Cifra Club

César Menotti e Fabiano: as melhores músicas para tocar e cantar

As músicas de César Menotti e Fabiano marcaram toda uma geração de fãs do sertanejo que curte tocar violão! Entre sofrências e levadas de amor, a dupla emplacou grandes hits e fez sucesso por todo o Brasil.

César Menotti e Fabiano, durante show, tocando as melhores músicas da careira
A dupla César Menotti e Fabiano é parte da memória afetiva do brasileiro (Foto/Facebook)

Até aqui distribuídas em 5 álbuns e 9 produções ao vivo, as canções de César Menotti e Fabiano são recheadas de poesia, cifras marotas e muito ritmo sertanejo.

Abaixo, selecionamos as melhores cifras das músicas do César Menotti e Fabiano para você tocar e soltar a voz. Chora, viola!

7 melhores músicas de César Menotti e Fabiano

Escolher as melhores músicas de César Menotti e Fabiano não é tarefa fácil. Contudo, tomamos para nós esse desafio e fizemos uma seleção de cifras para você que quer evoluir no violão. Afine seu instrumento e vamos para a prática!

Como Um Anjo

Essa é para desabrochar os corações apaixonados! Além da letra de amor, a linha de acordes de Como Um Anjo é bem interessante. Inicialmente, você já encontrará um acorde com nona: o C9, que vai aparecer outras vezes ao longo da música.

Paralelamente, essa canção também é uma ótima oportunidade para treinar inversões de baixo (D/F# e G/B) que aparecem pontualmente em algumas estrofes e vão exigir uma transição rápida com os dedos. No final, vale ressaltar que os acordes com nona voltam a aparecer mais e a música é finalizada com uma bela sequência de D9 – D#9 – F9 – D9 – G.

No total, são necessários 12 acordes para tocar a música inteira. Passe por cada um deles com calma e atenção, e em breve estará tocando essa bela música de César Menotti e Fabiano. Ah, e para melhorar as coisas, temos uma videoaula prontinha para você acompanhar:

Ciumenta

Hit dos hits, o single Ciumenta já completou 13 anos desde o seu lançamento. Na hora de tocá-la, é muito importante ficar atento à batida, que possui alguns detalhezinhos que o instrutor Adriano explicou com precisão na videoaula abaixo.

Por outro lado, os acordes são básicos. Em suma, você terá de saber três acordes menores e quatro acordes maiores para tirar essa música de cabo a rabo! Confira a videoaula simplificada e acompanhe no seu violão:

Leilão

Caso você seja iniciante no violão, não se assuste com a quantidade de acordes sustenidos que Leilão apresenta. Por sinal, esses conjuntos são uma ótima oportunidade para praticar! Os acordes sustenidos, com o tempo, vão te ajudar a se situar no braço do violão.

Simultaneamente, vale ressaltar que a cifra deste clássico está em tom de F#! Dessa forma, o caminho é ajustar o violão e partir para a prática:

Tentei Te Esquecer

Aow, sofrência! Se tem uma música sertaneja que está na boca do povo, essa música é Tentei Te Esquecer. A canção foi lançada originalmente pela veterana dupla Matogrosso & Mathias, mas continuou a ganhar destaque quando passou a integrar o repertório de músicas do César Menotti e Fabiano.

Antes de tudo, o solo da introdução já transmite aquela atmosfera que conhecemos bem no sertanejo raiz. Aproveite ele para praticar os slides e alguns hammer-ons bem sutis que são necessários para tirar essa intro. Posteriormente, se prepare para uma série de oito acordes no tom de Si menor.

O acorde mais complexo é o D/F#, que aparece bem brevemente no final da música. Portanto, não há o que se preocupar! Vá em frente no desafio, pois garantimos que essa canção vai cair bem demais no seu repertório:

Disco Arranhado

Alguma vez você já se deparou com um acorde com décima primeira? Se a resposta for não, então este é o momento de você conhecê-los. O acorde Dm7(11) aparece logo na primeira estrofe de Disco Arranhado e vai exigir um pouquinho de elasticidade nos dedos.

Outros dois acordes com nona e até uma inversão de baixo (B/G) vão tornar essa experiência ainda mais tentadora de se tirar no violão! Arregace as mangas e vamos para a prática:

Cachorro de Rua

Quem nunca passou pelas amarguras da vida, não é mesmo? Para tirar Cachorro de Rua, canção que fala sobre a tristeza de um relacionamento que acabou, você vai precisar adicionar o capotraste na primeira casa.

Com o capotraste posicionado, a forma dos acordes vai ser parecida com a que fazemos na escala de Dó. No entanto, o verdadeiro tom da música é Ré menor, uma vez que o capotraste adianta uma casa em todos os acordes da música.

Então, vale ficar bem atento com esses detalhes na hora de tirar essa sofrência das brabas:

Caso Por Acaso

A música Caso Por Acaso foi lançada no segundo álbum de estúdio da dupla: .com você. Ela conta com uma cifra bem desafiadora que, além de um acorde com nona e cinco inversões de baixo, ainda traz um acorde diminuto (Ebº) para dar um toque especial.

Surpreendentemente, a cifra conta com um total de 20 acordes (isso mesmo, vinte) para ser tocada. Confiamos em você para concluir essa tarefa:

A história de César Menotti e Fabiano

Que essa dupla é pura simpatia, você já deve saber. Mas, e antes do sucesso, qual é a história dessa dupla de irmãos que conquistaram o Brasil? Vamos lá, apesar de serem irmãos, eles nasceram em cidades diferentes: César Menotti é natural de Itapira, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Já Fabiano nasceu em Califórnia, no estado do Paraná.

Contudo, foi na cidade de Belo Horizonte que as músicas de César Menotti e Fabiano começaram a ganhar notoriedade. Primeiramente, os dois se tornaram bastante conhecidos nos bares e festas universitárias da região.

A sonoridade fez a dupla ser protagonista do sertanejo universitário. Mas, não é só neste gênero musical que os dois se entendem. Em 2020, a dupla chegou a lançar um single do gênero gospel, intitulado Tá Chorando Por Quê? Consequentemente, virou hit nas plataformas de streaming e já conta com mais de 4 milhões de reproduções no Spotify.

A trajetória dessas duas feras do sertanejo é incrível, né? E que tal começar agora sua trajetória na música? Te damos uma mãozinha nessa caminhada com vários conteúdos interativos de aprendizado através da plataforma Cifra Club Academy. Faça sua inscrição e aproveite!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK