Cifra Club

20 anos de saudade: 20 curiosidades sobre George Harrison

Mesmo sem existir há mais de 50 anos, os Beatles continuam sendo influentes na cultura pop, bem como na história do rock. Ainda assim, existem muitas curiosidades sobre George Harrison, o tal “beatle quieto”, que a maioria das pessoas desconhece.

George Harrison de cabelos curtos, sentado e fazendo um bend na guitarra
George Harrison em algum momento dos anos 60, tempos do auge da “beatlemania” (Foto/Divulgação)

São elas que você vai descobrir neste artigo. Esperamos, com isso, ajudar a manter viva a memória desse artista tão importante para todos nós.

20 curiosidades sobre George Harrison

Neste 29 de novembro de 2021, o mundo completa 20 anos sem George Harrison, um dos maiores ícones da música popular do século XX. O ex-beatle foi vítima de um câncer, e nos deixou relativamente cedo, com 58 anos.

Para conhecermos um pouco de cada fase da vida do artista, as 20 curiosidades listadas aqui contemplam vários períodos. Desde aquele em que George ainda estava na barriga de sua mãe, Louise, até seus últimos dias de vida.

Vamos lá!

Aniversário na data errada?

Apesar de seu aniversário ser comemorado pelos fãs no dia 25 de fevereiro, o próprio músico afirmou em uma entrevista ter nascido no dia 24. Mesmo assim, toda a documentação garante que sua data de nascimento é mesmo dia 25/02/1943.

Influência musical materna

Quando estava grávida do futuro astro, Louise French costumava escutar um programa de músicas indianas no rádio. Segundo ela, fazia aquilo com o objetivo de trazer paz e calma para o bebê.

Ele poderia ter se tornado um eletricista medíocre

Antes de dedicar-se exclusivamente à música, George chegou a ser aprendiz de eletricista na Blacklers, uma loja de Liverpool, sua cidade natal. Certa vez, o músico disse a repórteres que “continuou explodindo coisas” e que por isso teria sido expulso do trabalho.

George, o beatle tagarela

Aquela história de que George era o “beatle quieto” pode não ter sido totalmente verdade. O músico Tom Petty, grande amigo do artista, chegou a dizer que George “nunca calava a boca”.

O mau humor também vira música…

A primeira canção de George Harrison a ser lançada pelos Beatles foi Don’t Bother Me, para o álbum With the Beatles. Quando a compôs, o ex-beatle estava bem contrariado por estar doente, de cama num quarto de Hotel. Foi daí que surgiu o título da canção (Não me Incomode, em tradução livre).

Ele foi o primeiro beatle a tocar na América

Em 1963, seis meses antes do Fab Four desembarcar nos EUA, o músico visitou sua irmã, que morava no país. Lá, tocou com a banda local Four Vests, pela qual foi apresentado como o “Elvis da Inglaterra”. É curioso lembrar que George ainda era um ilustre desconhecido nas terras do Tio Sam .

Uma versão de Anna Julia teve sua participação

Em 2001, dois anos depois de a música da banda Los Hermanos ter estourado no Brasil, o músico britânico Jim Capaldi (ex-Traffic) resolveu lançar uma versão em inglês da canção. Para isso, contou com a participação de seu vizinho na época, George Harrison. O ex-beatle morreria naquele mesmo ano.

Meu jardim, minha vida

Na vida pós-Beatles, Harrison passou a dedicar boa parte de seu tempo à jardinagem. Em sua autobiografia, I Me Mine, inclusive, disse que não era muito de sair de casa, preferindo cuidar do seu jardim.

Eu sou realmente muito simples. Não quero trabalhar em tempo integral, porque sou jardineiro (…) Eu não saio para clubes. Eu não festejo

Saindo na frente de John, Ringo e Paul

Após o término da banda, George foi o primeiro ex-beatle a chegar ao topo das paradas de sucesso. A composição responsável por isso foi My Sweet Lord que, lançada como single, ficou por cinco semanas liderou as paradas do Reino Unido. Ao mesmo tempo, a canção atingia o primeiro lugar em várias outras partes do mundo.

George e o Clube dos 27?

Mesmo que você seja um beatlemaníaco incurável, talvez ainda não tenha percebido algo muito interessante. George Harrison tinha a idade temida no rock quando os Beatles terminaram. Ou seja, ele tinha apenas 27 anos quando a banda saiu de cena.

George Harrison, aquele que fez aquele filme…

George também trabalhou com cinema. Inclusive, o artista chegou a fazer várias participações especiais diante das telas, além de gravar canções para as trilhas sonoras dos longas. Abaixo, você confere cenas de George Harrison no filme A Vida de Brian (Monty Python’s Life of Brian), produzido por ele.

Entrevista de emprego

Quando Paul McCartney apresentou George para John Lennon, esse último não achou uma boa ideia colocá-lo na banda. Afinal, o tal George tinha só 15 anos… No entanto, após vê-lo tocar, John acabou mudando de opinião e aceitou o garoto como novo integrante do grupo.

É dinheiro que não acaba mais

Segundo o site Glamurama, George Harrison acumulou em vida um patrimônio de 400 milhões de dólares. Na cotação atual, isso significa mais de dois bilhões de reais.

Os aplausos para a primeira vez de George

Antes da fama, George perdeu sua virgindade com uma prostituta, enquanto os Beatles tocavam em Hamburgo, Alemanha. Mas o que mais chama a atenção, é que os outros integrantes da banda estavam no quarto, escondidos. Depois, quando o “namoro” terminou, seus amigos começaram a aplaudir o caçula do grupo, então com 17 anos.

George Harrison, o “talarico”

A ex-mulher de George, Pattie Boyd, conta que certa vez descobriu George trancado com outra mulher em um dos 120 quartos da mansão deles. No caso, a mulher era nada menos que Maureen Cox, a então esposa de Ringo Starr. As infidelidades de Harrison, aliás, foram decisivas para a separação do casal.

Onde estão as cinzas de George Harrison?

Embora poucos saibam a resposta, essa é uma das curiosidades sobre George Harrison mais fáceis de adivinhar. Como o ex-beatle estava cada vez mais envolvido com as filosofias hindus, seu corpo foi cremado e jogado no Rio Ganges, na Índia.

A tentativa de assassinato

Em 30 de dezembro de 1999, um homem que sofria de esquizofrenia invadiu sua casa e tentou matar o músico a facadas. Olivia, sua esposa na época, conseguiu salvar o marido, atacando o intruso.

Um compositor subestimado

Em uma entrevista, Paul McCartney assumiu ter subestimado o talento de George como compositor durante o início dos Beatles. “George estava atrasado no que dizia respeito à escrita. Ele não estava tão interessado no começo” – disse o baixista do quarteto.

Um cafezinho muito louco

A primeira vez em que George e John Lennon tomaram LSD foi em um jantar na casa de seu dentista, John Riley. Na ocasião, os músicos não sabiam que os cubos de açúcar colocados no café estavam “batizados”.

O dia em que Eric Clapton quase substituiu George

Em 1969, cansado das atitudes de Paul McCartney, George Harrison disse que sairia dos Beatles e se ausentou por alguns dias. Contrariado, John Lennon chegou a convidar Eric Clapton para assumir o lugar do colega. Clapton, por sua vez, chegou a cogitar a hipótese.

Viva George Harrison!

Agora que você já conhece muitas curiosidades sobre George Harrison, que tal compartilhar este artigo com seus amigos? Mesmo que alguns deles sejam beatlemaníacos, é bem provável que ainda não conheçam todas essas curiosidades!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK