7 cifras de músicas para homenagear irmãos

Por Bella Souza

O que pode ser melhor do que uma bela performance cheia de emoção para presentear a sua companhia mais longa? Portanto, montamos essa lista de cifras de músicas para homenagear irmãos com o intuito de te ajudar nessa data.

Desde composições históricas feitas de irmão para irmão até letras literais sobre o tema, aqui você vai encontrar um pouco de tudo. Dessa forma, há histórias antigas, parcerias novas e, principalmente, muitos conselhos e corações abertos.

1. Wonderwall – Oasis

Uma das duplas mais polêmicas da música, os irmãos Gallagher parecem estar sempre em pé de guerra, mas há também muito amor nessa relação. Em síntese, a prova disso é a música de maior êxito do Oasis, Wonderwall, um presente de Noel para Liam. Conta o músico que a canção foi um meio de pedir desculpas após uma (adivinha!) briga entre os dois. Assim, independente do histórico dessa dupla, a parceria de anos é bem maior do que qualquer desacordo.

Oasis fez uma das melhores cifras de músicas para homenagear irmãos
Nada como uma trollada entre irmãos (Foto/Divulgação)

Aprenda a tocar Wonderwall com sete acordes fáceis e o capotraste na segunda casa. Toda a canção se concentra entre a quarta e sexta casa e a progressão dos acordes é bem agradável de ser tocada. Até mesmo os iniciantes no violão não terão dificuldade com a cifra, mas atente-se às batidas, silêncios e momentos de deixar o acorde soar. Por fim, se possível, não pule os dedilhados, eles são simples e dão identidade à canção!

2. Brother – Kodaline

A canção presente no álbum Politics of Living (2018) não fala sobre ligações de sangue, mas de coração. Em mais uma emocionante interpretação do vocalista Steve Garrigan, Brother é um destaque na discografia e na videografia da banda. Impossível deixar essa de fora na nossa lista de cifras de músicas para homenagear irmãos.

Aprenda a tocar Brother com o capotraste na terceira casa e cinco acordes somente. Aqui não há mistérios e você ainda pode tornar a melodia mais interessante brincando com as batidas. O grande momento em Brother é a ponte, onde, na versão original, a percussão toma a frente. Dê contraste no final da primeira e terceira linha da ponte e, claro, divirta-se!

3. Hey, Brother – Avicii

Sucesso do saudoso Avicii, a canção estourou em 2013 e é uma das maiores responsáveis pelo êxito do DJ mundo afora. Por mais que seu irmão não saiba inglês, essa aqui ele vai entender de primeira. Use-a para uma performance mais alegre

Aprenda a tocar Hey, Brother com o capotraste na terceira casa. Na videoaula você aprende o arranjo com dois violões, mas, caso vá tocar sozinho, se atenha aos acordes base e à batida folk característica. O solo pós refrão é importante, mas você pode escolher entre tocá-lo ou preencher a parte com os acordes. 

4. Dias e Noites – Sandy e Júnior

A canção do estrondoso sucesso Dig-Dig-Joy (1996), é uma releitura de We’ve Got Tonight, de Kenny Rogers. Na mão da dupla, a melodia acompanha uma letra sobre o amor fraterno. Perfeito para entrar na nossa lista de cifras de músicas para homenagear irmãos!

Aprenda a tocar Dias e Noites, com seis acordes em D (Ré Maior). Mesmo os iniciantes não devem encontrar problemas na execução, já que a sequência de acordes não se altera nos versos e refrão, apenas na ponte. Aproveite para ser criativo na melodia lenta!

5. Vienna – Billy Joel

Um clássico que dispensa apresentações! Se você é o irmão mais velho ou aquele na posição de dar um bom conselho, invista nessa aqui. Em suma, esse clássico do incrível Billy Joel está cheio de frases para guardar e momentos para se emocionar.

Aprenda a tocar Vienna com dezesseis acordes em A. O excesso de acordes vale o investimento, tendo em vista o resultado espetacular que é tocar esse sucesso atemporal. A introdução original é no piano, mas você pode reproduzi-la dedilhando os acordes ou já iniciando a batida. Por fim, se a intensidade para preencher o solo pós refrão e, acima de tudo, divirta-se!

6. Everything I Wanted – Billie Eilish

No início do clipe de Everything I Wanted, Billie faz uma declaração sobre a sua amizade com Finneas, seu irmão. Assim, a canção é como uma desabafo sobre a fama e a necessidade da companhia dele, seu maior parceiro musical. O refrão diz “Enquanto eu estiver aqui, ninguém pode te machucar”, reafirmando a união dos dois. Uma bela declaração, certo?! Caiu até um cisco no olho aqui.

Aprenda a tocar Everything I Wanted com apenas cinco acordes em D (Ré Maior). O dedilhado na introdução é fundamental para o humor da faixa, mantenha-o ao longo dos versos e troque por batidas no refrão. Por fim, feche sua performance brincando com o arranjo ao final, essa pode ser sua chance de tornar o acústico gigante!

7. Icu (Madison’s Lullaby) – Demi Lovato

Icu (I See You), do álbum Dancing With The Devil: The Art Of Starting Over (2021), foi escrita diretamente para a irmã de Demi. Deitade em uma cama de hospital após uma overdose, Lovato esteve acompanhade por Madison o tempo todo. Em conclusão, por conta do acontecido, Demi perdeu parcialmente a visão, e o nome da música brinca com esse significado.

Aprenda a tocar Icu (Madison’s Lullaby) com vinte e um acordes em F (Fá Maior). A canção é um R&B rebuscado, então a batida não será a mais óbvia aqui. Nada que a prática não resolva, não é mesmo?

A nossa sugestão de repertório chegou ao fim, mas as possibilidades para homenagear o seu irmão com uma música não. Dessa forma, relembre aquele sucesso de infância, a primeira canção que curtiram juntos ou outra que traga de volta alguma época de deixou saudade.

Use essa lista de cifras de músicas para homenagear irmãos para estender seu repertório e boa sorte!

Não se esqueça de compartilhar esse texto com os amigos e visitar o Cifra Club Academy para melhorar ainda mais seus dotes musicais.