Arranjos em violão fingerstyle: os 7 mais inspiradores

Por Bella Souza

Você também é daqueles músicos que amam arranjos em violão fingerstyle? Por aqui, nós adoramos arranjos novos e criativos, que enriquecem e, por vezes, mudam a nossa visão sobre a composição.

Músico negro, com cabelo rastafari, tocando arranjos em violão fingerstyle
Violão fingerstyle é duma beleza sonora e estética sem precedente (Foto/Pexels)

Conformo consta nos autos, a técnica fingerstyle combina com vários tipos de arranjos. O infinito de vídeos que vemos no YouTube, inclusive, nos mostra a riqueza das possibilidades de aplicação do finger.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a variedade de arranjos em violão fingerstyle?

Do pop ao metal: tudo vira fingerstyle

Você já deve saber que a técnica consiste em tocar a base e o solo somente com os dedos no mesmo instrumento, certo? Mesmo com suas origens no blues, o fingerstyle não possui limitações de gênero. Portanto, não importa se você é metaleiro ou fã de bossa nova: pode (e deve!) aprender e se aprimorar na técnica.

Antes de tudo, precisamos mentalizar essa técnica não se resume em dedilhar acordes ou entender escalas. Nesse sentido, a ideia é saber visualizar, criar e executar uma nova obra. Como a gente sempre diz por aqui, não há nada que a dedicação e a prática não superem!

Agora, sem mais delongas, aqui está a nossa seleção de arranjos em violão fingerstyle para você se apaixonar.

Comfortably Numb — Pink Floyd

Primeiramente, não um cover inusitado, mas algo que você precisa ver! Kent Nishimura é um nome recente no fingerstyle, mas sua versão de Comfortably Numb, do Pink Floyd, carrega uma experiência de tirar o fôlego! Além da fluidez e da impressionante técnica, perceba a fidelidade com a qual Nishimura executa a percussão.

Toxic — Britney Spears

O arranjo em violão fingerstyle do hino pop Toxic surpreende pelo dinamismo entre suas seções. Raiko Baichev desliza com naturalidade entre os altos e baixos da canção, preferindo executar algumas notas de forma mais rebuscada vez ou outra. Como resultado, temos uma reinterpretação tão divertida quanto a versão original!

Eu Sei de Cor — Marília Mendonça

Um dos primeiros sucessos da eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça, pode ser encontrado no fingerstyle na versão do experiente Igor Presnyakov, referência no cenário. O que surpreende nessa versão é a limpeza e a fluidez da técnica do russo, que toca com criatividade e sentimento a melodia rápida de Eu Sei de Cor.

Viu só como esses arranjos de violão fingerstyle são inspiradores, inovadores e arrebatadores? O melhor de tudo, é que você também pode entender tudo a aplicação dessa técnica tão sensacional, conforme esse e-book gratuito explica.

E-boo gratuito sobre como criar arranjos em violão fingerstyle
Confira o e-book “0800” e mude a sua relação com o violão fingerstyle (Imagem/Cifra Club)

Agora que já recuperamos o fôlego, bora continuar apreciando essas obras musicais?

Industry Baby — Lil Nas X, Jack Harlow

Adorada pelos charts, Industry Baby, de Lil Nas X, rodou o mundo recentemente e ganhou inúmeras reinterpretações. Uma delas é a do violonista Kobe, que mantém um canal no YouTube com covers de músicas populares. O arranjo em violão fingerstyle do belga respeita bastante o original e se concentra na perfeita execução do básico.

Se você é iniciante, a natureza divertida e levemente desafiadora de Industry Baby pode ser uma boa entrada. Outra dica imperdível é o aprender violão fingerstyle com o Cifra Club! Se inscrevendo no curso durante a Black Friday Cifra Cub, você ganha um super desconto para realizar o sonho de tocar que nem os caras dessa lista.

Another Day — Dream Theater

Reimaginada com arranjos em violão fingerstyle, a música Another Day ganhou uma aura mais introspectiva. Nesse sentido, o heavy metal progressivo do Dream Theater projetou uma experiência sensorial diferente. O preenchimento da melodia é o ponto forte dessa versão do violonista Kim Joon Woo, não deixando nada a desejar em qualquer quesito.

Confira esse show de criatividade, principalmente na execução do solo, a partir dos três minutos de vídeo!

Wave — Tom Jobim

Essa versão aqui poderia ser levada direto para a abertura da novela das nove! O fingerstyle de Fábio Lima para Wave, de Tom Jobim, não pende para a complexidade, mas é executado com extrema clareza e pontualidade. Fábio faz o trabalho parecer bem mais fácil do que é.

5th Symphony — Beethoven

Queridinho no Tik Tok, o músico Marcin sempre arranca suspiros com a intensidade das suas performances. O seu arranjo em violão fingerstyle para a 5ª Sinfonia, de Beethoven, é digna de perplexidade tanto pela dificuldade técnica quanto pela entrega percussiva. É realmente um absurdo!

Por aqui, a gente fica até sem palavras.

Tá a fim de tocar tipo esses caras?

Não é a tarefa mais simples reinventar uma canção, ainda mais quando é uma de nossas favoritas. Mas lembre-se sempre: você não cria uma versão nova necessariamente para resolver um problema da obra original, mas para comunicar um novo olhar sobre ela. E, claro, também para celebrar algo que ama!

Se apaixonou pelo estilo e quer saber qual o primeiro passo para entrar no maravilhoso mundo do fingerstyle? É aprendendo com quem realmente sabe!

Gustavo Fofão divulgando Black Friday do Cifra Club
Garanta já o seu desconto na Black Friday do Cifra Club (Imagem/Cifra Club)

O curso de fingerstyle do Cifra Club é estruturado para você aprender de verdade! E a nossa proposta também é sem enrolação: se inscreva por aqui para receber o desconto arrebatador de Black Friday e deixe de empurrar seus objetivos para o ano que vem.

Bora aprender?