Cifra Club

9 artistas do surfe e do skate para ouvir hoje

A estreia triunfal desses dois esportes radicais nas Olimpíadas, inevitavelmente, fez com que inserirmos artistas do surfe e do skate na playlist. Não somente pela febre da descoberta, mas também pelo reconhecimento do papel que esses esportes exercem na cultura pop há décadas.

Chorão andando de SKate, durante show do Charlie Brown Jr.
Chorão não largava o skate nem na hora de subir ao palco e embalar as multidões (Foto/Internet)

Desde Rage Against The Machine e Sublime até as vertentes do reggae e surf music, há sonoridades para todos os gostos e idades. Portanto, sorte a nossa poder evidenciar essas obras justamente em um momento de grande visibilidade!

Mais do que esporte: estilo de vida

Mais do que esportes, os novos queridinhos das Olimpíadas são estilos de vida. E, além da estreia no maior torneio esportivo do planeta, o surfe e o skate possuem uma conexão em suas origens.

Lá no final dos anos 50, os surfistas foram os grandes responsáveis pela idealização do skate como conhecemos hoje. A prática do esporte era chamada de “sidewalk surfing” (surfe na calçada), em outras palavras, era como surfar fora da água. Sendo assim, é natural que os estilos se mesclem e, simultaneamente, as trilhas sonoras também.

Beach Boys representa a turma da praia entre artistas do surfe e do skate
O começo de carreira dos Beach Boys é totalmente ligado ao surfe (Imagem/Divulgação)

Em suma, os artistas do surfe e do skate têm a tarefa de transportar o ouvinte a uma atmosfera entre a radicalidade e a leveza. E é isso que veremos por aqui hoje: voos suaves, pousos ferozes, adrenalina e serotonina em forma de música!

1. Charlie Brown Jr.

Expoente do rock nacional dos anos 90, o Charlie Brown Jr. ajudou a introduzir o skate no gosto popular. A ideologia de Chorão e companhia deu o tom rebelde e político da prática que, não faz muito tempo, ainda era marginalizada.

Algumas das músicas da banda são cartas abertas de amor ao skate, como a faixa Skateboard Amor Eterno. Eventualmente, Chorão até mesmo compôs a instrumental Do Surf, somente pelo prazer de reverenciar as origens do esporte que tanto amava.

A inesquecível Zóio de Lula é uma faixa que sintetiza a questão do surf e do skate. Dê o play e celebre música, esporte e poesia!

2. Avril Lavigne

A Sk8er girl inovou a cena dos anos 2000, com atitude e estilo incomuns para a época. Enquanto a indústria lidava com roupas de vinil e vocais plastificados, a canadense apostou na guitarra e nas calças cargo. Assim, era um aceno à influência de Alanis Morissette e Gwen Stefani, mas, dessa vez, combinado com o pop punk aproximado de Blink-182.

Apesar da pouca afinidade com o skate em si, a música de Avril virou a trilha sonora dos praticantes do esporte. Portanto, é impossível fazer essa lista sem trazê-la. Nesse sentido, precisamos relembrar o hit Sk8er Boy, faixa que leva skate até no nome.

3. Jack Johnson 

Jack Johnson não faz surf music, mas é impossível desvinculá-lo do esporte. Em síntese, foi produzindo documentários de surfe (e suas trilhas sonoras!) que Jack descobriu o futuro na música. Mais identificado, impossível!

Aprenda a tocar Banana Pancakes, do ótimo In Between Dreams, com dez acordes. Dê atenção aos riffs ao longo da canção, o resultado será bem divertido!

4. Rage Against the Machine

A pegada politizada da banda combinava bem com a posição social do skate nos anos 90. Apesar de ser mais acessível do que o surfe, mesmo na Califórnia, a prática do esporte era “malvista”.

Em suma, o RATM se alinhava ideologicamente com os “boarders” e, mais tarde, apareceu na soundtrack do jogo Tony Hawk’s Pro Skater. Logo, a banda é indispensável para essa lista de artistas do surfe e do skate! 

Segue o clipe de  Killing In The Name, maior êxito da banda. A crítica presente nos versos cortantes de Zack De la Rocha representam a fúria e a insatisfação das tribos urbanas.

5. Sublime

A banda foi a maior representante do ska punk que tomou a Califórnia de assalto no final dos anos 80. A sonoridade e o estilo do grupo foram abraçados pelos skatistas. Dessa forma, eles também marcaram presença na trilha de Tony Hawk’s Pro Skater. 

A formação original do Sublime ficou junta por quase 10 anos. A canção mais famosa deles, inclusive, estreou pouco depois da morte do vocalista Brad Nowell. De o play e relembre esse clássico:

6. Armandinho

Referência em reggae nacional, Armandinho é praticante do free surf. Seja na vida ou na arte, o gaúcho prega a uma filosofia de respeito ao mar e à natureza, muito de acordo com a vibe do esporte. Portanto, essa lista de artistas do surfe e do skate não estaria completa sem a sua presença.

7. Dead Kennedys

A banda californiana de punk rock faz jus à rebeldia do gênero e cai bem aos ouvidos dos skatistas politizados. Na estrada desde 1978, o grupo segue em atividade. Essa fúria toda também está eternizada no game Tony Hawk’s Pro Skater.

Vale a dica de tocar Holiday in Cambodia. Contrariando a estética punk, essa música conta com nove acordes e tem longa duração. Se ligue nos riffs e na transição de um acorde para o outro.

8. The Beach Boys

Apontado pela mídia como “rival americano dos Beatles”, o grupo The Beach Boys é a maior referência que temos em surf-rock. Do mesmo modo, foram os responsáveis pela inserção de vocais no gênero, que antes era apenas instrumental.

A partir do final da década de 60, no entanto, o grupo trocou as good vibes do surf por sonoridades experimentais e letras existenciais. Essa guinada artística, no entanto, jamais anularia a identidade que a banda criou com o surf.

9. La Luz

A banda menos conhecida da nossa lista vem da Califórnia e é formada somente por garotas. Apesar de ser novidade por aqui, La Luz já lançou três álbuns criticamente aclamados e são referência no novo surf-rock. Mesclando um som psicodélico solar, La Luz é uma adição e tanto para a nossa lista de artistas do surfe e do skate!

Chegamos ao fim da nossa lista de artistas do surfe e do skate, mas foi só o começo de um caminho para você desbravar. Explore outros trabalhos dos artistas aqui citados e conheça novos na playlist de Free Surf e na playlist de Skatepark Punk do Spotify! Por fim, não esqueça de compartilhar esse artigo com os amigos e discutir suas novas descobertas.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK