Cifra Club

As melhores do piseiro: 6 músicas pra tocar e conhecer o estilo

O piseiro é um perfeito exemplo de como a cultura nordestina viraliza e conquista o mundo. Além de ser um ritmo gostoso de ouvir e dançar, tocar as melhores do piseiro é enaltecer um dos estilos de musicais brasileiros mais populares do século XXI.

Zé Vaqueiro e João Gomes, astros do piseiro, sentados em prontos para cantarem juntos
Zé Vaqueiro e João Gomes, jovens pernambucanos e ícones do piseiro (Foto/Divulgação)

Saber levar esse som é quase obrigatório para quem quer agradar ao público. Afinal, os hits do estilo estão na boca da galera! Por isso, neste post você vai conferir as cifras, bem como algumas videoaulas, das músicas mais bombadas do gênero.

Então, prepare-se para ser o violeiro oficial da sua turma!

As melhores do piseiro para tocar hoje

As cifras que seguem estão no padrão iniciante/intermediário. Logo, não se preocupe, pois, é possível levar esses sons numa boa.

Tenho Medo — Zé Vaqueiro

Zé Vaqueiro é uma das maiores expressões da nova geração do piseiro. Dele, nós vamos tocar a canção Tenho Medo, lançada em 2020. De antemão, te aviso que tem videoaula exclusiva também! Aliás, essa é uma excelente música pra você aprender o ritmo da pisadinha no violão.

Além disso, caso queira tirar o arranjo original tem também a transcrição dos solinhos na cifra. Nada muito complexo… e dá pra fazer uma dupla com outro violonista e tocar essa moda com o arranjo completo.

Tá Rocheda — Os Barões da Pisadinha

Os Barões da Pisadinha não poderiam ficar de fora desta lista. Afinal, são os grandes responsáveis pela divulgação do estilo. Sobretudo de uns anos pra cá, com suas lives bombadas no período da pandemia.

Em Tá Rocheada o principal é o ritmo, então foco na mão direita. No entanto, atente-se também aos acordes, pois eles acontecem na região mais aguda do braço, com pestana. Por isso, o legal pra não doer a sua mão é que as cordas do instrumento não estejam muito altas. Sendo assim, a regulagem do braço precisa estar em dia.

Proteção de Tela — Tarcísio do Acordeon

Tarcísio do Acordeon é um dos maiores hitmakers do piseiro. E ntre outras canções que estão entre as melhores do piseiro, o músico e emplacou Meia Noite (Você Tem Meu WhatsApp), Hoje Dói e Nêga.

A cifra mais acessada do artista aqui no site é Proteção de Tela. De antemão, te informo que pra tocar a canção bastam alguns acordes bem básicos, essa não tem solo ou partes melódicas mais complicadas.

Vou Falar Que Não Quero — Vitor Fernandes

Vitor Fernandes já era um grande nome do arrocha quando o piseiro começou a estourar no país inteiro. Aliás, o cara foi um dos primeiros músicos consagrados a acreditar e investir no estilo

Do seu vasto repertório de canções conhecidas, vamos tocar Vou Falar Que Não Quero, que só tem 4 acordes. Além disso, a música segue o mesmo padrão rítmico das outras. Então… essa também é bem fácil de entrar no seu repertório musical.

Eu Vou Tirar Você do Cabaré — Israell Muniz

Com sua abordagem irreverente, Israell Muniz conquistou o público brasileiro, durante o auge das lives, em 2020. Dessa forma, a faixa Eu Vou Tirar Você do Cabaré não pode ficar de fora de uma playlist das melhores do piseiro.

Uma forma legal de tocar essa cifra é transpondo os acordes meio tom abaixo. Daí você posiciona o capotraste na primeira casa e, voilá!, os acordes ficam todos sem pestana.

Morena — Nattan

Por falar em capo, esse acessório também vai te ajudar a tocar Morena, sucesso do cantor Nattan. Aliás, vai se preparando pra “arrastar o chifre no chão”, pois essa é sofrência pura! Essa música tem uma sofisticação harmônica a mais, ou seja, você vai aprender novos acordes e expandir o seu vocabulário!

Meu Pedaço de Pecado — João Gomes

Por fim, você precisa aprender a tocar um dos hits do João Gomes, a jovem sensação da música brasileira popular! Certeza que alguém na festa vai te pedir pra tocar alguma música dele.

Dito isso, informo que a versão completa de Meu Pedaço de Pecado conta com quatro acordes (um deles é pestana) e vários solinhos que te ajudarão a desenvolver várias técnicas de violão e guitarra. Você confere todas essas explicações na videoaula abaixo:

Caso você ainda não tenha a segurança para trabalhar com arranjos mais elaborados, não se preocupe. Afinal, a versão simplificada de Meu Pedaço de Pecado mantém a quantidade de acordes, mas elimina as partes mais elaboradas.

O que é o piseiro?

Caso não se ligue muito ao que rola nas paradas de sucesso musical no Brasil, é possível que não esteja familiarizado com o ritmo. Sendo assim, vejamos aqui de forma breve o que você está perdendo.

O piseiro veio da pisadinha, que, por sua vez, pode ser entendida como uma espécie de vaquejada ou festa interiorana das regiões Norte e Nordeste do país. Por outro lado, esse nome também representa um tipo de forró mais simples, feito com teclados arranjadores e voz, somente.

Com o tempo, a pisadinha foi se espalhando pelo resto do país e artistas como Orlandinho, o “Rei do Piseiro”, foram ganhando fama e notoriedade. Da mesma forma, o ritmo foi incorporando outros instrumentos e absorvendo influências de outros gêneros, incluindo funk e sertanejo universitário.

Basicamente, o que era antes a “pisadinha” passou a ser o “piseiro”, mas sem perder a essência da simplicidade dessa expressão musical. Com o tempo, as coreografias foram trocando a dança de casal pelos passinhos. Isso ocorreu na medida em que passinhos de piseiro foram sendo viralizados no Instagram e no Tik Tok.

Então, caso você tenha curtido nossa seleção de cifras das melhores do piseiro, não se esqueça de compartilhar com seus amigos! Dessa forma, você deixa a galera antenada e com o repertório em dia com os mega hits brasileiros da atualidade!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK