Setlist essencial: Aprenda cifras de músicas do John Mayer

Por Bella Souza

16 de outubro é dia de letras apaixonantes, guitarras e cifras de músicas do John Mayer. Isso ou dançar sozinho na sala, fazendo air guitar, de olhos fechados, e com a língua presa entre os dentes. Na verdade, não conseguimos te ajudar com a segunda opção, mas se topar a primeira, vamos adiante!

John Mayer tocando guitarra
(Foto/Divulgação)

Para comemorar o aniversário do músico, montamos uma lista imperdível de composições de tirar o fôlego.

Seu solo de guitarra é o país das maravilhas

Apesar de hoje não ser um dia de TBT, vamos recapitular um momento emblemático da carreira de JM. Em 2009, no funeral de Michael Jackson, Mayer subiu ao palco para homenagear o rei do pop. Na ocasião, ele tocou o clássico Human Nature (1982).

Ao falar sobre a performance, o músico revelou ter optado por se apresentar sem voz, pois era na guitarra que ele se garantia. E é com esse nível de verdade e comprometimento somente com a perfeição que ele vem construindo sua intocável (calma, iniciante!) discografia.

Foi a partir de Heavier Things (2003), seu segundo álbum, que o músico começou a investir forte nos solos mais rebuscados e nas cifras que desafiariam os entusiastas do instrumento. O segundo trabalho o consolidou ainda mais na composição e os seguintes só confirmaram o óbvio: o cara é fenomenal!

Aqui no Cifra Club, inclusive, a gente não cansa de dizer o quão gênio John Mayer, conforme você confere a seguir:

O cara é um verdadeiro apaixonado por música e todas as suas ciências. Desde o começo, seus fundamentos nos reis do blues e do jazz o fizeram buscar a constante superação nesse universo maravilhoso. Portanto, seu diferencial é a disposição para explorar seu potencial e entregar sua melhor performance.

6 cifras de músicas do John Mayer para tocar hoje

Finalmente, aqui está a nossa seleção de cifras de músicas do John Mayer. Aqui você encontra as faixas fundamentais para o sucesso da carreira do artista. Uma coletânea rica e essencial para quem, assim como ele, ama e se dedica à música.

Daughters

Hit do seu álbum de estreia, o cara realmente meteu essa de primeira e ainda ganhou não apenas um, mas vários Grammys! Não, não é pouca coisa mesmo! A canção é um pedido de atenção aos pais sobre o relacionamento deles com suas filhas e o que elas podem tirar de suas criações.

Há duas opções de cifra de Daughters no Cifra Club. Optando pela versão principal (difícil), você precisará ajustar a afinação e tocar vinte acordes. Na versão simplificada (fácil), no entanto, não há ajuste de afinação e são onze acordes. Facinho, facinho! Ambas acompanham videoaula. Seja você veterano ou iniciante, não tem desculpa 😉

Your Body Is A Wonderland

Outro sucesso vindo diretamente do seu primeiro trabalho e ganhador de Grammy. A canção é uma das líderes da discografia do músico. Entre qualquer lista de cifras de músicas do John Mayer, deixar Your Body Is A Wonderland de fora é considerado crime federal.

Aprenda a tocar Your Body Is A Wonderland com generosos dezesseis acordes! Comece afinando a sexta corda (Mizona) em D (Ré). A melodia é bem detalhista e os iniciantes podem travar um pouco na terceira parte da tablatura, onde são introduzidos dois acordes mais rebuscados. Contudo, confie na nossa videoaula para te ajudar com as técnicas.

Gravity

Se existe melodia mais romântica na carreira de John Mayer, desconhecemos! A cifra mais popular do John está nos excelentes Try! (2005), ao vivo, e Continuum (2006), de estúdio.

Para começar a tocar Gravity, escolha entre as versões principal ou simplificada. Na simplificada, você vai tocar a base da música utilizando seis acordes e obter um resultado lindo. Nesse contexto, não há preocupação para os iniciantes. Na versão principal, você precisa afinar a quinta e sexta corda em G (Sol) e C (Dó), respectivamente, para aprender também os solos.

Slow Dancing In a Burning Room

A mágica de Slow Dancing In a Burning Room está logo no título. Se a letra já não te ganhou, o instrumental rebuscado vai. Aqui é melodia lenta, sentimento e detalhe.

Para aprender a tocar Slow Dancing In a Burning Room, você vai precisar de seis acordes e paciência com os (incríveis e difíceis!) solos. A cifra completa vale o esforço, até mesmo porque os versos são “mamão com açúcar” e você pode aprender a usar o polegar para tocar! Portanto, foco na tablatura e play na videoaula!

Neon

Iniciante aqui tem que ter coragem. Muita coragem. Neon é a mais complicada entre as cifras de músicas do John Mayer. A faixa apareceu primeiro no EP Inside Wants Out (1999), em versão acústica, e depois veio a figurar também no Room For Squares (2001). Mas o que arrepiou até os veteranos, no entanto, foi a animalesca versão ao vivo de Neon em 2007. 

Primeiramente, são dezessete acordes no total e a cifra de Neon exige que a sexta corda seja afinada em C (Dó). O próximo passo é uma preparação mental e física para acompanhar o tempo da canção que se divide entre velozes dedilhados e batidas. Portanto, essa cifra requer foco, atenção e dedicação. A complexidade do solo principal pode te fazer chorar um pouco no caminho, mas persista na videoaula se quiser chegar onde poucos chegaram!

Last Train Home

A faixa é fruto do trabalho mais recente de John Mayer. Sob Rock (2021) traz uma sonoridade oitentista que acena para grandes bandas e artistas da época. Com isso, a novidade veste bem o cantor, como já provado no single “New Light”. 

Preenchida com uma levada enérgica, a cifra acústica de Last Train Home é de nível difícil, mas apenas pela dinâmica da melodia. Em suma, são nove acordes e o segredo está no padrão da batida. Afinal, as técnicas percussivas que JM utiliza em suas canções acústicas ficam evidentes nessa canção. Foque em reproduzir essa característica corretamente assistindo a videoaula.

Por fim, John Mayer já soou blues, folk, pop, rock, country e pegou referência de onde pôde. Contudo, no final do dia, a gente sempre traça o caminho de volta para as impressões que ele mesmo criou e fundiu à indústria durante esse século. Uma identidade própria e um talento que continua crescendo a cada trabalho.

Assim, a nossa seleção de cifras de músicas do John Mayer fica por aqui. Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e os chame para dividir solos e bases contigo.

Mais posts para você: