pode pesar a mão! No refrão, cuidado redobrado com as trocas rápidas de acordes, ok? 

2. You Know You’re Right 

You Know You’re Right começa com um riff groovado. Dessa forma, aplique a técnica de palm muting para abafar ligeiramente as cordas e evidenciar o aspecto percussivo do trecho. Logo depois, na parte pesada, solte os power chords com convicção. Ao todo, a harmonia da faixa tem apenas 4 acordes

3. Serve The Servants 

Para tocar a canção Serve The Servants como na versão do disco, você deve afinar o violão meio-tom abaixo do padrão. Assim, o riff inicial traz um dedilhado com algumas acentuações no contratempo, que devem ser seguidas à risca. No refrão, a base é simples, com a presença de power chords. Por fim, capriche nos bends do solo.

4. Sliver 

A música Sliver pode ser tocada no violão com apenas 3 power chords, anote aí: A5, C5 e F5. Dessa forma, a levada deve ser solta e despojada, mas isso não significa que oscilações no andamento são permitidas. Acima de tudo, a execução deve ter atitude e precisão. 

5. On A Plain 

Depois que você memorizar as progressões de acordes de On A Plain, perceberá que a música é bem simples de tocar no violão. Nesse sentido, a maior parte da faixa é tocada com uma batida padronizada, mas há um trecho diferente que apresenta um dedilhado mais calmo e introspectivo. Seja como for, busque a consistência de tempo. 

6. Lounge Act 

Essa canção começa com uma linha de baixo que pode ser replicada no violão se desejar tornar a performance ainda mais cativante. Depois, com o vocal, emende os bons e velhos power chords. Em Lounge Act, o segredo é ser preciso nas acentuações que ocorrem nos contratempos. 

7. Sappy 

A fórmula mágica do Nirvana está presente em Sappy: power chords tocados de forma solta e cadenciada. Repare nas variações de dinâmica de cada trecho e busque replicar as alternâncias com a força da sua mão direita (a esquerda, para o canhotos). Por fim, há um solo melódico que conta com técnicas básicas, como pequenos bends, slides e ligados. 

8. Lake Of Fire 

Lake Of Fire é uma música bem divertida de tocar no violão, mas conta com alguns macetes. Em primeiro lugar, o riff principal apresenta alguns abafamentos seguidos das técnicas de bends e slides. Caso não esteja familiarizado com esses fundamentos, encare como uma forma de estudo, combinado? Depois, surgem algumas pestanas e dedilhados

9. Breed 

A gravação original de Breed conta com guitarras cortantes e frenéticas. Então, para refletir essa energia no violão, você deve atacar as cordas com precisão e força, mas sem gerar distorção ou trastejamento. Durante toda a faixa, você vai tocar apenas 4 acordes. Além disso, cuidado com as mudanças mais rápidas no refrão. 

10. Jesus Doesn’t Want Me For A Sunbeam 

Jesus Doesn’t Want Me For A Sunbeam é um das músicas mais fáceis do Nirvana no violão, pois conta com 3 acordes principais: A, D e E. Apenas fique ligado com o Asus4, que aparece de vez em quando. Ademais, a batida é calma. Portanto, você deve ter atenção para não acelerar o andamento sem querer. 

11. Pennyroyal Tea 

Antes de mais nada, você precisa afinar o violão um tom abaixo do padrão para tocar Pennyroyal Tea como na versão original. Nesse contexto, a canção mescla shapes inteiros com power chords, sendo 6 acordes no total. Nenhum deles exige pestana, e o ritmo é bem livre e solto, sem convenções complexas. 

12. Drain You 

Com afinação um tom abaixo do padrão, a base de Drain You pode ser tocada apenas com power chords, para gerar um som de mais atitude. Dessa forma, para a execução não se tornar monótona, varie a força da palhetada conforme a intensidade de cada trecho da música. Para fechar, o solo de Kurt Cobain é bem simples. 

Curtindo aprender as músicas do Nirvana no violão? Então, que tal aprimorar suas habilidades no instrumento? Para isso, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy e invista nos seus estudos musicais

Curso de violão do Cifra Club Academy

13. Dumb 

Aprender a tocar Dumb é uma ótima forma de começar a tocar Nirvana no violão. Isso porque a faixa apresenta apenas 5 acordes, sendo 3 deles bem básicos, com cordas soltas (E, A e G). Os outros dois têm nonas e devem ser formados com pestana. Por fim, o ritmo se mantém praticamente igual em todas as partes. 

14. Rape Me 

Não há segredos no riff inicial de Rape Me: uma batida simples com power chords. Porém, quando entra o vocal, os acordes devem ter as notas tocadas em forma de arpejo. Assim, é importante seguir o padrão da gravação original, beleza? As outras partes da canção são variações dessas duas abordagens. Ademais, a afinação é meio-tom abaixo

15. All Apologies 

Mais uma vez, uma faixa que se encontra meio-tom abaixo da afinação padrão, mas com o bordão dropado. Assim, All Apologies começa com um dedilhado que pode ser tocado com palhetada alternada, para facilitar os movimentos. Após o trecho, você deve cair na batida. Não há muita variação na harmonia, então você vai tirar de letra! 

16. Where Did You Sleep Last Night 

A introdução de Where Did You Sleep Last Night conta com algumas frases de passagem entre os 5 acordes. Como elas são rápidas, recomendamos que você treine em andamento lento e vá aumentando aos poucos. O ritmo é meio arrastado de propósito, ok? Além disso, tenha atenção às variações de dinâmica da música. 

17. In Bloom 

Logo de cara, In Bloom chama a atenção por ter 16 acordes. Assim, pode levar um tempinho para que você memorize todas as progressões. Acima de tudo, busque executar corretamente as pausas e os abafamentos, que fazem toda a diferença no arranjo. Repare também que há algumas notas de passagem, além de um solo bem livre. 

18. Polly 

Nesta versão acústica de Polly, Kurt Cobain começa com uma linha bem cadenciada, com a utilização de power chords. Note que as notas são rapidamente abafadas em certos momentos. Então, tente replicar isso na sua execução, beleza? No refrão, você pode aumentar a dinâmica e a intensidade do ritmo. 

19. About a Girl 

A cifra de About a Girl é tocada na tonalidade de D e possui 8 acordes no total. Dessa forma, apenas 2 deles têm pestana, o que facilita a nossa vida. O ritmo praticamente não se altera por toda a faixa. No entanto, alguns acordes soam por pouco tempo, o que acelera a troca dos shapes. Então, tenha foco para acertar os formatos! 

20. Heart Shaped Box 

A cifra de Heart Shaped Box está na afinação meio-tom abaixo com o bordão dropado – ou seja, um Drop Db. A primeira parte da música traz um dedilhado muito interessante, em que todas as notas devem soar de forma clara. Já o refrão deve ser tocado com power chords, incluindo alguns bends, que trazem uma sonoridade exótica. 

21. Lithium 

Continuando a lista de músicas do Nirvana no violão para iniciantes, Lithium explora bastante os power chords. Assim, comece com uma dinâmica mais amena, abafando as notas corretamente. Na parte pesada, faça um ritmo mais enérgico e solto. Ou seja, pode soltar o braço sem dó! 

22. Something In The Way 

A cifra de Something In The Way está na afinação Drop C. Ou seja, fica assim: C – G – C – F – A – D. Dessa forma, os acordes E5 e C5, os únicos da música, ficam com digitação diferente, mas bem fácil de tocar. O segredo da canção é respeitar os momentos em que há alterações na levada sem acelerar o ritmo. 

23. The Man Who Sold The World 

Esta versão de The Man Who Sold The World está no tom de E. O tema inicial não é difícil, mas cuidado com a técnica de ligados. Ao mesmo tempo, o padrão da batida é facilmente compreensível. Embora a música tenha só 5 acordes, fique ligado, porque 3 deles têm pestana. A faixa também é ótima para aprender a fazer os solos do Nirvana no violão. 

24. Smells Like Teen Spirit 

A faixa começa com um riff de power chords com abafamentos. Quando entrar a voz, monte uma mini pestana na 1ª casa e toque as cordas mais agudas sequencialmente. No refrão, o riff inicial retorna, com uma convenção precisa. Finalmente, o solo exige uma pegada firme. Pronto, agora você sabe como tocar Smells Like Teen Spirit no violão! 

25. Come As You Are 

Por último, vamos aprender como tocar Come As You Are, do Nirvana, no violão. Com a afinação meio-tom abaixo, a canção tem um riff simples nas cordas mais graves. Depois, nos acordes F#m7(11)/E e A9, faça uma batida constante. Na terceira parte, tenha atenção à pestana do B9, ok? Por fim, há um solo fácil, que abusa da técnica de slide

Aqui, chegamos ao final do nosso artigo! Temos convicção de que você aproveitou ao máximo essa lista de músicas do Nirvana no violão para iniciantes! 

Agora, o seu repertório foi enriquecido com os sucessos de uma das maiores bandas da história do rock. Definitivamente, isso não é pouca coisa! 

Nesse sentido, se você tem o desejo de continuar evoluindo musicalmente, temos uma grande dica: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino virtual! 

Lá, você dispõe de aulas de primeira qualidade, com ótima didática pensada no seu desenvolvimento. E é tudo isso por um preço bem acessível, ok? Então, aguardamos a sua assinatura! 

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK