Cifra Club

Cifras de música brega: as 7 melhores pra relembrar e tocar no violão

Aprender cifras de música brega significa exaltar, da forma merecida, esse gênero musical que marcou uma geração e moldou a música popular brasileira. Para te ajudar a prestar essa homenagem e deixar o estilo mais vivo do que nunca, elaboramos esta lista com indicações para tocar no violão

Cantor Amado Batista sentando com violão em mãos, pronto para tocar cifras de música brega
Amado Batista, um ícone da música brega, romântica e brasileira (Foto/Divulgação)

As músicas escolhidas a seguir refletem o que há de melhor no brega a partir de representantes ilustres. Certamente, eles nos ajudarão a reviver um pouquinho do que foi esse símbolo da cultura nacional. Preparado?

Então, é hora de conhecer excelentes cifras de música brega e, de quebra, visitar um importante momento da cultura brasileira.

Vamos lá!

1. Garçom – Reginaldo Rossi

Nada melhor do que começar com o Rei do Brega, o saudoso pernambucano Reginaldo Rossi. Afinal, o cara foi e sempre será lembrado por esse estilo que marcou muitos corações Brasil afora. Ainda foi quem pegou a alcunha “cafona”, atribuída aos cantores da época, e a transformou em um alter ego presente em muitas das suas letras.

Então, nossa primeira cifra de música brega desta lista vai ser o maior sucesso do Rossi. Até porque é praticamente impossível você não conhecer esse hino lá de 1987. Se você deseja aprender a cifra de Garçon, saiba que só vai precisar de 7 acordes simples de tocar. Para o ritmo, fica a dica de fazer a técnica de abafar as cordas em todas as batidas para baixo. Isso vai dar um ar percussivo digno de quem manja do que está fazendo. 

2. Eu Não Sou Cachorro Não – Waldick Soriano

A sofrência não existia antes de Waldick Soriano e temos como provar! A música “Eu não sou cachorro não” está aí para não deixar ninguém sem afogar as mágoas devidamente. Na verdade, o cantor era mestre no assunto e tem vários outros sucessos como Torturas de Amor e Dama de Vermelho, verdadeiros tesouros do brega.

A cifra de Eu Não Sou Cachorro Não é fácil e ideal para tocar no final da festa para fazer todo mundo cantar o célebre refrão. São apenas 4 acordes para a música inteira (A, A7, D e E7) e um ritmo só. O segredo para uma performance memorável é caprichar no gogó e, quem sabe, arranjar um chapéu preto e óculos escuros para compor o visual. Veja este vídeo para se inspirar:

3. Meu Ex-Amor – Amado Batista – uma das cifras de música brega mais fáceis

Não podíamos esquecer de um cantor que é amado até no nome e que está há mais de 40 anos na estrada da música popular. Amado Batista é um dos recordistas em vendas de discos e até hoje faz muito sucesso nesse cenário. Esse tem propriedade quando o assunto é brega e fica até difícil escolher uma só música: Secretária, Princesa, Folha Seca

Porém, nesta sugestão de repertório vamos trabalhar com a cifra de Meu Ex-Amor. Afinal, essa canção consegue explorar seu conhecimento no violão sem deixar de ser bem simples. Por exemplo, a música só tem 4 acordes, porém um deles é uma pestana. De quebra, rola uma tablatura para um solinho inicial que você tem que aprender. Confira já!  

4. Eu Vou Tirar Você Desse Lugar – Odair José

Dando continuidade à lista com cifras de música brega, é hora de citar o grande Odair José. O cantor sempre esteve à frente do seu tempo e demonstrava isso nas suas letras, que tratavam de temáticas consideradas tabus na época. Inclusive, ele teve canções censuradas em meados dos anos 70.

Sobre a cifra de música brega da vez, a escolhida é Eu Vou Tirar Você Desse Lugar, clássico que conta com oito acordes. Então, é bem importante ficar de olho para saber a hora certa de usar cada um deles. E para o ritmo não tem mistério: é uma batida bem parecida com a primeira e segunda música desta lista. Então, basta aprender uma vez para tirar várias canções. 

5. Fogo e Paixão – Wando

Outro símbolo da música brega que não podia ficar de fora é o Wando. Com um estilo mais romântico, o cantor se direcionava com mais evidência para as mulheres, que formavam uma verdadeira legião de fãs. Aliás, a coleção de calcinhas (dada por elas) era uma das marcas registradas desse ícone.

O hino brega escolhido aqui só poderia ser Fogo e Paixão, música cuja cifra conta com 14 acordes bem simples. Essa quantidade de acordes, no entanto, exige atenção dobrada. Para o ritmo, vai uma dica: nas batidas para baixo, procure abafar as cordas também afrouxando os acordes, criando um compasso mais swingado. 

6. Porque Brigamos – Diana – voz feminina entre as cifras de música brega

E o brega também tem grandes representantes femininas, como a cantora Diana. Uma  curiosidade é que ela foi esposa de Odair José, outro grande ícone que já apareceu por aqui.

A música Porque Brigamos, canção de maior sucesso da cantora, é uma versão da música I Am… I Said, do Niel Diamond. Pois é, e a cifra dessa música é ideal para quem procura poucos acordes, afinal tem apenas 4, porém todos com pestanas. Essa também é uma baita opção para quem está começar a aprender a tocar e cantar.

7. No Toca-Fitas do Meu Carro – Bartô Galeno 

Por fim, precisamos falar do paraibano Bartolomeu Silva, também conhecido como Bartô Galeno. O cantor, que começou sua carreira aos 10 anos de idade com performances em rádios, contribuiu muito para o cancioneiro popular brasileiro.

A música escolhida é perfeita para quem teve o coração partido (e quem não teve, não é mesmo?). Isso porque a letra trata justamente de uma canção que faz lembrar do crush que ficou para trás. Profundo hein? A cifra da clássica No Toca-Fitas do Meu Carro tem um ritmo bem lento e a batida geralmente se repete para cada um dos 8 acordes. Confira a música antes de tocá-la, mas prepara um lencinho antes:

Estas foram as cifras de música brega que você não pode deixar de tocar no violão. Apesar de bastante estigmatizado, esse gênero musical não parou de crescer e ganhou variações do estilo, como o tecnobrega, por exemplo. Então, deixe a vergonha de lado e embarque na “breguice”, na aglutinação de sons e, claro, em muita sofrência.

Outros posts que você pode gostar:

Ah, e se o seu foco for aprender cada vez mais a tocar violão, conheça o CifraClub Academy. Seja lá qual for o seu estilo musical, é como ter um professor particular sem nem sair de casa e, melhor, por um preço acessível. Não perca essa oportunidade!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK