Cifra Club

16 músicas que não podem faltar no seu show

Listamos as melhores músicas para tocar em shows com dicas especiais para aprender a tocar cada uma!

Quem toca nas noites por aí sabe que o repertório é crucial para uma boa apresentação. Até mesmo em uma roda de violão, é um setlist cheio de hits que garante o divertimento do pessoal. Portanto, para a sua apresentação ser bem sucedida, separamos aqui as principais músicas que não podem faltar no seu show!

Público de show com as mãos levantadas
Há canções que são certas do seu público curtir! (Foto: Reprodução/Pexels)

Todo estilo musical tem sucessos que levantam a galera, seja em um barzinho, seja na sala da sua casa. Por isso, fizemos esta lista com as 16 melhores músicas para shows para te ajudar a montar um repertório bom e variado.

Então, pronto para conhecer as músicas que não podem faltar no seu show?

As melhores músicas para show

Não adianta o cantor do barzinho mandar bem ou uma banda com ótimos músicos estar super entrosada se o repertório não agitar a plateia. Assim como não é legal tocar músicas que ninguém conhece em uma roda de violão.

Por isso, se você já tem experiência de se apresentar em público, não perca nossas dicas para deixar seu show ainda melhor. Bora lá?

Alguns dos hits que você vai conferir por aqui hoje são:

  • Só de Olhar
  • Smells Like Teen Spirit
  • Under Pressure
  • Eva
  • (I Can’t Get No) Satisfaction
  • Não Tenho Dinheiro

1. Anunciação — Alceu Valença

Com sua batida de baião, Anunciação coloca todo mundo para dançar e bater palmas durante um show. O solo inicial da canção inclui a técnica de slide e soa legal mesmo se você for tocar sem ninguém fazendo acompanhamento. Por fim, os 5 acordes da cifra também são bem tranquilos: G, Am, C, Em e F.

2. Só de Olhar — Gustavo Lins

Toque Só de Olhar com a batida de samba. Além do mais, 10 dos 11 acordes da música são dissonantes. Ou seja, eles trazem shapes mais complexos e exigem um cuidado maior para não tocar cordas erradas. Para completar, algumas trocas de acordes são rápidas, exigindo precisão e fluidez em ambas as mãos.

3. Smells Like Teen Spirit — Nirvana

Um dos maiores clássicos do Nirvana, Smells Like Teen Spirit é, definitivamente, uma das melhores músicas que não podem faltar no seu show! Para tocá-la, atente-se para os palm muting da progressão de acordes principal da faixa: F5Bb5Ab5Db5.

4. Frevo Mulher — Zé Ramalho

Como seu nome sugere, Frevo Mulher é tocada no ritmo de frevo. Nesse sentido, a canção não deixa ninguém parado, fazendo dela uma das melhores músicas para shows. Por isso, é um bom treino de mão direita (esquerda para os canhotos), já que seu andamento é bem rápido. Por outro lado, a maioria dos 9 acordes é tranquila de montar – os mais complicadinhos são Am/G e D#°.

5. Rolê — Marcynho Sensação

Com toda a certeza, Rolê é uma das músicas mais tocadas em shows pelo país. Um dos maiores sucessos do estilo piseiro, a faixa tem apenas 4 acordes e é tocada com a seguinte batida: ↓  ↑↓.

6. Teu Segredo — Jeito Moleque

Baladas românticas são músicas que não podem faltar no seu show, e Teu Segredo é um exemplo disso. Mais uma vez, toque com a batida de samba. Os seus acordes são dissonantes, mas nem todos têm formatos tão complexos. Por fim, como seu andamento é lento, as trocas entre os 14 acordes acabam sendo mais tranquilas.

7. Under Pressure — Queen & David Bowie

Único hit de uma parceria histórica, Under Pressure é uma das músicas mais tocadas em shows de bandas cover de rock. Sua introdução é um dedilhado feito em cima de acordes com inversão. Ademais, seus 8 acordes são tranquilos de montar e tocados com a batida rock.

8. Penny Lane — The Beatles

10 dos 16 acordes de Penny Lane são dissonantes, com shapes mais complexos. Por outro lado, sua batida é simples: basta marcar os pulsos da música com palhetadas para baixo.

9. Melhor Eu Ir — Péricles

Melhor Eu Ir figura entre as melhores músicas para tocar em show. No entanto, ela requer uma boa dose de ensaio antes de ser tocada, pois tem 24 acordes, sendo a maioria deles dissonantes. Por outro lado, seu andamento é lento, e o ritmo é marcado com a batida de samba.

10. Eva — Banda Eva

O axé é um estilo com várias músicas que não podem faltar no seu show. Uma delas, claro, é Eva. Procure fazer a batida de mão esquerda (direita, para os canhotos) de uma forma bem swingada. Além disso, atente-se para alguns dos 12 acordes que são mais incomuns, como A/C# e G/D.

11. (I Can’t Get No) Satisfaction — The Rolling Stones

Um dos riffs de guitarra mais emblemáticos da história, (I Can’t Get No) Satisfaction é uma das melhores músicas para shows já feitas. Seu riff e seus 3 acordes são bem fáceis, mas devem ser tocados com sentimento e pegada.

12. We Will Rock You — Queen

O solo de guitarra de We Will Rock Youé construído em torno do acorde A, só que tocado uma oitava acima, na casa 14. Ele exige as técnicas de vibrato, slide, bend, release, hammer on e pull off e deve ser tocado com sentimento. Por fim, procure tocar numa timbragem próxima da gravação original.

13. Não Quero Dinheiro — Tim Maia

Certamente, Não Quero Dinheiro é uma das músicas mais tocadas em shows na noite. O grande lance dela é tocar o ritmo de uma forma bem funkeada e se atentar para o shape de E/D – o único dos 10 acordes que vai te exigir um pouco mais.

14. Arranhão — Henrique & Juliano

Dentre os 9 acordes de Arranhão, 7 têm pestana. Contudo, o andamento da música é lento, facilitando sua execução. Apesar de ser um sertanejo, toque usando a batida rock.

Mas, se você deseja se aprimorar tocando um bom sertanejo no violão, confira o curso do Cifra Club Academy! Lá, você vai aprender tudo sobre batidas, técnicas e repertório deste gênero musical centenário.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

15. Baby Me Atende — Matheus Fernandes & Dilsinho

Outra música onde quase todos os acordes (4 de 5) são feitos com pestana, Baby Me Atende deve ser tocada usando a batida de arrocha: ↓↑↓ x. O palm muting é feito com a palma da mão esquerda (para os canhotos, a direita).

16. Evidências — Chitãozinho & Xororó

Evidências é uma das músicas que não podem faltar no seu show de jeito nenhum! Porém, ela requer bastante ensaio antes de ser tocada ao vivo. A cifra conta com 25 acordes com trocas rápidas, apesar de seu andamento lento.

Após essas dicas de músicas que não podem faltar no seu show, que tal investir na sua evolução musical? Para isso, inscreva-se no Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Por lá, você encontra aulas de diversos instrumentos, canto e teoria musical por um preço super acessível. Não perca mais tempo e aprimore as suas habilidades musicais!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK