Cifra Club

Especial 80 anos do Rei: as melhores músicas de Roberto Carlos

As músicas de Roberto Carlos fazem parte do imaginário do povo brasileiro, de fato. Neste 19 de abril, o cantor e compositor Roberto Carlos Braga completa 80 anos de vida. Com um lugar já carimbado cultura brasileira, sua voz é conhecida nos quatro cantos do país!

Músicas de Roberto Carlos fazem parte da vida do brasileiro há longas décadas
Roberto Carlos celebra o seu aniversário de número 80: longa vida ao Rei (Foto/Internet)

Além de possuir uma discografia imensa, com 41 álbuns lançados, essa longa caminhada musical rendeu também participações em especiais de natal, programas e, consequentemente, o espaço no imaginário dos brasileiros. 

Por isso, decidimos nos aprofundar nas suas obras e fazer aquela seleção das músicas de Roberto Carlos para você tocar! Vamos lá?

Biografia de Roberto Carlos Braga

Roberto Carlos nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, no dia 19 de abril de 1941. Ainda criança, fraturou a perna em um incidente na linha férrea da cidade, o que obrigou-o a utilizar uma prótese durante toda a vida

Seu primeiro ídolo na música foi Bob Nelson, cantor country brasileiro. A inspiração em breve se materializou na participação do pequeno Roberto em programas infantis das rádios locais, fazendo dali o pontapé da carreira

Os principais nomes da Jovem Guarda
A Jovem Guarda foi um momento emblemático para o rock and roll no Brasil (Foto/Divulgação)

Ao final dos anos 1950, já morando no Rio de Janeiro, fez parte do seu primeiro grupo de rock ans roll, The Sputniks! Foi também nesse período que o Rei conheceu Erasmo Carlos, figura que viria a fazer parcerias musicais em várias ocasiões.

No total, estima-se que Roberto Carlos tenha vendido cerca de 140 milhões de discos ao longo da sua vida, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). É muita coisa!

As melhores músicas de Roberto Carlos

Selecionar as melhores canções de um cantor que possui tantos álbuns reconhecidos não é fácil. Além, é claro, de sabermos que algumas músicas de Roberto Carlos possuem um significado único, especial para cada pessoa.

Roberto Carlos tocando violão, em algum momento da década de 70
Roberto Carlos e o violão são “amigos de fé, irmãos e camaradas” há umas boas décadas (Foto/Site Oficial)

Pode ser pela nostalgia, pelas letras que remetem a alguém ou até pelo enjoamento (acontece, né?) de ter ouvido a mesma música um zilhão de vez – cada um tem um gosto próprio. Mas como dizem por aí: a voz do povo é a voz de Deus!  Por essa razão, decidimos embalar esse tópico com um levantamento importante sobre as suas músicas mais ouvidas e reproduzidas!

A popularidade do Rei, segundo o ECAD

De acordo com o banco de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Como é Grande o Meu Amor Por Você foi a canção mais tocada nos últimos cinco anos e, também, a mais gravada por outros cantores!  Consequentemente, é o som que trouxe os maiores rendimentos em 2020.

Ao lado do grande Erasmo Carlos – amigo e parceiro musical – constam 16 músicas no ranking das 20 mais tocadas do Rei. Entre elas, clássicos como É Preciso Saber Viver, Além do Horizonte e Emoções estão entre as cinco primeiras colocadas. Erasmo é, até agora, o intérprete que mais gravou as canções de autoria de Roberto.

Roberto Carlos nos tempos da Jovem Guarda
O sorriso de quem sabe que tem um oceano de músicas que estão na boca e na mente do povo (Foto/Site Oficial)

No total, o Rei tem 675 músicas e 1.131 gravações cadastradas no ECAD. Nos últimos cinco anos, 85% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas vieram dos segmentos de Rádio, Show e TV.

Por fim, as músicas de Roberto Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo), foram:

  1. Como é grande o meu amor por você
  2. É preciso saber viver
  3. Além do horizonte
  4. Emoções 
  5. Chegaste
  6. Eu te amo te amo te amo
  7. Detalhes
  8. Esse cara sou eu
  9. Nossa senhora
  10. Gatinha manhosa

Músicas de Roberto Carlos antigas

Primeiramente, vamos rever as antigueiras do Rei. Nesse sentido, as músicas de Roberto Carlos aqui selecionadas abrangem os lados rock e soul da carreira dele.

É proibido fumar

Um clássico da Jovem Guarda! É Proibido Fumar foi lançado em 1964, em álbum de mesmo nome. Para tocar essa cifra que está em tom de G, você vai precisar decorar 7 acordes! Assim sendo, vá com calma, passando acorde por acorde e treinando a batida, que é bem legal e traz elementos do Rockabilly!

Jesus Cristo

O álbum homônimo de 1970 marcou o mergulho musical do Rei nas letras românticas! No entanto, a canção Jesus Cristo ainda mostra o lado Soul do artista, associado com a temática religiosa! Para tocar é muito simples: são apenas 3 acordes menores e 1 acorde maior. Pegue o violão e vamos para a prática:

O Portão

Se você está procurando por desafios, então esse clássico é a escolha ideal! O Portão é uma das músicas de Roberto Carlos lançada em 1974. Sua cifra demanda acordes e conhecimentos um pouco mais específicos, como nonas e sétimas aumentadas. Mas, como sempre, a prática é o que leva a perfeição! Dê o play e sinta o som:

O Calhambeque

Outro som que faz lembrar da Jovem Guarda! Essa é uma versão — lançada em 1964 — da música Road Hoag, de John e Gwen Loudermilk. Ela é animada e vai ser incrível tocar no seu violão! Decora aí: E – D – A – D# – B7, estes são acordes que você vai precisar para sair tocando ela:

O amor nas músicas de Roberto Carlos

Roberto Carlos atingiu um sucesso de proporções gigantescas, e parte disso se deve à sua extrema maestria em compor ou interpretar canções que falam sobre o amor. As letras apaixonadas e as baladas cheias de sentimento fizeram o coração de muita gente se derreter.

O Rei faz gesto romântico
Repertório de músicas românticas de Roberto Carlos vai bem além do horizonte (Foto/Internet)

Então, vale a pena demais fazermos um tópico só sobre isso! E o melhor de tudo é que temos duas videoaulas prontinhas pra você acompanhar essas músicas de Roberto Carlos, dá uma olhada:

Detalhes

Um hit apaixonante! Além de conter lindas palavras, a canção é acompanhada de um dedilhado bem agradável de realizar ouvir. Tenho certeza que vai ser uma das mais bonitas do seu repertório! É só acompanhar o passo a passo do instrutor:

Outra Vez

Sempre presente nos shows, especiais e apresentações do cantor, Outra Vez foi lançada no álbum homônimo do Rei, em 1977, com composição de Isolda Bourdot.

No entanto, apesar de a letra falar de amor, a cifra não é lá muito amorosa com as nossas mãozinhas. Os acordes com quarta, sexta e até décima terceira vão exigir certo alongamento nos dedos, mas com certeza será um grande aprendizado! Se liga:

Como é Grande o Meu Amor Por Você

Essa é daquelas que você lê o nome e já vêm na cabeça o ritmo, né não? Apesar da letra na ponta da língua, precisamos ficar atentos com a cifra! Alguns acordes inusitados e até uma inversão no baixo (Bb/F) podem ampliar seus horizontes musicais. Bora lá?

Veio alguma pessoa especial à mente? Em tempos tão difíceis, aposto que uma serenata cairia bem demais, ein! Então, agora é com você, continue praticando e bora tirar as músicas de Roberto Carlos!

Não se esqueça também de acompanhar as novidades do Cifra Club Academy. Vai ampliar radicalmente seu aprendizado! Plataforma interativa e com metodologia garantida para sua evolução no instrumento: aguardamos sua presença por lá!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK