Cifra Club

Especial Melim: conheça a biografia e aprenda a tocar hits do trio

Já ouviu dizer que o mundo anda mais concreto do que romântico? De certa forma, isso não deixa de ser uma verdade. Falta empatia, falta amor, mas sobram prepotência e arrogância. Felizmente, a leveza da música é o bálsamo que lava nossas mentes e corações de tanta maldade.

Melim, expoente da música jovem brasileira

Músicas do Melim injetam doses de mensagens positivas na vida da gente (Divulgação)

E quando o assunto é “leveza”, não tem como evitar de lembrar do Melim. Fala sério: o trabalho desse grupo é aconchegante, viciante e, acima de tudo, emana muita luz! Por essas e outras, o texto de hoje é dedicado à carreira dessa galera tão do bem e talentosa. Nas próximas linhas, além de conhecer um pouquinho da história do trio, você vai aprender a tocar alguns de seus grandes hits.

Ficou curioso para saber mais sobre isso tudo? Então se liga, pois, vou te aplicar videoaula das seguintes canções:

  • Meu Abrigo
  • Ouvi Dizer
  • Dois Corações

Ajuste aí seus fones de ouvido, prepare o seu violão e bora lá aproveitar essa maravilha da música brasileira popular 🙂

Quem são os irmãos Melim?

Melim não é o nome de algum mágico medieval ou cidade de algum planeta fictício. Na verdade, essa palavra de cinco letras e pronúncia suave é o sobrenome de de um trio musical familiar formado por três irmãos, sendo dois gêmeos: Rodrigo e Diogo (nascidos em 29 outubro de 1992) e, a mais nova, Gabriela (nascida em 02 de julho de 1994). Os membros do grupo são naturais de Niterói, cidade do interior do Rio de Janeiro.

Melim é um trio musical familiar natural de Niterói

Os irmãos Melim são expoentes do pop good vibes (Divulgação)

O trio ganhou projeção nacional depois de participar da terceira temporada do SuperStar, o extinto programa de talentos voltado para bandas, no ano de 2016. A eliminação na semifinal do concurso não abalou a estrutura do grupo, que soube como se virar e fidelizar uma considerável base de fãs. E como foi que se deu essa “sobrevivência” ao SuperStar? Simples: talento + trabalho + autenticidade + ousadia + inovação e por aí vai 😉

Em suas referências musicais, o Melim apresenta elementos de vários estilos, principalmente reggae, pop, MPB e surf music. Porém, o som deles também é temperado com pitadas de folk, pop rock e jazz. Segundo os irmãos, o processo de composição de forma “bem natural” e as músicas surgem a partir das “experiências de vida” e “sensações”. Esse clima alto astral e positivo faz do grupo um dos expoentes do pop good vibes, uma tendência da música jovem.

Ah, não posso me esquecer de que além de compositores, eles também são instrumentistas; Diogo toca violão e bateria; Rodrigo manda vê no violão, na guitarra e nos teclados; e Gabriela arrasa no violão e no cavaquinho.

Discografia do Melim

O trio está na ativa desde 2015. Ao longo desses quatro anos de carreira, o Melim já colocou na praça um álbum de estúdio, um álbum ao vivo, um EP e quatro singles avulsos.

Disco ao vivo do Melim foi lançado em 2019

Disco ao vivo do trio Melim foi lançado em 2019 (Divulgação)

Confira um breve esqueminha com os lançamentos discográficos do grupo:

Álbuns:

  • Melim EP (2017)
  • Melim (2018)
  • Melim Ao Vivo (2019)

Singles:

  • Meu Abrigo (2017)
  • Ouvi Dizer (2018)
  • Dois Corações (2019)
  • Gelo (2019)

Diogo e Rodrigo também atuam como compositores de sucessos emplacados em discos de outros artistas. No álbum 15 Anos – Nada Nos Separa, de 2016, a dupla Jorge e Mateus gravou a canção Outras Flores. Já no seu Acústico em Trancoso, também de 2016, Ivete Sangalo registrou a música Zero a Dez.

Quem também curte o trabalho dos gêmeos Melim são artistas do pagode. No álbum De Volta Pro Amanhã – Ao Vivo, lançado em 2017, o icônico grupo Sorriso Maroto apostou na romântica Ela Não é Você. Por sua vez, o fenômeno Dilsinho gravou em seu disco mais recente, o ótimo Terra do Nunca, de 2019, as musicas Me Belisca, Ioiô e Pouco a Pouco.

O trio também já fez feat. com astros da música nacional. Com Sandy, os irmãos gravaram a faixa Eu Pra Você. Já com Ivete, a participação rolou na canção Um Sinal.

Como tocar músicas do Melim

Os meus queridos amigos lá do Cifra Club também são ligados no trabalho do Melim. Como não poderia ser diferente, algumas videoaulas do trio já foram produzidas. E se você quer aprender a tocar essas músicas envolventes, ensolaradas e que massageiam os ouvidos, continue comigo!

Meu Abrigo

Eis uma canção que mostra como é possível acreditar no amor se joguinhos, trapaças, armadilhas ou falta de educação sentimental. O tom é G e a versão simplificada conta com nove acordes, conforme você confere no vídeo abaixo.

Ouvi Dizer

Se alguém aí no seu relacionamento precisa de um pouquinho de positividade, Ouvi Dizer é a faixa certeira. O tom é D e a versão simplificada tem algumas pestanas, mas não é nada que você não consiga tocar 😉

Dois Corações

Ah, como é bom descobrir que estamos in love! Aprenda a tocar essa música e celebre a pureza do amor. Conforme o Caíco explica no vídeo abaixo, os acordes e a levada dessa canção são bem fáceis de tirar no violão.

E agora que você chegou até aqui, e seu repertório está ainda mais top, que tal nos ajudar a espelhar esse conteúdo? É só compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e deixar a mensagem positivista tomar conta 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK