Cifra Club

5 dicas rápidas para enviar cifras pro Cifra Club

Você sabe como enviar cifra para o Cifra Club? Antes de tudo, preciso comentar que esse rolê, inclusive, é bacana. Em outras palavras, dá até pra tirar uma onda com os parças, acessando o conteúdo enviado e mostrando o avatar lá na parte “contribuição e revisão”.

Com violão no colo, jovem músico anota cifras de música que pretende enviar para o CIfra Club

Já preparou a cifra que vai subir pro Cifra Club? (Foto/Pexels)

São essas participações que fazem o site crescer cada vez mais. Graças às pessoas iguais a vocês, amigos e amigas, já são mais de 619 mil cifras de violão (entre outras milhares de versões de outros instrumentos) publicadas. Sem o help desses mais de 244 mil colaboradores, o Cifra não teria chegado aos 24 anos de existência! Aproveito a oportunidade, mais uma vez, para dizer o nosso “muito obrigado por tudo”.

Acontece, porém, que muita gente fica um pouco insegura na hora enviar conteúdo pro site. Pensando nisso, o Daniel Moreira [social midia do Cifra Club] acenou com a ótima ideia deste post. Sendo assim, na conversa de hoje, você confere 5 dicas rápidas para subir suas cifras para a plataforma.

Vamos nessa?

1. Confira se já não existe alguma cifra parecida

Antes de subir qualquer cifra, faça uma leve pesquisa pelo site para ver se ela já está publicada. De repente, você acaba descobrindo que precisa apenas fazer uma correção. Para isso, basta usar a ferramenta de “busca” do site. Caso a cifra realmente não exista, é só seguir os próximos passos.

2. Mantenha os acordes em cima da sílaba em que são tocados

Essa é uma das dicas mais importantes! Sempre preste bastante atenção em que sílaba o acorde está sendo tocado. Na hora de escrever a cifra, coloque-os, preferencialmente, em cima das vogais.

Não entendeu? Então se liga nesse verso do clássico sertanejo Boate Azul, de Benedito Severino:

Cifra da música boate azul mostra os acordes devidamente posicionados

A cifra de Boate Azul é um ótimo exemplo de acordes bem posicionados (Reprodução)

Observe que os acordes desta cifra estão posicionados precisamente em cima das sílabas onde são tocados e que estão também em cima das vogais. Com isso, os músicos vão entender o momento exato de fazer a troca de acordes na música. E assim, ninguém desafina e nem toca fora do tempo.

3. Coloque os acordes em toda a música

É bem comum a moderação do site receber cifras sem os acordes em toda a música ou que faltem informações dentro delas. Antes de enviar para a aprovação, confira se você enviou tudo certinho. Observe os exemplos abaixo:

Cifra da música Last Kiss, do Pearl Jam

Você sabe qual cifra de Last Kiss está mais de boa para tocar? (Reprodução)

  • acima, nós temos uma música que está incompleta e que retornará para o usuário fazer as alterações necessárias
  • abaixo, observamos outra que está correta e pronta para ser aprovada

Nas revistinhas de antigamente, muitas músicas vinham cifradas de forma incompleta. Pensando em uma didática que agilize o lado dos músicos, sobretudo dos iniciantes, o Cifra Club adota esse padrão de cifras é esse mais completinho.

4. Escreva corretamente os acordes

Temos um recurso que é o dicionário de acordes para caso você tenha alguma dúvida referente ao acorde que quer colocar na cifra. Antes de enviar para aprovação tenha certeza de que este é o acorde correto.

5. Coloque informações no campo abaixo da cifra

Há um campo para colocar as informações sobre a cifra que está enviando. Isso, em vários momentos, ajuda os nossos moderadores a analisarem a sua contribuição de forma mais precisa.

Viu só como é fácil enviar cifras para o Cifra Club? Com poucos minutos, você envia cifras para o site! Antes de começar a enviar o seu conteúdo, no entanto, continue comigo! Tenho mais uns posts para te indicar.

Pra quem curte enviar cifra para o Cifra Club

Enfim, você já sabe como enviar uma cifra para o site! Antes de tudo, saiba que o seu conteúdo é muito importantes. Além de colaborar com a plataforma, esse material ajuda muita gente a tirar suas músicas favoritas no violão.

Como tudo nesta vida é “via de mão de dupla”, o Cifra Club também tem muita coisa para você! Além das videoaulas de baixo, bateria, guitarra, violão e canto, nós elaboramos cursos específicos para agregar valor à sua carreira e formação musical. Agora, você confere alguns deles:

Curso de viola caipira

A viola é um ícone da cultura brasileira. Afinal de contas, esse belo instrumento é uma das ferramentas que embalam as alegrias e anseios dos nossos irmãos do sertão e do campo.

Zé Helder é o instrutor do Curso de Viola do Cifra Club

No curso do Cifra Club, você aprende a tocar viola com entende do riscado (Imagem/Divulgação)

O curso de viola do Cifra Club foi desenvolvido em parceria com a Rozini, empresa brasileira que fabrica instrumentos de cordas acústicos. As aulas são apresentadas pelo violeiro Zé Helder, músico dono de experiência acadêmica fora do comum. De acordo com o conteúdo programático, você vai aprender como escolher seu instrumento, afinações, repertório, entre outros fundamentos.

Curso de ukulele

Em uma dobradinha com a Kalani Ukuleles, empresa brasileira que fabrica ukuleles, o Cifra Club lançou um curso de ukulele bem bacana. As aulas são conduzidas pela educadora musical Luana Mascari, que também é pianista, tecladista, cantora e compositora.

Luana Mascari chegou chegando para te ensinar a tocar ukulele (Imagem/Divulgação)

Ao longo das aulas, além de compreender a anatomia do instrumento, você também aprende sobre afinação, cifras e, de quebra, ainda toca músicas. Confira o conteúdo completo do curso de ukulele do Cifra Club, pois esse rolê é um sucesso é garantido!

Curso de violão

Depois de “20 e poucos anos” colaborando com o aprendizado da galera das cordas, o Cifra Club deu uma guinada para fortalecer seu papel nos estudos musicais. Em uma tacada inovadora, o site reuniu os instrutores Leo Eymard e Gustavo Fofão em um curso de violão online e 100% gratuito.

Curso de violão online e gratuito do Cifra Club

Curso de violão do Cifra Club tem conteúdo prático, didático e satisfatório (Imagem/Divulgação)

O curso começa do zero, isto é, com conteúdo voltado para iniciantes. Porém, você pode acessar qualquer uma das aulas disponíveis. Vem aprender a tocar violão com o curso online do Cifra Club!

Outros cursos do Cifra Club

Pensou que os cursos do Cifra Club acabaram na listinha acima? Sabe de nada, inocente! Se quiser ampliar ainda mais os seus conhecimentos, saiba que o site também tem conteúdos para quem quer tocar pandeiro ou aprender a fazer gospel chops na bateria. Mas para quem quer aprender fundamentos técnicos, o curso de áudio do Cifra é imperdível!

E sabe o que é melhor? É que estes cursos são 100% gratuitos, ou seja, basta você acessar – ter o instrumento e mãos – e começar a aprender. Agora que chegou até aqui, que tal ajudar a espalhar a palavra? Basta curtir e compartilhar este post, sempre marcando a galera da música.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK