Cifras simplificadas de MPB para aprender a tocar hoje

Por Marina Costa e Izabela Ventura

A Música Popular Brasileira (MPB) é prova incontestável de que a música também é instrumento de resistência no Brasil. Na década de 60, em plena ditadura, um movimento liderado por jovens estudantes fez barulho e abalou as estruturas.

É verdade que a bossa nova que a antecedeu era “coisa nossa”. No entanto, as letras já não combinavam mais com o momento de efervescência cultural e política. O povo queria mais! Mais crítica, “mais som, mais alto…Mais tudo!”, como dizia Tim Maia!

Gilberto GIl, Jorge Ben e Caetano Veloso, durante os anos 60
Gil, Jorge e Caetano foram responsáveis por conectar a MBP com rock e outros tipos de música (Foto/Internet)

Foi com toda essa sede de uma identidade brasileiríssima que nasceu nossa MPB. Com temperos de jazz, rock e folk. Com sons elétricos e acústicos. Com uma estrutura que permite se renovar e se misturar com outros estilos e fazer surgirem outros mais.

Porém, tudo isso não teria graça se você não pudesse participar, não é mesmo? Portanto, afine aí seu instrumento que vamos te mostrar as melhores cifras simplificadas de MPB pra tocar ainda hoje!

10 cifras simplificadas de MPB

O violão sempre foi protagonista na MPB. Logo, reunimos um festival com algumas das melhores cifras simplificadas de MPB, da velha e da nova, pra você aprender e tocar ainda hoje.

Antes de tudo, é bom lembrar que cifra simplificada não é, necessariamente, para iniciantes. O “pulo do gato” aqui é que nossos experts adotaram um conjunto de soluções pra facilitar a vida de quem quer tocá-las.

Sozinho – Caetano Veloso

Impossível “cantar” a MPB sem citar o Caetano! Ele foi um dos que sacudiram o Brasil com o Tropicalismo no final dos anos 60 e continua relevante para a cultura nacional.  

Na cifra simplificada de Sozinho (composição ímpar de Peninha), eliminamos técnicas de dedilhado e puxadas por um rasqueado básico. Em relação à aula completa, usamos variações mais simples de acordes:

Esperando na Janela – Gilberto Gil

Os ritmos nordestinos influenciaram bastante a MPB e Gilberto Gil os incorpora com genialidade. 

Na cifra simplificada de Esperando na Janela, reduzimos os acordes de nove pra cinco, em relação à versão completa. Desde que estrelou na trilha filme Eu, Tu, Eles (2000), na voz de Gil, a música é o arroz (doce) de festa em toda festa junina brasileira!

País Tropical – Jorge Ben Jor

Este clássico foi lançado pelo cantor e compositor em 1969, evocando para o Brasil uma identidade nacional. Tem fusca, tem violão, carnaval e futebol. Além disso, temos aqui um legítimo exemplar de samba-rock, que adveio da MPB.

A cifra simplificada de País Tropical tem acordes simples localizados na mesma região no braço. Isso facilita a demanda por agilidade na troca

Naquela Mesa – Nelson Gonçalves

Este samba-canção é de Sérgio Freitas Bittencourt, compositor e jornalista brasileiro, filho de Jacob do Bandolim. De apertar o coração de quem já perdeu uma pessoa querida, a música foi feita em homenagem ao pai, falecido em 1969.

A canção ganhou notoriedade em 1974, quando foi gravada e interpretada pelo versátil Nelson Gonçalves. Nesta versão simplificada de Naquela Mesa, você utilizará apenas quatro acordes.

Além disso, mantém-se apenas um ritmo durante toda a música, precisando-se observar apenas a cadência da levada:

Aquarela – Toquinho

A próxima canção desperta a criança dentro de nós. Ao mesmo tempo, nos lembra da eterna jornada em busca da felicidade. Ou será da liberdade?

Seja como for, talvez a parte mais difícil nesta música de Toquinho seja decorar a letra. Pra tocar, a cifra simplificada de Aquarela ajuda porque tem acordes relativamente simples e não tem pestanas. Outra grande sacada do nosso instrutor foi trocar os dedilhados intermediários pela batida padrão. Ficou filé, olha só:

Eu Te Devoro – Djavan

Ouso dizer que Djavan é o rei das letras difíceis e misteriosas. Mas, te garanto que, com a cifra simplificada de Eu Te Devoro, vai sobrar mais tempo pra você tentar decifrá-la.

Nesta versão, o ritmo é um rasqueado básico que não muda. Por outro lado, a aula de violão completa demanda um traquejo a mais com dedilhados e técnicas de abafamento e puxadas nas batidas. Mas… Comecemos do início:

Chão de Giz – Zé Ramalho

A história por trás dessa música é cheia de metáforas. Conta-se que Zé Ramalho teria um caso com uma mulher casada. Como ela não assumia o relacionamento com o jovem, causou profundo sofrimento a ele. Por outro lado, o “fora” foi matéria-prima para este clássico da MPB.

A versão com cifra simplificada de Chão de Giz tem seis acordes. O segredo é imprimir mais energia no ritmo em cada troca de acorde. Dessa forma, a levada lembra um pouco uma toada. 

Devolva-me – Adriana Calcanhotto

A princípio, esta canção de Lilian Knapp e Renato Barros ganhou o país com Leno e Lílian, nos anos 60. E estourou de novo no ano 2000, interpretada por Adriana Calcanhotto. 

A versão simplificada de Devolva-me é a oportunidade pra treinar seu dedilhado. E como ela é lentinha, fica mais fácil acompanhar:

Trem-Bala – Ana Vilela

Esta música de Ana Vilela, de 2016, já nasceu um clássico da MPB. A metáfora do trem-bala traz luz ao sentido da vida, nos lembrando, ao mesmo tempo, como ela passa rápido.

A cifra simplificada de Trem-Bala tem três acordes e capotraste na 2ª casa. Para executar o ritmo: dois toques repetidos no baixo (que variam entre Lá, Ré e Mi) e uma puxada nas cordas Sol, Si, Mi, consecutivamente. É mais simples do que parece, veja só:

Amei Te Ver – Tiago Iorc

Um dos nomes mais relevantes da MPB atual é Tiago Iorc. Com maestria, ele consegue aliar sucesso de público e de crítica e já gravou com ninguém menos que Milton Nascimento.

A versão simplificada de Amei Te Ver, uma das mais conhecidas, tem apenas cinco acordes, nenhuma pestana ou acessórios. Saca só:

Vá além das cifras simplificadas de MPB 

Já pensou em romper limites e aprender a tocar qualquer canção de forma completa? O Cifra Club Academy te ajuda nessa missão! 

Cifra Club Academy, plataforma de ensino de música que ensina desde cifras simplificadas da MPB aos clássicos do rock
Cifra Club Academy é a plataforma de ensino musical mais completa da internet brasileira (Imagem/Cifra Club)

Adiantamos que o acesso é ilimitado a todos os cursos da plataforma. Por isso, não deixe de conferir as vantagens de assinar esse serviço.

Ah! Você pode gostar do nosso post de cifras simplificadas para clássicos do pop rock e o de cifras simplificadas para iniciantes.