Cifra Club

Como tocar as músicas do Sorriso Maroto? Confira as cifras!

Quem é do samba e do pagode não pode deixar de fora do repertório as músicas do Sorriso Maroto! Afinal, estamos falando de um dos principais grupos do gênero em atividade. São 25 anos de história sendo celebrados em 2022 e vários prêmios e grandes sucessos acumulados na carreira.

Vocalista Bruno Cardoso cantando as músicas do Sorriso Maroto em performance ao vivo
O vocalista Bruno Cardoso cantando em show do Sorriso Maroto (Foto/Reprodução/Internet)

Formado no Rio de Janeiro pelo cantor e pandeirista Cris Oliveira, o grupo é liderado pelo vocalista e compositor Bruno Cardoso. Além desses dois, compõem a banda os músicos Sérgio Jr., Vinícius Augusto e Fred Araújo. A partir de agora, você vai conferir as cifras de alguns dos seus maiores sucessos. E então, partiu?

As cifras das melhores músicas do Sorriso Maroto

Nossa sugestão de repertório com músicas do Sorriso Maroto reúne algumas das principais obras do grupo ao longo de sua trajetória. Em geral, como você verá, as cifras dessas canções são relativamente complexas, cheias de acordes. Mas, se você ainda não está em um nível avançado, não desanime!

Com nossas dicas, versões simplificadas e uma videoaula, tudo ficará mais fácil! Ah, e aliás, não deixe de conferir também as cifras pra cavaquinho e ukulele de cada faixa. E aí, pronto pra cair no samba?

1. Futuro Prometido

A cifra de Futuro Prometido inclui um riff de abertura, que não chega a ser um grande desafio. Da mesma forma, daí por diante, os acordes podem até parecer complexos, mas na prática nem são tanto assim. À exceção, talvez, de um D7/b9 ali no meio, mas nada de perder muito o sono.

2. Sinais

As coisas podem se complicar um pouquinho na execução de Sinais. Aí sim, talvez você precise de ainda mais atenção em acordes como B/C# ou E7/9. Mas se o desafio estiver muito grande, explore as várias versões alternativas da cifra.

3. Ainda Gosto de Você

Bateu saudade desse grande sucesso de 2002? Pois saiba que Ainda Gosto de Você não exige um domínio muito grande do instrumento pra ser tocada. Afinal, conta apenas com 8 acordes de complexidade média-baixa. Então, já pode entrar direto no seu repertório!

4. E Agora Nós?

E Agora Nós? é uma música que vale muito a pena aprender a tocar. Mas talvez isso demore um pouco, porque seus acordes são tão complexos quanto os nomes deles. Veja, por exemplo, o C#7+/5- e o Gm7/9. Bora exercitar os dedos!

5. Não Tem Perdão

Mais uma das melhores músicas do Sorriso Maroto, Não Tem Perdão também é cheia de acordes tão complexos quanto seus nomes. Mas não desista diante de algo como C#m7/13 ou Fm7/D#. Se não estiver dando conta, tente a versão simplificada, com 8 acordes mais simples. 

6. 50 Vezes

Sucesso recente com participação do Dilsinho, 50 vezes é perfeita pra levantar a audiência e fazer todo mundo cantar junto. É, de longe, a música mais fácil de tocar desta lista. Afinal, qualquer principiante pode executar os acordes de C, D, G e Am7. Só isso mesmo? Sim, só isso!

7. Me Espera

A cifra principal de Me Espera é bastante complexa, tanto pela quantidade quanto pelos acordes em si. Mas ela também conta com uma versão simplificada, que tem apenas 4 acordes super básicos. Então, se você é iniciante, confira essa alternativa e toque sem medo!

8. A Primeira Namorada

Apesar dos seus 25 acordes, A Primeira Namorada não é exatamente a mais difícil de tocar nesta lista. Isso porque somente poucos desses shapes podem representar um desafio de verdade. De qualquer forma, tem também uma versão simplificada, que possui apenas 8 acordes básicos.

9. Ainda Existe Amor Em Nós

Essa é mais uma canção que tem mais quantidade do que complexidade nos acordes de sua cifra. Ainda Existe Amor Em Nós é super romântica desde o riff inicial e com certeza vai fazer bastante gente cantar junto. Então, não deixe de tentar!

10. Eu Vacilei

Outro sucesso das antigas, Eu Vacilei possui vários acordes complexos com 7ª e 9ª, além de outros de configuração mais difícil. Mas vale a pena dedicar-se um pouquinho pra executar este verdadeiro clássico dos corações partidos.

11. Faz Assim

Com grau de dificuldade intermediário, tanto pela quantidade quanto pela complexidade dos acordes, Faz Assim também é um clássico. Isso significa que vale sim o esforço para tentar encarar os 12 shapes presentes em sua cifra.

12. Guerra Fria

Agora temos a parceria do Sorriso Maroto com a dupla Jorge e Mateus, lançada em 2013. A cifra de Guerra Fria inclui um belo riff de abertura e pode até ser um pouco complexa, mas também tem versões simplificadas. Não deixe de conferi-las, caso necessário.

13. Assim Você Mata o Papai

Primeira música da banda a ser trilha de novela, o hit Assim Você Mata o Papai possui apenas 6 acordes, sendo nenhum com alto grau de complexidade para se executar. Perceba, por exemplo, como até um shape de nome mais difícil, como D5(9), é bem fácil na verdade. E como se não bastasse, a canção tem ainda uma videoaula especial do Cifra Club. Veja só:

14. Amanhã

Apesar da quantidade de acordes, a cifra de Amanhã não é tão complicada assim. Nem mesmo os shapes de nome comprido, como Bm7/5-, chegam a ser um desafio. Ainda assim, se quiser, você pode conferir a versão simplificada com apenas 8 acordes.

Compartilhe as sugestões de músicas do Sorriso Maroto

Se você curtiu nosso artigo, não deixe de mandar para os seus amigos e colegas músicos, principalmente os que são fãs de Sorriso Maroto! Enfim, bora espalhar essa energia boa do samba e do pagode, além do romantismo todo que esse grupo exala. Além disso, continue tocando e praticando sempre! A gente se vê numa próxima!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK