Cifra Club

10 cifras simplificadas de clássicos do pop rock pra tocar hoje

As cifras simplificadas estão para o músico, assim como o Google Maps está para o motorista. Afinal de contas, seja lá qual for o nível de imersão no rolê, ninguém quer ficar perdido.

Sentado no sofá, jovem faz acordes simples no violão

Cifras simplificadas sempre salvam a vida de um músico (Foto/Pexels)

Fala sério: quantas vezes, meu amigo e minha amiga, durante uma rodinha de violão, alguém da galera te pediu uma música que você só conhecia de nome? Neste caso, pra improvisar direito, a única coisa a se fazer é pegar o celular, acessar o Cifra Club e buscar as versões mais simples das cifras.

No texto de hoje, você será impactado (a) pelo conteúdo de uma lista de hits do pop rock. Afine aí o seu instrumento, aqueça a sua voz e se prepare para ter 10 clássicos na ponta dos dedos.

Músicas de pop rock com cifras simplificadas

As músicas de pop rock são, em geral, muito importantes para qualquer repertório. Por essas e outras, a gente adora/precisa tirar essas canções no violão. E é aí que entram em cena as boas e velhas cifras simplificadas, o recurso que nos salva em várias ocasiões!

Elaborar este top 10 não foi fácil, viu? Já que não tem jeito de citar todo mundo em um único post, muita ficou de fora. Felizmente, no entanto, nada impede outros posts com mais cifras simplificadas 😉 Por hoje, entretanto, nos resta aprender a tocar alguns grandes hits. Bora lá?

Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.

Lançada na época em que a musicalidade do Charlie Brown já estava mais melódica, além de buscar letras mais existenciais, esta música causa comoção coletiva sempre que é tocada. E o melhor de tudo, é que a versão simplificada de Só Os Loucos Sabem tem apenas 5 acordes e nada de pestana.

XO – John Mayer

Quando um hit 100% pop ganha um verniz acústico, certamente, temos uma excelente canção de pop rock. E foi exatamente essa transformação que John Mayer sugeriu para um hit inconfundível da não menos talentosa Beyoncé. Detalhe: a cifra simplificada de XO tem 4 acordes, incluindo uma pestana. Portanto, se você está começando a lidar com a vida “pestaneira”, se jogue na videoaula abaixo 😉

Malandragem – Cássia Eller

O papo aqui é sobre cifras simplificadas. Porém, nada nos impede de subir um pouquinho o grau de dificuldade 😉 E é por isso, que você precisa aprender a tocar a música Malandragem, hit que a dupla Cazuza/Frejat emplacaram na voz da inesquecível Cássia Eller. Se liga: metade dos 6 acordes são pestanas.

Iris – Goo Goo Dolls

Tá precisando de músicas para mandar pro seu crush? Então, esse clássico do Goo Goo Dolls é a canção que você precisa aprender a tocar! A versão simplificada de Iris tem algumas pestanas, mas não é nada que você não possa “tirar de letra”. Ah: a videoaula abaixo é conduzida por Patrick Blancos, um cara bem talentoso que ajudou a construir a história do Cifra Club.

Índios – Legião Urbana

Se o violão é o instrumento de entrada para muitos músicos, as músicas da Legião também formam a musicalidade da maioria dos iniciantes. Peça importantíssima no repertório da banda, o hit Índios tem uma versão simplificada e acústica que é quase obrigatória.

Wherever You Will Go – The Calling

No começo dos anos 2000 [faz tempo, hein?], a banda The Calling despontava como candidata a grande nome do pop rock. Com o decorrer do tempo, esses caras ficaram pelo meio do caminho, isto é, não emplacaram muitos hits. Uma coisa, no entanto, é inegável: a música Wherever You Will Go conquistou um lugar no top das músicas mais tocadas da década. Veja como é fácil tocar a versão simplificada dessa canção tão emblemática.

Sutilmente – Skank

Se você curte tocar pop rock no violão, não ter Skank no seu repertório é “improvável, é impossível”. E como estamos falando de cifras simplificadas, nada mais justo do que tocar a versão para iniciantes de Sutilmente, um dos grandes hits do quarteto de mineiros maneiros.

Losing my Religion – R.E.M.

Com a força do maravilhoso Canal 90, espetacularmente conduzido pelo Nogy, uma das décadas mais especiais do século XX voltou a ser moda. Uma das músicas que mais representam os anos 90 é Losing My Religion, clássico do R.E.M., cuja versão simplificada você aprende abaixo.

Fogo – Capital Inicial

Além de ser uma das músicas que você nunca deve manda para o crush, Fogo faz parte da imensa lista de hits do Capital. A versão simplificada desse clássico é bem fácil de tirar no violão, conforme você confere abaixo.

I’ll Be There For You – The Rembrandts

Apontada por muitos como “a melhor série de todos os tempos” [há controvérsias, claro], Friends é um incontestável ícone da cultura pop. Trata-se de um rolê que marcou toda uma geração e continua perene, simples assim! E além de momentos de pura diversão e identificação, esta lendária sitcom deixou como legado um dos temas de abertura mais inesquecíveis de todos os tempos. Sim, meu amigo e minha amiga, tô falando de I’ll Be There For You, dos Rembrandts, cuja versão simplificada é bem tranquila de tirar no violão.

Curte pop rock? Confira as listas abaixo:

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK