Cifra Club

9 bandas de rock alternativo para você conhecer o movimento

Você certamente já ouviu falar sobre grupos que não querem fazer parte da grande mídia, mas conquistam o público por sua criatividade e irreverência. Assim, as bandas de rock alternativo traduzem esse movimento, pois transitam entre diferentes vertentes do gênero musical, alcançando sucesso mundial.

Integrantes da banda R.E.M.
O R.E.M. foi um dos grupos alternativos mais influentes (Foto/Reprodução/Internet)

Então, mais do que saber sobre a história do rock alternativo, recomendamos que você ouça os grandes nomes deste movimento. Afinal, gigantes da vertente musical permanecem influentes até hoje.

Neste artigo, algumas das bandas que você vai conferir são:

  • R.E.M
  • The Smashing Pumpkins 
  • Pixies
  • Sonic Youth

Portanto, prepare os fones e venha com a gente nessa trajetória pelas melhores bandas de rock alternativo!

As melhores bandas de rock alternativo

Apesar da estrutura, muitas bandas de rock alternativo tiveram sua origem no grunge, no britpop e até no new wave. Dessa maneira, o rótulo de “alternativo” era dado para aqueles considerados undergrounds, que não queriam o mainstream ou incorporar grandes gravadoras.

Nesse sentido, o item em comum entre elas é a atitude, letras transgressoras e a habilidade de fazer muito com poucos recursos. Assim, listamos nove delas para você se tornar fã desta vertente musical. Vamos lá?

The Strokes 

The Strokes apostou em uma sonoridade diferente para chamar de sua e, em 2001, lançou seu primeiro EP, The Modern Age, de forma independente. Apesar disso, eles se tornaram um grande sucesso, atraindo interesse de gravadoras e seguidores tanto do rock clássico quanto do alternativo.

Logo, com anos de carreira, acumularam sucesso entre público e indicações a premiações, incluindo um Grammy de Melhor Álbum Rock com The New Abnormal.

The Killers

Da mesma forma, a banda The Killers faz parte de uma nova geração de bandas de rock alternativo. Porém, apesar de ser formada em 2002, são em grupos mais antigos que eles buscam inspiração. Dessa maneira, bandas como New Order, U2 e Beatles acabam influenciando diretamente na sua sonoridade oitentista.

Eles também já foram indicados a Melhor Álbum de Rockno Grammy e premiados no BRIT Awards. Além disso, suas canções foram rapidamente incorporadas na TV, servindo de trilha sonora para séries aclamadas, como The O.C., por exemplo. Bateu a nostalgia aí?

Arctic Monkeys 

Com uma pegada mais indie, o Arctic Monkeys alcançou o sucesso através da distribuição de fitas demo. Nesse sentido, o seu disco de estreia foi o que vendeu mais rápido na história das paradas britânicas.

Em 2013, a Rolling Stone nomeou Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not como o 30º melhor álbum de todos os tempos.

R.E.M

Considerada uma das principais bandas de rock alternativo, o R.E.M. manteve sua identidade durante os mais de 30 anos de carreira. Ao mesmo tempo que foram pioneiros em romper as barreiras do underground para o mainstream, eles permaneciam discretos perante o estrelato. 

Thirty Seconds To Mars

Liderada pelo também ator Jared Leto, o Thirty Seconds To Mars vendeu milhares de cópias com seu disco de estreia homônimo. Ao lado do irmão Shannon Leto, o frontman da banda acumulou vários prêmios, incluindo o Grammy de Artista do Ano em 2007. Ademais, o grupo foi headliner do Rock in Rio em 2013 e 2017.

The Smashing Pumpkins 

Ao mesmo tempo em que o rock recebia influências de Pearl Jam, Soundgarden, Green Day e The Offspring, o Smashing Pumpkins decidiu inovar. Assim, eles misturaram progressivo, pop, punk e rock psicodélico para produzir um som para chamar de seu.

Como resultado disso, o álbum Siamese Dream, de 93, foi um marco na indústria, devido à sua coesão e autenticidade.

Pixies 

O quarteto do Pixies surgiu nos anos 80 e influenciou uma geração de artistas, como Kurt Cobain, fã assumido da banda. Suas canções serviriam como condutores para tirar a música alternativa de nichos específicos, tornando-se clássicos atemporais. 

Assim, foi também por meio do Pixies que alguns grupos passaram a ter um relacionamento melhor com grandes gravadoras. No entanto, eles se separaram por 11 anos, retornando em 2004 até os dias de hoje. Durante suas turnês, abriram para o U2 e também tocaram em solos brasileiros.

Sonic Youth

O Sonic Youth foi uma banda de rock alternativo dos anos 80 que misturava post punk, noise e hardcore, além de experimentações mais melódicas. Imediatamente foram associados à onda new wave de Nova Iorque e ao estilo Do it yourself (faça você mesmo), conquistando sucesso significativo no mainstream.

Incubus

Foi durante o ensino médio que o Incubus foi criado, no ano de 91. Depois da formação da banda passar por transformações, eles lançaram seu primeiro álbum, Fungus Amongus, em 95.

Mas o reconhecimento veio mesmo em 99, com o disco Make Yourself, eleito pela revista Metal Hammer um dos 20 melhores álbuns de metal daquele ano. Além disso, Drive foi indicada como Melhor Videoclipe de Grupo no VMA. Confira só:

Agora que você já conhece as principais bandas de rock alternativo, que tal compartilhar este artigo com seus amigos e amigas? Assim, este movimento musical ganha ainda mais força e permanece vivo durante mais e mais gerações!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK