Cifra Club

As melhores cifras simplificadas de rock para o seu repertório

Com o mês de julho se iniciando, logo lembramos que o Dia Mundial do Rock está chegando e você precisa montar um repertório a caráter. Por isso, apresentaremos hoje uma lista de cifras simplificadas de rock especial para a galera que está começando e ainda não quer enfrentar tanta complexidade.

Músico segura violão e observa cifras simplificadas de rock
As melhores cifras simplificadas de rock, você encontra no Cifra Club (Foto/Pexels)

Então, se tinha algum receio de incluir o bom e velho rock and roll, seus problemas acabaram e seu set list vai ficar no grau!

Aliás, você nem precisa ser um iniciante para curtir praticidade na hora de tocar. Já que, em alguns momentos, como naquela rodinha de violão ou mesmo em um ensaio, a cifra simplificada pode ser uma baita mão na roda.

Está preparado para aflorar o roqueiro que vive dentro de você? Então, se liga nessa seleção de músicas e veja os grandes clássicos da forma mais fácil possível!

7 cifras simplificadas de rock internacional pra tocar e cantar hoje

A escolha aqui foi bem difícil, pois há inúmeras cifras simplificadas de rock que poderiam fazer parte dessa lista. Então, aqui o critério de escolha foi fazer um verdadeiro mergulho nos clássicos e explorar vertentes do rock, como o alternativo e grunge.

Dito isso, chega de enrolação, confira já um spoiler das músicas que você vai aprender hoje:

  • Come As You Are
  • Otherside
  • Forever 
  • Twist and Shout 
  • Black 
  • Sweet Child O’Mine 
  • Every Breath You Take 

Agora é com você! Hora de ir buscar o violão ou a guitarra, afinar as cordas e fazer um som!

1. Come As You Are – Nirvana

Esse definitivamente foi um dos maiores hits do Nirvana e não saiu das paradas de sucesso na época do lançamento, em 1992, no álbum Nevermind. É só ouvir aquela introduçãozinha característica da música que logo vem à mente esse hino do rock internacional. O melhor é que você pode tocá-la facilmente.

A versão completa da música conta com riffs, afinação meio tom abaixo, arpejos e outras técnicas. Já a cifra simplificada de Come As You Are tem apenas 5 acordes bem simples e um único ritmo para a música toda. Excelente para quem está iniciando e curte um bom e velho rock and roll!

2. Otherside – Red Hot Chili Peppers

Uma letra subjetiva e ligada a questões existenciais, a guitarra marcante de John Frusciante e a voz icônica de Anthony Kieds. Esses são só alguns dos elementos da incrível Otherside, do Red Hot Chili Peppers, hit que você não pode deixar de incluir no seu repertório!

Se a versão completa tem um começo bem marcado pela guitarra e baixo, o que pode gerar dificuldade, a versão simplificada é mamão com açúcar. Tem apenas 5 acordes, sendo apenas um deles com pestana, um ritmo simples e único para toda a música. Perfeita para aquela rodinha de violão com os amigos!

3. Forever – Kiss

Outra opção entre tantas boas cifras simplificadas de rock, com certeza, é Forever, do Kiss. Apostar nos clássicos sempre é uma boa pedida, não é mesmo? Essa música originalmente tem um dedilhado muito presente, variados acordes e um lindíssimo solo de violão de Bruce Kulick, ou seja, tudo nela é marcante.

A cifra simplificada ainda tem muitos acordes, porém são todos muito fáceis de tocar e a batida é praticamente a mesma para toda a música. Se desejar acompanhar a gravação original, você precisará afinar as cordas meio tom abaixo, mas se não for necessário, é só seguir a afinação padrão.

4. Twist and Shout – The Beatles

Os Beatles revolucionaram o cenário musical, influenciando muitas outras bandas até hoje e isso não é segredo para ninguém. Então, é quase obrigatório ter uma música dos garotos de Liverpool numa lista de cifras simplificadas de rock, concorda? 

A escolhida de hoje foi Twist and Shout, afinal todo mundo conhece e vai cantar com você! Para tocar a versão completa, você teria que aprender aquele riff icônico e ainda fazer várias pestanas. Simplificando essa cifra, tudo o que vai precisar é de 3 acordes muito simples, são eles: A, D e G.

5. Black – Pearl Jam

Agora é a vez dos fãs de Pearl Jam! Essa grande composição do Eddie Vedder é do tipo esmagadora de corações, dona de um tom melancólico e de uma sonoridade perfeita. Não é à toa que é um dos grandes sucessos da banda!

Se é músico iniciante, é bem provável que tenha certa dificuldade em fazer pestanas, mas nem por isso vai deixar de tocar grandes músicas como essa. A cifra simplificada de Black só tem 5 acordes e a batida é a mesma até o final. Ideal para quem está começando e quer tocar um rock and roll!

6. Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses

Chegamos à cifra simplificada de rock que você estava esperando! Essa música é uma das mais conhecidas do Guns N’ Roses e não dá para falar desse estilo musical e não mencionar Sweet Child O’ Mine!

Esse hino do rock tem um arranjo voltado para a guitarra, um riff inicial inconfundível e solos simplesmente icônicos. Porém, a versão simplificada pode ser uma forma dos iniciantes conseguirem tocar a música no violão com acordes mais simples e um ritmo padrão. Além do mais, ela é essencial para aquele ensaio em que vai precisar fazer a base da música!

7. Every Breath You Take – The Police

The Police é uma banda britânica de rock que gravou vários sucessos e gerou uma grande influência para a música dos anos 80. Um desses hits foi Every Breath You Take, composição que dominou as paradas em 1983, mas que até hoje faz sucesso entre os fãs.

Para essa cifra simplificada de rock, o violão deve estar afinado meio tom abaixo da gravação original e, assim, os acordes ficarão bem mais fáceis. O dedilhado dá lugar a uma batida simples e que se repete por toda a música, deixando tudo perfeito para iniciantes no violão.

Essas cifras simplificadas de rock parecem ser um bom começo para quem é iniciante e quer aprender boas músicas desse estilo musical tão massa! E se você quer seguir avançando no seu aprendizado, temos uma dica para você: o Cifra Club Academy!

Trata-se de uma assinatura mensal que te dá a oportunidade de aprender vários instrumentos desde os primeiros passos de maneira guiada e no seu ritmo!

Cifra Club Academy, plataforma que te ajuda a lidar com cifras simplificadas de rock
Cifra Club Academy, a plataforma de ensino que forma músicos completos (Imagem/Divulgação)

Por meio dessa plataforma de cursos, você poderá tocar as músicas completas sem precisar recorrer sempre às versões simplificadas! Isso quer dizer que vai ser capaz de tirar dedilhados, riffs e solos sem problemas. Tá esperando o quê?! Vá agora mesmo conhecer.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK