5 dicas de como aprender tocar violão sozinho

Por Laryssa Costa

“Como aprender tocar violão sozinho” é o primeiro pensamento quando compramos um novo instrumento como esse, não é mesmo? Afinal, todos queremos dar voz ao nosso lado autodidata. 

Mas, é possível aprender a tocar violão sozinho? A resposta é que “sim”. Porém, serão necessárias doses de dedicação, persistência e concentração durante o caminho para evitar erros e vícios na aprendizagem que prejudiquem a sua saúde. 

Rapaz negro usa o computador para aprender a tocar violão
É possível aprender tocar sozinho, mas é prudente pensar num curso de música online (Foto/Pexels)

Ficou confuso agora de como situações assim podem acontecer? Então, separe um caderno e suas palhetas e vem com a gente!

Como aprender tocar violão sozinho?

O violão está presente em bem dizer todo tipo de música e, para aprender a dominar esse instrumento tão popular, listamos cinco dicas infalíveis para essa missão. Dentre eles estão: aprender a teoria, saber mais sobre a posição do violão, leitura das cifras, pestanas e claro, evoluir sua técnica ao longo do tempo. 

1. Tenha paciência com a teoria

É normal que a ansiedade por tocar rápido apareça, mas é imprescindível conhecer seu instrumento e nota por nota, até aprendê-las de cor. Mais do que os diferentes tons, os conceitos básicos ajudam no ritmo, posição dos dedos, dedilhados, formação de acordes e afinação. Assim, somente após aprender o básico de teoria, é possível evoluir para diferentes padrões e batidas. Ou seja, evite queimar etapas e dispensar as bases teóricas do aprendizado!

2. Cuidado com a postura correta do violão

Você sabia que o violão tem mais de uma posição correta de segurar? Então, aprenda sobre elas e encontre a mais confortável para você. Mas, se policie para evitar desconfortos na hora de tocar. Quando você aprende a tocar de maneira errada, afeta não só a sua sonoridade, mas a sua saúde, com dores nas mãos, punhos, braços e costas. Portanto, invista em aprender o modo correto de fazer cada acorde e qual a força aplicada durante a execução.

3. Fique amigo das cifras

Para leitura das canções, existem as partituras, as tablaturas e as cifras, que indicam por meio de letras, números ou desenhos a execução dos acordes. Você pode escolher qual delas é mais fácil para memorizar com as técnicas, fazendo com que execute as notas de maneira natural. Porém, aprender a ler essas indicações apenas não é o suficiente, pois, sozinhas elas não representam o ritmo e demais detalhes da canção.

Entendendo a sua evolução

A partir do momento que os conceitos básicos são aprendidos, é preciso evoluir na linha de aprendizagem para desenvolver mais tipos de músicas no violão. Assim, deve-se associar objetivos e prática juntos, para que você consiga tocar suas canções preferidas, mesmo que sejam complexas.

4. Perca o medo da pestana

À princípio, é normal visualizar a pestana como um obstáculo na hora de aprender tocar violão sozinho. Mas, evitar cifras de músicas que contenham algumas pestanas pode atrasar o seu aprendizado, diminuir o seu repertório e atrasar o fortalecimento das suas mãos ao fazer os acordes. Mesmo que o som não saia tão bonito no começo, o importante é continuar tentando! 

5. Aposte na sua evolução técnica

Se você passou por todos esses passos, é hora de investir em sua evolução técnica para tocar solos e canções mais elaboradas, com técnicas aprofundadas. Para perceber como evoluir, é preciso saber em que estágio seu aprendizado está, solucionar dúvidas e contar com auxílio profissional para conduzir no seu desenvolvimento. 

Mas, como saber o seu nível, o quanto você aprendeu e o quanto ainda falta para aprender? Nesse sentido, um curso de música pode ser a melhor opção para solucionar essas perguntas. 

Quando é a hora de procurar curso para aprender a tocar violão?

A princípio, um dos sinais de que você deve fazer um curso de violão é o tempo em que você deseja alcançar tal meta. Assim, quando não há professor ou prática constante, aprender pode levar meses e até anos dependendo da sua rotina.

Além de ensinamentos mais profundos, ter alguém que te oriente ajuda a manter a constância e organização da aprendizagem. Não dá para aprender muito tocando apenas uma vez por semana, não é? Estabelecer o compromisso com seu professor, mesmo que online, é imprescindível para manter a disciplina e motivação quando houver obstáculos (e acredite, eles estarão aqui!). 

Black Friday Cifra Club: até 50% de desconto nos produtos da mamior plataforma de ensino de música online do Brasil
Você está a um clique da plataforma que te formará um músico completo (Divulgação)

Logo depois, outro sinal de que você precisa de um curso é o aumento das dúvidas em relação às execuções de acordes mais elaborados. Mas calma! Isso não significa que você não aprendeu nesse tempo, e sim que já consegue detectar onde pode melhorar e que, com ajuda, conseguirá rápido.

Por fim, independente se você é iniciante ou intermediário, investir em um curso online ajuda a não desistir do sonho de ser músico. E o melhor: hoje em dia é possível fazer isso sem sair de casa. Ou seja, não há desculpas para não começar hoje mesmo a tirar esse projeto do papel.

Não espere mais para aprender

Enfim, até aqui entendemos que existem técnicas de como aprender tocar violão sozinho, mas que nem sempre isso dá 100% certo durante a sua jornada. 

Por isso, que tal investir em um curso de violão para “chamar de seu”? Antes de tudo é preciso escolher um com profissionais experientes e uma plataforma segura e prática. Nesse sentido, também é importante observar o custo benefício dentro do seu orçamento e todos os descontos oferecidos. Afinal, o investimento precisa caber no bolso.

Portanto, não fique de fora da maior plataforma de EAD de música do país! Faça sua inscrição, aproveite a Black Friday e desfrute de todos os benefícios do Cifra Club Academy. Se eu fosse você não perdia, hein?