Cifra Club

Aprenda as melhores cifras do John Mayer

Preparamos uma lista incrível com 18 cifras de músicas do John Mayer e dicas preciosas para te facilitar na hora de tocar!

Hoje vamos falar sobre um grande artista, que esbanja talento tanto como guitarrista quanto como compositor. Neste artigo, listamos 18 cifras do John Mayer para você tocar no violão ou na guitarra e arrasar!

John Mayer tocando guitarra
John Mayer é um dos mais virtuosos guitarristas da música moderna (Foto: Divulgação)

De fato, John Mayer é um dos maiores guitarristas da atualidade, possuindo até instrumentos com sua própria assinatura. Logo, aprender a tocar as canções dele é uma boa oportunidade de aprimorar e treinar suas técnicas e habilidades nas cordas.

Portanto, pegue seu instrumento, ache sua palheta e venha com a gente!

Cifras do John Mayer para tocar

As músicas do John Mayer são composições admiráveis e que com certeza te farão evoluir nas seis cordas.

Confira o setlist de hoje:

  • Slow Dancing In A Burning Room
  • Gravity
  • Free Fallin’
  • Daughters
  • XO
  • Stop This Train
  • Neon
  • Your Body Is A Wonderland
  • Shouldn’t Matter But It Does
  • In Your Atmosphere
  • New Light
  • Edge Of Desire
  • Heartbreak Warfare
  • Why Georgia
  • Who Says
  • No Such Thing
  • Waiting On the World to Change
  • Belief

Antes de partir para as cifras do John Mayer, veja o vídeo especial abaixo, que apresenta os motivos do guitarrista ser tão admirado no mundo da música:

1. Belief

Para tocar a base de Bilief, é importante que você saiba a técnica de double stops, pois ela será usada em grande parte da música.

Além disso, no decorrer da canção, você também vai utilizar as técnicas de slide, bend e release.

Dos 5 acordes da cifra, apenas o C não está em forma de pestana. Para o passo a passo completo da cifra, acesse a videoaula a seguir:

2. Waiting On the World to Change

Os solos de Waiting On the World to Change aparecem na introdução, no meio e no final da canção.

Você vai precisar praticar as técnicas de hammer on, slide e bend para executá-lo. Então, pratique cada parte com calma e treine quantas vezes precisar.

O ritmo segue o mesmo padrão do começo ao fim, e sempre será tocado dividido entre dois acordes.

Ao todo, são 7 acordes, e há 2 pestanas entre eles: Bm e Bm7.

3. No Such Thing

Em algumas partes de No Such Thing, há um riff, que pode ser dividido em duas partes, para facilitar.

A batida conta com diversas variações. Então, estude uma estrofe por vez e repare no tempo em que o ritmo é tocado em cada shape.

No total, são 11 acordes, sendo que 3 estão em forma de pestana (posicionados nas casas 2 e 4).

4. Who Says

Who Says é tocada com um dedilhado durante toda a música. Ele segue um padrão, mas conta algumas variações pontuais, em que aparecem hammer ons e pull offs.

Para facilitar a compreensão da música, já que ela tem muitas passagens, separe e estude uma estrofe por vez.

Dos 11 acordes, apenas um está em forma de pestana (Bm), na segunda casa. Quer saber mais detalhes? Assista à explicação completa na videoaula:

5. Why Georgia

Em Why Georgia, o ritmo é acompanhado por riffs, e nos refrãos entram as batidas. Repare as indicações na cifra para saber quando cada um é tocado.

Os riffs contam com dois padrões e exigem as técnicas de hammer on e pull off. Treine quantas repetições precisar, para fixar bem a melodia.

A música tem 12 acordes ao todo. Dentre eles, 4 estão em forma de pestanas, nas casas 1 e 3.

6. Heartbreak Warfare

Heartbreak Warfare é composta por 10 acordes, e nenhum deles possui pestana. Apesar das nomenclaturas, não se assuste com os shapes de D7M(9)/F# e F#m7(11)/C#, pois não são tão complicados quanto parecem.

A levada segue o mesmo padrão do começo ao fim da canção, com variação somente nos momentos em que será dividida entre dois acordes.

Saiba mais a aproveite para praticar junto com o instrutor na videoaula a seguir:

7. Edge Of Desire

A introdução de Edge Of Desire é tocada com um dedilhado. Na primeira parte, entram as batidas.

Dê atenção para as passagens entre as estrofes e também para o solo, que aparece já na parte final da canção.

A cifra é composta por 5 acordes, e 2 deles estão em forma de pestana (Bm e F#m), ambos na segunda casa.

Veja cada parte com calma e pratique repetidas vezes, principalmente o solo.

8. New Light

A levada de New Light segue uma base padrão, porém é preciso se atentar às variações, principalmente nos finais das frases. Isso porque é justamente nesses trechos que o ritmo será dividido.

Há 2 pestanas entre os 11 acordes da música (Bm e Bm7), ambas na segunda casa.

No meio da canção, aparece um solo. Acompanhe a tab de New Light e treine quantas vezes forem necessárias para dominar o trecho.

9. In Your Atmosphere

Para tocar In Your Atmosphere, primeiramente afine seu instrumento da seguinte forma: E – B – E – F# – B – E (de cima para baixo). Devido a essa afinação alternativa, as formas dos acordes são diferentes das mais habituais.

Ao longo das estrofes, há diversas variações, entre riffs, batidas e passagens. Separe a música em partes e veja cada uma com calma.

Os 8 acordes incluem 2 pestanas. Confira a explicação completa na videoaula abaixo:

Quer evoluir na guitarra de forma mais rápida? Aproveite o curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online, e turbine seus estudos nas seis cordas!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

10. Shouldn’t Matter But It Does

Antes de tocar Shouldn’t Matter But It Does, posicione o capotraste na quarta casa, para subir dois tons.

O ritmo possui algumas variações: na primeira, na terceira e na quinta estrofe, ele será tocado uma vez em cada acorde. No restante da canção, ele é dividido entre mais de um acorde. Tente acompanhar a versão original para perceber esses momentos e praticar as transições.

Os 6 acordes têm somente uma pestana entre eles (F), na primeira casa.

11. Your Body Is A Wonderland

Para tocar Your Body Is A Wonderland, a afinação do seu violão ou da sua guitarra deverá ser a seguinte: D – A – D – G – B – E.

A introdução e a primeira parte são acompanhadas por um dedilhado padrão, assim como o pré-refrão e o refrão. Já na terceira parte, o ritmo varia um pouco.

De modo geral, os 16 acordes da música possuem dificuldade intermediária. Assista à videoaula abaixo e veja a explicação completa de cada parte:

12. Neon

Se você está à procura de um desafio, Neon é uma ótima pedida! Primeiramente, afine a corda Mizona em Dó (Drop C).

Um ponto importante dessa canção é dominar a técnica de usar o polegar para fazer alguns acordes, como o Eb9. Separe a música em partes e treine com calma, notando cada detalhe.

A cifra tem 17 acordes no total. Veja mais dicas de como tocar Neon na videoaula abaixo:

13. Stop This Train

Na maior parte do tempo, Stop This Train será acompanhada por um padrão rítmico. Porém, na parte final, há uma variação.

A partir da terceira parte, há alguns trechos que são tocados com batidas. Para uma melhor compreensão, veja a canção por partes, treinando o ritmo junto das transições.

São 21 acordes no total! Para saber mais, assista à videoaula e confira a explicação detalhada:

14. XO

Para tocar XO, coloque o capotraste na segunda casa, para subir um tom. O ritmo será o mesmo do começo ao fim, com batidas alternadas. Contudo, olhos abertos para quando ele é dividido entre mais de um shape.

Ao todo, são 11 acordes, sem nenhuma pestana. Além disso, não se assuste com os nomes de C7M(6)/E e F7M(11+), pois suas formas são bem mais fáceis do que aparentam.

Veja a videoaula abaixo e saiba mais:

15. Daughters

Na versão original de Daughters, são usados dois violões: um para a base, e outro para o solo, sendo que o segundo é afinado em D – A – D – F# – A – D (de cima para baixo).

Para tocar o solo, você precisa dominar as técnicas de slide, vibrato e pull off.

O ritmo conta com variações, e há 20 acordes no total, alguns mais simples, como D, e outros mais complexos, como Em4(7).

Na videoaula a seguir, você pode conferir como tocar cada parte nos dois violões:

16. Free Fallin

Para tocar Free Fallin’, o capotraste vai na terceira casa, para subir um tom e meio.

Ela é tocada com um dedilhado padrão, que será usado em grande parte da música. Pratique hammer ons e pull offs, pois eles serão essenciais nesses trechos.

A terceira e a quarta parte contam com variações no ritmo, que é quando entram as batidas. Dos 6 acordes, 1 é montado com uma pestana (A4).

Assista à videoaula e confira mais dicas:

17. Gravity

Para tocar Gravity, afine suas cordas assim: C – G – D – G – B – E (de cima para baixo). Pratique a introdução e o solo com atenção.

O ritmo segue um único padrão, e a cifra conta com apenas 6 acordes. Dentre eles, há uma pestana na sexta casa (Eb9), e o shape de Gm/Bb também pode exigir certa dificuldade.

Veja a explicação completa de como tocar Gravity na videoaula abaixo:

18. Slow Dancing In A Burning Room

Em Slow Dancing In A Burning Room, você também precisará praticar a técnica do polegar na sexta corda para formar alguns acordes.

Os solos aparecem na introdução e também no meio da música. Para facilitar, separe em partes e treine quantas repetições precisar.

As estrofes e o refrão são acompanhadas por batidas, porém possuem variações na levada. Por fim, são 6 acordes ao todo.

Não perca a videoaula a seguir:

Conseguiu tocar as cifras do John Mayer? Sabemos que essa não é uma tarefa tão simples, mas que com certeza te faz evoluir nos estudos!

Sendo assim, se você tem interesse em aprofundar seu conhecimento nas seis cordas, acesse agora o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

Aprimore técnicas, acordes, leitura de tablaturas e muito mais. Assista às aulas de onde e quantas vezes quiser e aproveite materiais de qualidade por um preço acessível.

Vem com a gente nessa?

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK