7 melhores músicas com cifra simplificada para iniciantes no violão

Por Gustavo Morais

Se você está começando a tocar violão, este texto é o lugar ideal para seus olhos, mãos e ouvidos. O assunto desta nossa conversa gira em torno da famosa formação de repertório, pois, fazer um som é o que há de melhor 😀

Para te ajudar nesse rolê, te aplico as 7 melhores músicas com simplificada para iniciantes. Optei por listar canções de vários estilos, de várias épocas, justamente para que você possa exercitar ritmos, batidas e propostas variadas. Afinal de contas, nunca é ruim ter alguns hits inesquecíveis na ponta dos dedos.

Mulher jovem, sentada no chão, tocando violão

O iniciante no violão pode e deve tocar canções que vão além do “Parabéns Pra Você” (Foto/Pexels)

Ah! Só pra firmar um conceito aí na sua mente: cifra simplificada e música fácil de tocar são situações diferentes! Veja bem:

Cifra simplificada é quando há certas soluções e mudanças – na formação dos acordes, por exemplo, – que facilitam a sua vida na hora de tocar uma determinada canção. Por sua vez, a música fácil de tocar é aquela cifra facilitada por natureza, ou seja, é quando uma canção tem poucos acordes ou acordes menos complexos. Dito isso, só confere aí as músicas que você vai aprender a tocar hoje:

  • Por Onde Andei
  • Wonderwall
  • Sozinho
  • Sinônimos
  • Imagine
  • Lanterna dos Afogados
  • O Sol

Agora, é contigo. Afine o seu violão, faça seus alongamentos e bora lá tirar um som 😉

Por Onde Andei – Nando Reis

Além de excelente letrista, o Nando Reis também tem o dom de criar melodias marcantes. Tudo que o cara faz é ótimo, simples assim! A atemporal Por Onde Andei é uma das canções que ilustram a grandeza artística de Nando.

Conforme você viu no vídeo acima, o ruivo usou algumas técnicas para tocar a introdução. Além do mais, essa música tem algumas pestanas. Mas se usar a cifra simplificada de Por Onde Andei, você consegue eliminar essas partes que precisam de um pouco mais de habilidade e de conhecimento para tocar.

Wonderwall – Oasis

Cê bota fé que o Oasis acabou há mais de 10 anos? Em agosto de 2009, [mais] uma briga entre os irmãos Gallagher sepultou as atividades de uma das maiores bandas dos anos 90. “Culpa” desse sucesso é da antológica Wonderwall.

Que o Noel Gallagher é um compositor completo, todo mundo já sabe! As propostas dele sempre incluem capotraste, acordes mais complexo, entre outras coisas. Para tirar a versão completa dessa música, você precisa saber fazer acordes em formas diferente das convencionais. Mas se optar pela cifra simplificada de Wonderwall, você nem pestana precisa fazer.

Sozinho – Caetano Veloso

Obra do excelente compositor Peninha, a música Sozinho foi gravada pro muita gente. A versão do Caetano Veloso, no entanto, pode ser considerada a definitiva. Com seu tradicional violão com cordas de nylon, Caetano entregou uma canção com 17 acordes, algumas pestanas e muitos dedilhados.

Cheio de classe esse som, hein? A boa notícia, contudo, é que você consegue tirar essa música com bastante dignidade. Experimente tocar a música Sozinho em sua versão simplificada. Não vai ter o verniz de boutique que Caê propôs, de fato, mas ainda assim é uma excelente canção.

P.S.: se ainda assim estiver muito difícil, lembre-se que a videoaula te ajuda a resolver essa charada 😀

Sinônimos – Chitãozinho & Xororó (feat. Zé Ramalho)

A MPB de Zé Ramalho com o sertanejo de Chitãozinho & Xororó é o mesmo que apreciar o romantismo que há na beleza de uma chuva de verão. São três vozes únicas, três violinistas de primeira categoria e um arranjo cheio de dedilhados e solos.

Se a versão completa tem alguns licks e situações que você ainda não domina muito bem, não se preocupe! Com a cifra simplificada, tocar a música Sinônimos vai ser muito mais tranquilo do que você imagina.

Imagine – John Lennon

No começo dos anos 70, pós Beatles, John Lennon trabalhou firme com o supergrupo The Plastic Ono Band. Por ali passaram vários músicos da prateleira de cima do rock, como, por exemplo, Alan White e Eric Clapton. Um dos trabalhos mais notáveis dessa galera foi o hino pacifista Imagine.

Por mais que seja uma música feita para piano, você pode fazer umas adaptações para violão. A versão completa apresenta acordes relativamente complexos e alguns dedilhados. Porém, a cifra simples de Imagine é bem fácil!

Lanterna dos Afogados – Os Paralamas do Sucesso

Os três mosqueteiros do pop rock nacional são responsáveis por canções que contam histórias da vida da gente, não importa qual seja sua idade 😉 Uma das canções mais bacanas d’Os Paralamas do Sucesso é Lanterna dos Afogados, cuja letra tem um significado que você precisa conhecer.

O bend mais top do BRock não consta na cifra simplificada de Lanterna dos Afogados. Porém, com cinco acordes, você toca esse clássico e – de quebra – faz um som que agrada em cheio a galera.

O Sol – Vitor Kley

Querendo ou não, há uma tendência good vibes no pop brasileiro. Um dos expoentes desse movimento é o gaúcho Vitor Kley, um cara que tem criado algumas canções que não saem de playlists e paradas de sucesso.

Para tocar essa música na versão original, além de usar capotraste, você precisa saber como fazer acordes complexos. Já na cifra simplificada de O Sol, você resolve essa questão facilmente. De antemão, saiba que o grande segredo está na batida.

Aulas de violão com cifras simplificadas

Se você está realmente determinado a aprender tocar violão, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para os músicos iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos conteúdos abaixo e, certamente, não se arrependerá.

E não acabou por aí, hein? “A palheta que você não pode perder” está nas próximas linhas :)

Curso de violão do Cifra Club

Chegou a hora de dar o primeiro passo mais firme rumo ao aprendizado? Se a sua resposta for “sim”, saiba que o Cifra Club será o seu guia. De maneira acessível e inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão no projeto Como Tocar Violão, um curso de violão online e gratuito.

A didática das aulas é voltada para iniciantes. Desta forma, você vai conferir conteúdos que dão dicas sobre “qual violão comprar”, que ensinam “como afinar o instrumento”, entre outros temas básicos.

No final das contas, você fechará um ciclo de aprendizado com o título de Rei da rodinha de violão. Em outras palavras, o cara que vai animar todas as festas, viagens com galera, acampamentos e luaus.