Artistas enviam “carta antipirataria” ao primeiro-ministro britânico

Por Gustavo Morais

Alguns astros da indústria fonográfica decidiram unir forças e enviaram uma carta ao primeiro- Ministro britânico, David Cameron, com a intenção de buscar apoio do governo para combater a pirataria com mais voracidade.

O documento foi publicado no jornal The Guardian. A seguir, uma tradução livre da reivindicação dos artistas:

SIR – Como o foco do mundo se volta para a Grã-Bretanha, há uma oportunidade para estimular o crescimento nos setores em que o país tem uma vantagem competitiva. Nossas indústrias criativas representam um setor que cria empregos duas vezes mais rápido em relação ao restante da economia.

O papel da Grã-Bretanha no mercado fonográfico internacional vive um momento excelente, com artistas britânicos como Adele chegando ao estrelato global. Como nação digitalmente avançada, cuja língua é falada no mundo todo, a Grã-Bretanha reúne condições para aumentar suas exportações na era digital. A concorrência no setor criativo é no talento e na inovação, e não nos custos do trabalho ou da matéria-prima.

Nós só poderemos desenvolver esse potencial artístico se fortalecemos a questão dos direitos autorais, de modo que as indústrias criativas britânicas possam ganhar um retorno justo em cima dos investimentos que circundam a criação de um conteúdo original. A atividade on-line ilegal deve ser marginalizada. Isso beneficiará os consumidores com a garantia de que estão comprando com segurança em sites legalizados.

 A maneira mais simples para garantir isto, seria a implementação das medidas que constam na “Lei de 2010 da Economia Digital”; e assegurar que os provedores de banda larga, sites de busca e anunciantes on-line cumpram o seu papel no que diz respeito a proteção dos consumidores em relação aos criadores de sites ilegais.

 Estamos orgulhosos do nosso patrimônio cultural e acreditamos que nós, e nosso setor, podemos desempenhar um papel muito maior no apoio ao crescimento britânico. Para continuarmos a espalhar pelo mundo um conteúdo criativo, precisamos de um pouco de ajuda dos nossos amigos.

Simon Cowell
Roger Daltrey
Professor Green
Sir Elton John
Dr. Brian May
Robert Plant
Roger Taylor
Tinie Tempah
Pete Townshend