Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de Cristiano Araújo?

Confira dicas certeiras para tocar com facilidade as cifras de Cristiano Araújo no violão!

Chegou a hora de aprender as cifras de Cristiano Araújo! Nesse sentido, listamos grandes sucessos do cantor que não podem faltar no seu repertório sertanejo. Portanto, afine o seu violão e venha com a gente nessa!

Cristiano Araújo em performance ao vivo
Cristiano Araújo deixou seu legado marcado como um dos maiores representantes recentes da música sertaneja (Foto: Divulgação)

Com sua inegável influência no sertanejo até os dias de hoje, Cristiano Araújo ainda encanta corações com suas canções. Por isso, como forma de homenagem a esse ídolo, vamos relembrar e aprender as suas melhores músicas. Ao mesmo tempo, você vai turbinar os estudos de sertanejo no violão!

15 cifras de Cristiano Araújo para tocar no violão hoje

A seguir, você confere dicas certeiras que irão te ajudar no aprendizado dessas músicas, seja você iniciante ou mais experiente musicalmente. Bora matar a saudade desses hits do sertanejo?

  • Hoje Eu Tô Terrível
  • Você Vai Ficar Em Mim
  • As Lágrimas Vão Te Afogar
  • Por Que
  • De Quem É a Culpa
  • Se Olha No Espelho
  • Perdeu o Cara Errado
  • Mente Pra Mim
  • Blackout
  • Efeitos
  • Cê Que Sabe
  • É Com Ela Que Eu Estou
  • Você Mudou
  • Maus Bocados
  • Caso Indefinido

1. Hoje Eu Tô Terrível

Entre as melhores cifras de Cristiano Araújo para tocar, Hoje Eu Tô Terrível possui 5 acordes. Entre as pestanas, temos os shapes Bm e F#7 – note que o C#7 está em uma forma alternativa e não utiliza o fundamento. Ademais, atente-se ao ritmo, pois você deve sincronizar as batidas com as pausas. Para facilitar, pratique ouvindo a música ao mesmo tempo.

2. Você Vai Ficar Em Mim

Na introdução de Você Vai Ficar Em Mim, há um pequeno solo, que servirá como guia para o ritmo da música. Na parte inicial, toque puxando as cordas e depois siga com a batida. Essa canção possui somente uma pestana (F) e mais 5 acordes: A, C, Dm, G e G/B.

3. As Lágrimas Vão Te Afogar

Em As Lágrimas Vão Te Afogar, os solos aparecem na introdução e no meio da música. Apesar de ambos incluírem a técnica de slide, o primeiro é mais simples, enquanto o segundo é um pouco mais complexo. Logo, treine repetições e busque fixar a melodia. O ritmo também possui variações na levada entre a primeira parte, pré-refrão e refrão. No total, são 7 acordes, sendo 3 com pestana (Bm7, F#m e Gm).

4. Por Que

De modo geral, os 9 acordes de Por Que possuem dificuldade intermediária, pois 6 shapes têm pestana. No decorrer da música, há algumas frases, que estão indicadas na cifra. Tente fixá-las antes de começar a tocar. Além disso, na primeira estrofe, o ritmo é tocado puxando as cordas e depois segue com batidas até o final.

5. De Quem É a Culpa

O solo da introdução de De Quem É a Culpa é uma adaptação do piano para o violão, mas nada muito complicado. Caso ainda esteja iniciando os estudos no instrumento, além das pestanas, o acorde F/A pode trazer certa dificuldade. No mais, o ritmo segue praticamente o mesmo do início ao fim, mas é preciso ficar ligado nas pausas!

6. Se Olha No Espelho

Para tocar Se Olha No Espelho, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Primeiramente, as pausas entre as estrofes e os toques para baixo no pré-refrão. Além disso, há uma rápida passagem nos acordes G, F, Em e Dm antes do refrão.

7. Perdeu o Cara Errado

Perdeu o Cara Errado possui dois ritmos diferentes: um para a primeira estrofe, que é mais reto e padrão, e outro para o restante da música, que segue a batida de vaneira. Ademais, a música possui 8 acordes, incluindo 2 pestanas (Bm7 e C9). Atente-se às passagens entre os shapes de D9 e G e também entre D9, A9, G e Em7.

Que tal aprofundar seus estudos da vaneira e de várias outras batidas sertanejas? Então, conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

8. Mente Pra Mim

Os solos de Mente Pra Mim aparecem na introdução e no meio da canção. Para tocá-los com precisão, veja cada um com calma – para não se perder na execução das notas – e treine a técnica de slide. Apenas 2 dos 8 acordes não possuem pestana (os básicos E e A). Portanto, força nos dedos para montar esses shapes!

9. Blackout

A introdução de Blackout conta com um pequeno solo, que exige a técnica de double stop (quando são tocadas duas notas ao mesmo tempo). Nas duas primeiras frases da primeira estrofe, faça todas as batidas para baixo e, em seguida, siga com a levada. Ao todo, são 10 acordes, e apenas um tem pestana (B).

10. Efeitos

Em Efeitos, uma das melhores músicas antigas de Cristiano Araújo, os solos são tocados na introdução e após o primeiro refrão. Novamente, a técnica de slide será bastante utilizada aqui. A música possui apenas 4 acordes (Dm, C, Bb e F), e muitas vezes o ritmo é dividido entre eles. Então, acompanhe a cifra para saber o tempo exato das transições de um para outro.

11. Cê Que Sabe

Antes de começar a tocar Cê Que Sabe, coloque o capotraste na 3ª casa. É importante separar a música por partes (introdução, primeira parte, segunda parte, pré-refrão e refrão), para facilitar o seu aprendizado. Essa cifra possui grau de dificuldade um pouco maior, pois inclui dedilhados, técnicas de hammer on e pull off e diferentes batidas. Assista à videoaula abaixo para saber tudo:

12. É Com Ela Que Eu Estou

Uma das melhores músicas de Cristiano Araújo, É Com Ela Que Eu Estou possui 10 acordes! Os dois shapes com pestana são bem parecidos (F e Fm), já que a única mudança de um para o outro é a ausência do dedo 2. O ritmo possui variações, mas você pode conferir a explicação completa na videoaula a seguir:

13. Você Mudou

Os solos de Você Mudou aparecem na introdução, no meio e no final da música. Pratique quantas vezes precisar, e atente-se para as técnicas de slide, vibrato, hammer on e pull off. Além disso, a música possui 7 acordes, todos básicos: Dm, Bm, G, A, Em, C e C#m7.

14. Maus Bocados

Antes de tudo, lembre-se de colocar o capotraste na 3ª casa para tocar Maus Bocados. Ao todo, a música possui 7 acordes e apenas uma pestana (Bm). Porém, os shapes de D9/C#, D9/F# e E/G# podem trazer dificuldade, principalmente para os iniciantes no violão. Na videoaula abaixo, você aprende como fazer também as variações no ritmo:

15. Caso Indefinido

Chegando ao fim das cifras de Cristiano Araújo, Caso Indefinido conta com 10 acordes. O grande lance aqui é conseguir dominar as técnicas de palm muting, slide e hammer on para executar o dedilhado da canção. Caso tenha dúvidas, assista à videoaula abaixo para mais dicas:

Então, curtiu aprender a tocar as melhores músicas de Cristiano Araújo no violão? Certamente, esses sucessos te ajudaram a aprender e aprimorar suas técnicas no instrumento.

Para continuar evoluindo nos ritmos sertanejos nas seis cordas, não deixe de conferir o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino musical online, você aprofunda os seus conhecimentos com um método pensado no seu desenvolvimento musical.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK