Cifra Club

20 cifras simplificadas de MPB para tocar hoje

Se você é fã da MPB e quer tocar músicas do gênero no violão, não perca este artigo! Separamos as melhor cifras de uma forma simplificada para você aprender.

A Música Popular Brasileira é símbolo de nossa identidade nacional! Da mistura com outros estilos, como o rock, e sucessivas reinvenções, nasceram novos ritmos, que são a cara do Brasil. Então, para que todos consigam tocar, hoje vamos te ensinar as melhores cifras simplificadas de MPB no violão!

Zé Ramalho tocando violão e cantando em show
Zé Ramalho é um dos principais nomes do movimento da MPB (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que as cifras simplificadas facilitam bastante na hora de tocar violão, mas não tiram as principais partes nem o sentido das canções. Além disso, claro, também exigem muito estudo e dedicação, independentemente do nível que esteja.

Como tocar cifras simplificadas de MPB?

A seguir, você confere músicas das mais antigas e também das novas gerações da MPB. Alguns dos sucessos que preparamos para você são:

  • Sozinho
  • Trem-Bala
  • Eu Te Devoro
  • Garotos II
  • Aquarela
  • João e Maria
  • Ainda Bem

Afine o seu violão, separe sua palheta e vamos às dicas!

1. Sozinho — Caetano Veloso

Para tocar Sozinho, você vai precisar de 9 acordes. Dentre eles, apenas uma pestana: Bm. Nessa música, temos duas levadas que ficam se repetindo da introdução até o final. Para conferir todos os detalhes, assista à videoaula abaixo:

2. Chão de Giz — Zé Ramalho

Em Chão de Giz, vamos precisar de somente uma batida para tocar a canção inteira. Então, treine bastante a levada e as trocas de acordes. Aliás, de maneira geral, os 6 shapes são bem tranquilos, com apenas uma pestana (Bm). Uma dica é treinar juntamente com a videoaula a seguir, para ser bem assertivo no tempo em cada acorde:

3. Trem-Bala — Ana Vilela

Para tocar Trem-Bala, coloque o capotraste na 2ª casa, para subir um tom. Essa música conta com apenas 3 acordes. São eles: A9, D9 e E. O ritmo segue um padrão, que consiste em tocar o bordão e puxar as três primeiras cordas. A única variação está no último refrão, onde são feitos alguns toques para baixo. Veja a explicação na videoaula:

4. Por Onde Andei — Nando Reis

A cifra de Por Onde Andei conta com 5 acordes. Nos versos, a sequência de shapes é CGDmF. Porém, nos refrões, o Dm é substituído pelo Bb5(9). Quanto ao ritmo, a mesma levada seguirá durante toda a canção. Para saber o passo a passo de como tocar esse sucesso da MPB, acesse à videoaula a seguir:

5. Velha Infância — Tribalistas

Se você é iniciante, Velha Infância é uma boa oportunidade para treinar trocas de acordes e batidas. Isso porque a canção do Tribalistas só tem 3 acordes, apenas um ritmo e shapes que seguem uma sequência do início ao fim. Ademais, atente-se ao tempo do ritmo em cada acorde e não se esqueça do capotraste na 2ª casa para tocar no tom original.

6. Fico Assim Sem Você — Adriana Calcanhotto

Fico Assim Sem Você é considerada de nível intermediário, devido às pestanas e acordes mais complicados. Ao todo, a música tem 8 acordes e é tocada em dedilhado. Mas, se preferir, você pode executar batidas cheias. Só não se esqueça do capotraste, que vai na 1ª casa para subir meio tom.

7. Eu Te Devoro — Djavan

Eu Te Devoro conta com 9 acordes, sendo que 4 têm pestanas. O ritmo padrão, tocado com batidas, segue do começo ao final. Preste atenção nos momentos em que a levada será tocada uma vez em cada shape e em quando há variações. Confira a explicação detalhada na videoaula a seguir:

8. Trevo (Tu) (part. Tiago Iorc) — Anavitória

Antes de começar a tocar Trevo (Tu), lembre-se de colocar o capotraste na 3ª casa. Essa canção conta com apenas 5 acordes, todos sem pestana. Na versão original, o ritmo é tocado em dedilhado, mas você também pode tocar com batidas. Por fim, treine ouvindo a música, para se habituar com a levada.

9. De Janeiro a Janeiro — Roberta Campos

De Janeiro a Janeiro é uma boa opção para você que está começando a praticar pestanas. Nesse sentido, 2 dos 6 acordes da canção possuem o fundamento, o que é bom para treinar transições. O ritmo é o mesmo em toda a música, com variação apenas na introdução, em que são feitos 3 toques alternados em cada shape.

10. Garotos II — Leoni

Para tocar Garotos II, são necessários 8 acordes, incluindo somente uma pestana: Bm. Um ponto de atenção nessa canção é saber em quais partes o ritmo é tocado uma vez em cada acorde e quando ele será dividido. A levada conta com um toque para baixo com as cordas abafadas. Portanto, treine essa técnica. Agora, veja mais dicas na videoaula:

Se você tem interesse em aprender mais sobre técnicas, batidas e repertório no violão, aqui vai um convite especial: conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Aquarela — Toquinho

A cifra de Aquarela, embora não pareça, não é tão complicada assim. Ao todo, são 10 acordes, mas nenhuma pestana. O ritmo será um só em toda a canção, então treine bem a levada. Saiba mais detalhes e o passo a passo completo da canção no nosso artigo especial e na videoaula abaixo:


12. Boa Sorte/Good Luck — Vanessa da Mata

Em Boa Sorte/Good Luck, temos 5 acordes, sendo 3 feitos com pestana: B, C#m e F#. Aproveite para reforçar sua resistência da mão esquerda (para os canhotos, direita) com esses shapes. O ritmo padrão é tocado uma vez em cada acorde, e é importante dar uma atenção durante as transições. Veja mais dicas na videoaula e tente tocar ao mesmo tempo, para pegar a levada certa:

13. Telegrama — Zeca Baleiro

Assim como na música anterior, Telegrama também conta com 5 acordes. Porém, aqui temos apenas duas pestanas (Bm e F#). O ritmo padrão é tocado duas vezes em cada acorde, mas há variações. Na passagem “Que muito te ama/Que tanto te ama”, por exemplo, faça apenas toques para baixo. Confira mais dicas na videoaula abaixo:

14. João e Maria — Chico Buarque

João e Maria possui um padrão rítmico com características da valsa (compassos ternários). Sendo assim, durante toda a música, tocaremos o bordão de cada acorde e as três primeiras cordas juntas. Com 10 acordes no total, essa também é uma boa oportunidade para ampliar seu repertório de acordes. Veja na videoaula os detalhes de como tocar a levada e mais dicas:

15. Amiga da Minha Mulher — Seu Jorge

Para tocar Amiga da Minha Mulher, você precisa saber 5 acordes, e nenhum deles possui pestana. O grande lance aqui é ficar atento nos momentos em que mais de um acorde é tocado por compasso. Então, treine cada parte com calma para perceber os momentos em que isso ocorre. Na última frase das batidas, faça apenas um toque para baixo em cada acorde.

16. Garganta — Ana Carolina

Antes de começar a tocar Garganta, lembre-se de colocar o capotraste na 4ª casa, para subir dois tons. Para tocar essa versão, precisamos de apenas 4 acordes: Am, C, Em e G. Você pode tocar a música toda com apenas um ritmo, marcando uma vez em cada shape.

17. Ainda Bem — Marisa Monte

A levada de Ainda Bem é tocada em um dedilhado padrão, sem grandes dificuldades. Quanto aos 5 acordes, apenas um deles tem pestana (Gm). Atente-se ao bordão de cada shape e, para saber mais sobre como tocar uma das melhores cifras simplificadas de MPB, acesse a videoaula a seguir:

18. Borbulhas de Amor — Fagner

Em Borbulhas de Amor, é importante dar uma atenção para o ritmo. Ele é tocado com batidas alternadas, e os toques se revezam entre as cordas mais graves e as mais agudas, dando um balanço ao som. Aqui temos duas pestanas (Bm e F), sendo 9 acordes ao todo. Acompanhe a explicação detalhada na videoaula:

19. Naquela Mesa — Nelson Gonçalves

Naquela Mesa é tocada do início ao fim com um dedilhado padrão. Portanto, estude bem essa levada. Ademais, temos apenas 4 acordes no total: A7, D7, Dm e Gm. Para saber o tempo exato do ritmo em cada shape, acompanhe a cifra e pratique juntamente com a videoaula abaixo:

20. Devolva-me — Adriana Calcanhotto

Para tocar Devolva-me, você também precisará exercitar bastante sua técnica de dedilhado. Nessa música, há algumas variações, então estude com calma cada parte. Ao todo, são 7 acordes e 4 pestanas. Assista à videoaula para conferir a explicação com mais detalhes:

Então, conseguiu tocar essas cifras simplificadas de MPB? Certamente, deu para aprender muito e ampliar seu repertório com canções desse estilo musical tão rico e amado por todos nós!

Para continuar evoluindo nos estudos, confira agora mesmo o curso de violão do Cifra Club Academy! Dessa maneira, você pode aprender novos ritmos, acordes, técnicas, leitura de tablaturas e muito mais com os melhores professores e por um preço acessível.

Se liga só nos benefícios de assinar a nossa plataforma:

  • Acesso às aulas de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino de música;
  • Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos (são mais de 10);
  • Lives e canal no Telegram exclusivos;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Não perca mais tempo e venha evoluir no violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK