9 artistas LGBTQIA+ para ouvir com orgulho

Por Pedro Blumer

Os artistas LGBTQIA+ conquistaram espaço no mundo da música e sempre fizeram parte dos grandes hits que embalaram festivais, e fizeram história. Portanto, no mês de junho é ainda mais importante exaltar os grandes artistas que conquistaram gerações e a admiração de grandes públicos.

Sam Smith segurando a bandeira do arco-íris, um dos símbolos dos artistas LGBTQIA+ mais populares da atualidade
Sam Smith está entre os artistas LGBTQIA+ mais populares da atualidade (Foto/Internet)

Atualmente, diversos artistas LGBTQIA+ compõem o cenário musical e são referências para públicos de todas as idades. No mundo todo, esses artistas representam uma comunidade expressiva e musicalmente diversificada. Logo, com a chegada da data que marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT, separamos uma lista com 9 artistas para você ouvir e celebrar essa importante conquista. Confira!

1. Lil Nas X

Esse importante artista para a comunidade LGBTQIA+ vem conquistando espaço e o coração de milhões de fãs. Lil Nas X iniciou sua carreira de sucesso há pouco tempo. Em 2020 ele lançou um vídeo nas Redes Sociais que viralizou e já ultrapassa 21 milhões de reproduções.

Seu grande sucesso se deve à ousadia em que o artista se apresenta e ao teor ativista da causa LGBTQIA+. Uma de suas músicas mais tocadas representa o artista caindo do céu para o inferno e aterrizando de salto alto seduzindo o próprio demônio. Veja algumas das principais músicas no estilo hip hop do artista:

2. Pabllo Vittar

Com um repertório que transita por diversos ritmos musicais, como o pop, o brega, o funk e o eletrônico, a cantora conquistou gerações e, com certeza, será lembrada por seus grandes sucessos. Uma de suas marcas mais expressivas é a sua voz, e também sua performance animada durante seus shows e apresentações.

Pablo Vittar o nome brasileiro mais engajado entre os artistas LGBTQIA+
Contra o preconceito, Pabllo Vittar considera justa toda forma de amor (Foto/Internet)

Uma das Drag Queens mais famosas do Brasil, e do mundo, Vittar combina orgulhosamente estilos musicais brasileiros com o famoso pop americano, com letras que celebram e enaltecem a liberação sexual. As cores, roupas e purpurina, tendem a embalar os seus grandes sucessos. Veja alguns deles:

3. SOPHIE

Uma incrível artista trans que já trabalhou ao lado de grande nomes, como Madonna, Charli XCX, Kim Petras e Flume.

Caiu no gosto do público e da crítica com seu álbum de estreia, Oil of Every Pearl’s Un-Insides, de 2018. Com esse disco foi indicada ao Grammy de melhor álbum de música eletrônica, o que a colocou em destaque como a primeira mulher trans a concorrer a um prêmio na categoria. Algumas de suas músicas de sucesso para ouvir no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ são:

4. Hayley Kyoko

Essa artista LGBTQIA+ que se apresenta orgulhosamente como uma mulher lésbica, concentra uma série de sucessos que falam sobre o tema e o orgulho gay. Exerce forte influência para o público jovem, em razão de seu trabalho como atriz.

A suas canções falam sobre as suas relações amorosas para normalizar os relacionamentos lésbicos na sociedade. Alguns de seus clipes, inclusive, mostram a importância de expressar a liberdade de sua sexualidade. Além disso, a cantora faz questão de contribuir ativamente em causas que beneficiam a comunidade gay em geral.

Podemos conferir sua militância em canções, como:

5. Sam Smith

O vencedor do Grammy 2015 e já mundialmente conhecido Sam Smith é um forte representante da comunidade LGBTQIA+ por suas declarações públicas nas Redes Sociais e também nos palcos. Com um irreverente estilo que abrange o pop, house e o soul, o cantor britânico já conquistou os primeiros lugares em diversos países.

As músicas do artista, que são livres de preconceito e militam pela liberdade de expressão da comunidade gay, agradam todos os gêneros e gostos. Alguns dos seus sucessos são:

6. Liniker

Uma artista que busca romper com os tradicionais padrões heteronormativos, por meio de sua música que mistura soul e black music, para representar os seus sentimentos e a sua ideologia. Suas aparições unem o masculino e o feminino, conferindo um tom de androgenia ao palco e ao seus clipes.

Atualmente, Liniker se considera uma mulher trans e tem como objetivos artísticos fazer com que os seu público possa se identificar da maneira que quiser, colocando para fora o seu “eu”. Para curtir um pouco de sua potência musical, confira alguns de seus sucessos:

7. Rico Dalasam

Como forma de exercer a livre expressão, sem medo e sem filtro, o rapper faz de sua homossexualidade o pilar de suas músicas. O artista transita por ritmos musicais variados, como o pop, o hip hop e o trap. Uma de suas aparições mais populares foi o feat. com a Pablo Vittar, na música Todo Dia. Alguns de seus principais sucessos são:

8. Johnny Hooker

Um artista multitalentoso, que atua, compõem e canta, Johnny Hooker buscou inspiração em Caetano Veloso, Madonna, David Bowie, entre outros. Em suas composições, procura falar sobre seus amores e romances, na maioria por homens. Suas músicas que buscam fortalecer o movimento LGBTQIA+ são embaladas por ritmos como o pop, o rock e o brega. Confira algumas delas:

9. Daniela Mercury

Dona de uma voz irreverente e imbatível no palco, a cantora se assumiu gay muitos anos após iniciar sua carreira. De lá pra cá, surpreendeu o Brasil, e o mundo, tornando-se um ícone da luta LGBTQIA+. Com mais de 20 milhões de discos vendidos, Mercury representa o Brasil com seu tradicional e inesquecível axé.

Sua presença alegre e animada nos palcos, remete muito ao período do carnaval. A cantora fez sua parte com a comunidade LGBTQIA+ ao declarar publicamente que é uma mulher com sexualidade múltipla. Alguns de seus principais hits, são:

E então, curtiu nossa lista de grandes artistas LGBTQIA+ para ouvir com orgulho nesse mês tão especial? Se sim, compartilhe agora mesmo para que outras pessoas também possam celebrar em grande estilo.