Cifra Club

10 bandas novas para ficar de olho em 2022

Cansado de ouvir as mesmas músicas de sempre, não é mesmo? Se, assim como nós, você está constantemente à procura de diferentes sons, saiba que tem bandas novas produzindo material de qualidade por aí.

Integrantes da banda Big Up em foto para o projeto Sauce Sessions
A banda paulista Big Up é uma das maiores promessas para brilhar no cenário nacional em 2022 (Foto/Internet)

Por isso, listamos 10 bandas novas para ficar de olho em 2022, pensando em diferentes estilos musicais. Separamos tanto grupos nacionais quanto internacionais, para não faltarem opções pra você. Já anota tudo para salvar na sua playlist e vem com a gente!

O retorno do emo e do punk: bandas novas que mantém o gênero vivo

O cenário pop punk emo vem se reinventando, ressurgindo com força total nos últimos tempos. Logo, o ano de 2022 seguirá a mesma linha, com bandas novas que levam pra frente o legado do emo dos anos 2000.

Rival Town

Criada em 2016, a banda Rival Town já tem trilhado seu caminho com melodias que permeiam o pop punk e o pós-hardcore. Um dos seus últimos lançamentos, Coming Up Short, lembra, em alguns trechos, o estilo do lendário Chester Bennington, do Linkin Park. O grupo canadense é, sem nenhuma dúvida, um nome promissor do cenário.

End in Sight

A banda inglesa End in Sight mostrou ano passado que o emo não morre, nem em sonoridade, nem em estilo (alô, galera que usava franja de lado e lápis no olho!). Os singles Blossom, Lifeline e TEETH são de grande destaque, e a expectativa para os lançamentos de 2022 só aumentam.

Glimmers

Nem Olivia Rodrigo, nem Paramore: a voz feminina do emo que vai estar nos seus ouvidos é a da banda Glimmers. Vindos da Geórgia, eles viralizaram no TikTok com a canção Not Good At Goodbyes. Logo, é questão de tempo para que saiam do campo das redes sociais apenas e se consolidem de fato, assim como o Måneskin fez.

Squid

Os ingleses da banda Squid lançaram singles interessantes de 2017 para cá, mas chamaram mais atenção ano passado, com o álbum de estreia Bright Green Field. O trabalho conta com faixas longas, apresentando uma sonoridade não tão palatável, o que acaba nichando o seu público.

Mesmo assim, o disco foi avaliado com a nota 8 pelo renomado site Pitchfork. Dessa maneira, sua essência mistura um pós-punk conceitual com doses de sintetizadores e vozes com atitude. Vale a pena conhecer:

Bandas novas para quem gosta de folk, indie e rock alternativo

Tal cenário tem ganhado cada vez mais força, com produções de qualidade. Assim, para quem é da vibe folk, rock e indie, selecionamos dois artistas com grande potencial e que não podem sair dos seus ouvidos em 2022.

Young Lights 

A banda de Belo Horizonte Young Lights foi eleita por diversas plataformas uma das melhores de 2017. Após isso, tocou em festivais destacáveis, como No Ar Coquetel Molotov e Breve Festival, e na Semana Internacional da Música. Recentemente, eles emplacaram a canção Chasing Ghosts na trilha sonora da novela Um Lugar ao Sol

Midnight Mooca

Os também mineiros do Midnight Mooca flertam com o folk e o rock clássico, além de terem outras referências. Eles acumulam uma parceria que chama a atenção com Túlio Mourão, ex-membro da clássica banda Os Mutantes. Agora, o grupo se encontra no processo de gravação do seu primeiro álbum.

O melhor do futuro do heavy metal para 2022

Apesar de grandes nomes estabelecidos no cenário, como o Sepultura, nunca perderem relevância, alguns grupos recentes têm dado a nova cara da música pesada. Vamos conferir quais são alguns dos principais destaques?

Black Pantera

O pessoal do Black Pantera está na estrada desde 2014 e já acumula turnês, inclusive internacionais. No ano passado, lançaram canções com letras de protesto e indignação, reafirmando seu posicionamento social dentro do cenário do heavy metal, o que se refletirá em 2022.

Nova Twins 

A dupla Nova Twins, formada pelas britânicas Amy Love e Georgia South, é mais um nome que vale ser observado com atenção. A turnê europeia de 2022 certamente contribuirá para a expansão de seu sucesso. Logo, em breve elas também estarão nos seus fones de ouvido, sem dúvidas.

Desenhando a nova cara do pop

O novo pop já começou a ser formado, no Brasil e no mundo. A cena mais voltada ao mainstream vem apresentando propostas alegres, lúdicas e experimentais, com ótimos artistas para se destacar. Confira quem são eles:

Big Up

A banda Big Up é um trio que une o reggae a referências da MPB e do rap. Os paulistas anunciaram a gravação de um DVD para esse ano, com participações de artistas gigantes, como Vitão e Luísa Sonza. Seu último single, Melhor Assunto, é um dos principais sucessos da banda. Confira a seguir!

Kep1er

Não há como negar que o K-pop já conquistou o mundo, com suas cores e coreografias. Você acha que em 2022 ainda tem espaço para mais grupos? Claro! Nesse sentido, o grupo feminino Kep1er, formado no reality Girls Planet 999, é um nome bastante promissor do gênero. Elas já abriram o ano com o seu EP de estreia, First Impact, que inclui o sucesso WA DA DA. Não deixe de ouvir!

Ajude os amigos a descobrir bandas novas para ouvir em 2022

Sabemos que nem sempre estamos atentos para perceber as bandas novas que tem surgido. Mas, com a ajuda de um amigo, isso sempre fica mais fácil!

Que tal compartilhar esse post com a sua turma para, juntos, vocês inovarem sua playlist?

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK