Cifra Club

20 anos sem a lenda: a biografia de Cássia Eller

Parece que foi ontem que os vizinhos do bairro se reuniram para ouvir o clássico hit Segundo Sol, após a notícia da morte de sua intérprete, em 29 de dezembro de 2001, há exatas duas décadas. Nesta biografia de Cássia Eller, reunimos o que faz da artista um sinônimo de força feminina, ousadia e personalidade.

A cantora se apresentando no Acústico MTV, ponto de destaque da biografia de Cássia Eller
Cássia foi eleita a 40ª maior artista da música brasileira pela Rolling Stone Brasil (Foto/Internet)

A cantora acumula, mesmo após a morte, mais de dois milhões de ouvintes só no Spotify com as suas músicas. Motivo não falta para relembrarmos sua história.

A vida pessoal de Cássia

Mãe de Francisco Ribeiro Eller, o Chico Chico – fruto do relacionamento com o baixista Tavinho Fialho –, Cássia nunca escondeu sua bissexualidade. Embora tenha vivido uma paixão com o músico, o amor da cantora sempre foi Maria Eugênia, com quem ficou até o fim da sua vida.

Qual é a causa da morte de Cássia Eller?

Ela morreu aos 39 anos, após sofrer três paradas cardíacas, na clínica Santa Maria, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Na época, houve suspeitas de que havia falecido devido ao consumo de drogas, já que fez uso, durante muito tempo, de álcool e cocaína. No entanto, a autópsia confirmou que a rockeira foi vítima de um infarto do miocárdio.

Cássia Eller e o Galo

Apesar de brasileira com orgulho do país, Cássia vibrava mesmo era com o Atlético Mineiro. Fanática ao extremo pelo clube, chegou a levar a bandeira e a camisa do Galo para muitos lugares do Brasil.

A paixão veio de criança, quando a artista ia com as irmãs até o Mineirão vibrar pelo campeão do Brasileirão de 2021. A cantora chegou a ganhar o maior prêmio do time, “Galo de Prata”, que a sua mãe Nancy recebeu por ela.

O primeiro encontro com Nando Reis

Este não poderia faltar na biografia de Cássia Eller. Se engana quem pensa que Cássia e Nando Reis sempre foram grandes amigos. O primeiro encontro dos dois rolou na casa da Marisa Monte (rolê dos sonhos?!).

Na ocasião, Nando apresentou algumas composições para a roqueira. A história é que ela apenas cumprimentou o artista, escutou os sons, agradeceu e saiu sem dizer mais nada. Quem diria que essa amizade traria All Star, composição do ex-Titãs que retrata o laço com a sua amiga.

Violão na mão e o histórico acústico

A MTV protagonizou grandes momentos dos artistas brasileiros com o Acústico MTV. A incrível apresentação rendeu a Cássia três indicações no Grammy Latino pelo projeto desplugado.

Ela levou pra casa a vitória na categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”. Obviamente, após a conquista, a carreira já consolidada da cantora explodiu.

Os grandes hits

Malandragem e Palavras ao Vento são canções que ecoaram na voz de Cássia em algumas novelas brasileiras. Mesmo após a morte da cantora, as homenagens continuaram. Uma das últimas foi Segundo Sol, que emplacou em “Corações Feridos” (2012), o que incrementou a biografia de Cássia Eller.

Mãe, canta comigo

Em Pedra Gigante, faixa do álbum Com Você … Meu Mundo Ficaria Completo (2001), último lançado antes de nos deixar, Cássia convidou ninguém mais ninguém menos que a própria mãe, a Nancy, para dar uma palinha no vocal.

Dave Grohl maravilhado

A apresentação da artista no Rock in Rio de 2001 foi tão impactante que até o ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, achou a versão de Smells Like Teen Spirit impressionante.

Na época, o vocalista do Foo Fighters disse que tinha sido a melhor versão do hit que ele havia assistido. Para fechar, a brasileira ainda deu um abraço no astro do rock em pleno show da banda estadunidense.

Malandragem não era para ser de Cássia

“Quem sabe ainda sou uma garotinha?” Já pensou ouvir este verso na voz de Angela Rô Rô? Quase impossível, não é? A canção que foi criada numa parceria entre Cazuza e Frejat, em 1988, e era para pertencer à Angela, porém a própria disse que a música não tinha a ver com ela.

O resultado? Seis anos depois, Cássia ouviu o som e resolveu incluiu no seu terceiro álbum de estúdio, um projeto homônimo, resultando em um dos maiores hits de sua carreira.

A curiosa trajetória antes da música

Algo bastante interessante desta biografia de Cássia Eller: antes dos impressionantes anos de sucesso na caminhada musical, Cássia chegou a trabalhar como cozinheira, garçonete e secretária do Ministério da Agricultura

Onde fica o túmulo de Cássia Eller?

Nascida no Rio de Janeiro, o túmulo da artista fica no cemitério Jardim da Saudade, Zona Oeste da cidade. Até hoje, saudosos fãs deixam lembranças e demonstram no espaço o impacto que a cantora deixou em suas vidas.

Cássia & Cifra Club

Com mais de 55 milhões de exibições no Cifra Club, a página da Cássia Eller é recheada para os novos e velhos fãs. O top 5 de suas faixas que são mais tocadas e procuradas por aqui são: 

  1. Malandragem;
  2. O Segundo Sol;
  3. Por Enquanto;
  4. Palavras Ao Vento;
  5. Luz Dos Olhos.

Para quem quiser ir além e realmente aprender o passo a passo de cada música, é só assistir às videoaulas dos principais hits da cantora, feitas pelo nosso time. São 175 músicas publicadas no site do Cifra Club.

Espalhe o legado de Cássia

Agora que a gente pode relembrar grandes fatos da artista nesta biografia de Cássia Eller, compartilhe este artigo com a galera que cantou junto com você os maiores hits da cantora.

No mínimo, eles vão amar ainda mais esta artista que cravou sua passagem na música brasileira. Viva Cássia!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK