Cifra Club

Biografia de Axl Rose: os vários “e se” que rondam a carreira do mais novo “sessentão” do rock

Escrever sobre a biografia de Axl Rose é quase como falar da história do rock. Mais especificamente, de um dos grandes vocalistas de todos os tempos e de um nome com um legado indiscutível. Ora pelo seu talento, ora por possuir a enorme e chamativa extensão vocal que conhecemos.

Axl Rose cantando no palco do Rock in Rio em 1991
Axl Rose em performance no show do Gun N’ Roses no Rock in Rio de 1991 (Foto/Reprodução/Internet)

Acredite, ele é um dos poucos (se não o único) cantor que consegue ir, literalmente, do F1 ao Bb6. Embora tenha perdido um pouco o ritmo ao longo dos anos, o vocalista do Guns N’ Roses sempre será uma referência. Por isso, em homenagem aos seus 60 anos, preparamos um artigo especial para enaltecer a trajetória desse grande artista. Esperamos que você goste!

A biografia de Axl Rose

Para a construção da biografia de Axl Rose, dividimos o texto em algumas curiosidades sobre a sua trajetória. A ideia é apresentar um pouco mais da sua história de vida, à medida que desenhamos juntos o seu perfil enquanto artista. Confira a seguir e aproveite!

E se fosse Axl Bailey?

Em 6 de fevereiro de 1962, nascia Axl Rose, ou melhor, William Bruce Rose Jr. Aos 2 anos de idade, ele e sua mãe foram abandonados pelo pai, que era descrito na cidade como um delinquente local e carismático. 

Ainda na infância, sua mãe se casou com Stephen L. Bailey, mudando o nome do garoto para William Bailey. Inclusive, até os 17 anos, o vocalista achava que Bailey era seu pai verdadeiro, por nunca ter conhecido o biológico, que morreu alguns anos após, assassinado.

E se Axl não pudesse cantar?

Com o casamento da sua mãe, veio junto a religião. Obrigado a ir à igreja de 3 a 8 vezes por semana, foi lá que ele descobriu na música uma forma de fugir dos seus problemas. Aos 5 anos de idade, entrou para um coral da igreja e começou a cantar com os seus irmãos.

Foi lá, também, onde ele descobriu a hipocrisia das pessoas. Um exemplo disso era a sua própria família. O garoto era proibido de tudo, até mesmo de ouvir música.  Para ajudar, seus amigos tinham o hábito de ligar para sua casa e tocar algo pelo telefone. Desse jeito, ele não precisava ficar tão distante daquilo que amava.

E se Axl não tivesse conhecido Izzy Stradlin?

Na biografia de Axl Rose, seu caminho com Izzy Stradlin foi cruzado antes do que muita gente imagina. Os dois foram amigos de infância, sendo Izzy um dos seus primeiros colegas de banda no colegial. Após isso, da longa amizade veio a criação do Guns N’ Roses.

E se Axl não tivesse ouvido Led Zeppelin?

Outro fato curioso sobre o frontman da banda é que ele se apaixonou pela música ao ouvir Led Zeppelin pela primeira vez. Ainda que tenha desistido da escola, era nos intervalos da aula que ele ouvia a banda e sabia, cada vez mais, que aquele era seu futuro. Que referência!

E se Axl não tivesse descoberto a verdade sobre o pai?

Aos 17 anos, o garoto descobriu uma verdade triste. Quem ele achava que era seu pai era, na verdade, seu padrasto. Sentindo que a sua vida foi uma mentira, ele se mudou para Los Angeles e trocou de nome. A partir daí, recuperou o sobrenome Rose e passou a se identificar como Axl Rose, do jeitinho que o conhecemos hoje.

Mais um tempo depois, descobriu outra coisa sobre suas figuras paternas: o seu pai havia o molestado, e o padrasto, além de todo o assédio físico, também molestava a sua irmã. Junto aos fãs, ele assumiu um lugar de protagonismo na luta por um mundo melhor.

E se Axl tivesse passado anos preso?

Depois de se mudar para Los Angeles, o cantor começou a ter problemas com as autoridades. Aos 18 anos, foi preso pela primeira vez. Aos 29, atacou um dos seus fãs em pleno show. Um pouco depois, arremessou um telefone em outro fã no saguão de um hotel. Um ano após isso, em um show do Guns no Brasil, arremessou uma cadeira pela janela onde os jornalistas estavam.

Foi descoberto que ele sofria de transtorno bipolar, psicose e outras neurodiversidades que marcaram a sua personalidade.

E se Axl tivesse tido uma vida amorosa estável?

Caso isso acontecesse, provavelmente, nós não conheceríamos as clássicas Sweet Child O’ Mine, November Rain, Estranged, Don’t Cry… Assim como na sua vida pessoal, os conflitos o seguiam até nas relações amorosas.

Conforme alguns relatos, a primeira esposa de Axl Rose, Erin Everly, foi forçada a se casar com o vocalista de rock, pois ele vivia falando que tiraria a própria vida se isso não se concretizasse. O casamento foi anulado alguns anos mais tarde. Foi ela a musa inspiradora das canções citadas acima.

E se Axl Rose tivesse continuado na Rapidfire?

Ainda nos primeiros anos em Los Angeles, o vocalista começou a sua carreira musical ao lado de Izzy.  Com a banda Rapidfire, lançou 4 discos. Alguns anos depois, o grupo foi desfeito e surgiu a Hollywood Rose – a fusão desta banda com a L.A. Guns originou o Guns N’ Roses. Em 1995, eles lançaram 4 faixas, regravadas em 2004 pelo Guns:

Com o surgimento de uma das maiores bandas da história do rock, veio a clássica formação: Axl Rose como vocalista, Slash e Izzy Stradlin nas guitarras, Duff Mckagan no baixo e Steven Adler na bateria. 

Em 1987, o Guns lançou o seu primeiro álbum, Appetite for Destruction, que vendeu apenas 500 mil cópias. No ano seguinte, lançaram o G N’ R Lies, que só nos Estados Unidos vendeu mais de 5 milhões. Em 89, Axl já era tido como um dos maiores vocalistas da história.

E se a formação original do Guns nunca tivesse sido desfeita?

Conforme os anos passavam, a situação ficava mais delicada com o grupo original. Em 1991, após o lançamento dos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, Izzy saiu da banda. Em 96, Slash também foi embora, seguido por Matt Sorum, em 1997. Alguns meses depois, Duff McKagan foi junto.

Algumas entrevistas mostram que dois motivos principais justificam as partidas. Primeiro, Axl passou a se atrasar nos shows e abusar do uso de drogas. Além disso, começou a tomar decisões sobre o futuro da banda sem consultar seus parceiros. Depois disso, ele até tentou substituir o seu antigo time, mas não foi bem-sucedido.

Apesar de todos os deslizes e dificuldades enfrentadas, o vocalista nunca deixou de figurar entre as principais personalidades do rock mundial, sempre tido como um dos maiores cantores do gênero.

Compartilhe o legado da biografia de Axl Rose

Ao longo deste artigo, contamos alguns fatos curiosos sobre a biografia de Axl Rose. Fizemos um recorte que vai desde a infância do vocalista a, até mesmo, a mudança dos integrantes do Guns N’ Roses após o sucesso conquistado. Sempre prezando por alguns acontecimentos inusitados, mas que fazem parte de sua trajetória.

E aí, o que achou do conteúdo? Divulgue para os amigos e nas suas redes sociais para dar aquela moral! Obrigado!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK