Como evoluir na guitarra: dicas para você se tornar um guitarrista melhor

Por Fernando Paul

O guia completo para você saber como evoluir na guitarra e dar mais um passo rumo ao estrelato nas seis cordas.

Mulher tocando guitarra
“O que fazer para melhorar na guitarra?” Bem… comece estudando da forma certa (Foto/Pexels)

Olá, futuro(a) mestre das cordas! Todo músico passa pela fase em que se sente estagnado ou com dificuldades de atingir o próximo nível, não é mesmo? Nesse sentido, hoje trazemos 10 dicas de como evoluir na guitarra!

Ou seja, neste artigo, você vai descobrir novas maneiras de destravar a sua mente e as suas mãos para, enfim, se tornar um guitarrista melhor. Preparado? Vamos nessa!

10 dicas de como evoluir na guitarra

Antes de tudo, tenha em mente que as dicas abaixo se aplicam a qualquer nível de guitarrista. Em outras palavras, não importa se você se define como iniciante, intermediário ou até avançado. Seja como for, os tópicos a seguir surtirão efeito se aplicados na prática.

Além disso, é importante avisar que algumas dessas dicas são desafiadoras. Sim, elas vão te tirar da zona de conforto! Afinal, não há bônus sem ônus, não é mesmo?

Uma vez que fizemos esses pequenos avisos, chegou a hora de conferir as dicas de como evoluir na guitarra!

Crie uma rotina de estudos

Ok, você já deve ter ouvido essa recomendação muitas vezes. No entanto, você realmente refletiu sobre ela? Olha só, criar uma rotina de estudos envolve muitas ações importantes, às vezes negligenciadas, como:

  • Definir um local fixo para o estudo da guitarra;
  • Criar uma estrutura adequada (modelo do instrumento, amplificador, computador, metrônomo etc.);
  • Separar um tempo diário e segui-lo à risca;
  • Planejar os temas a serem estudados com antecedência;
  • Mesclar teoria, prática, exercícios e improvisação.

Estabeleça metas tangíveis

Ao mesmo tempo que você deve criar um planejamento de estudos, é preciso estabelecer objetivos realistas. Dessa forma, pense em quais áreas você deseja evoluir e em quanto tempo gostaria de concluir o processo.

Por exemplo, existe algum solo que atualmente você acha muito difícil? Então, crie a meta de tocá-lo com perfeição daqui a um ano. Para isso, você precisará implementar essa tarefa em sua rotina, estudando as técnicas utilizadas no trecho. 

Faça isso para qualquer assunto, seja teórico ou prático. Com um prazo determinado, você se sentirá muito mais entusiasmado nos estudos.

Mude o status quo

Simplesmente faça as coisas de modo diferente. Em outras palavras: toque com Stratocaster aquela música que você só executava com Les Paul. Abra mão dos efeitos e pratique só com som limpo. Toque com os dedos em vez de usar a palheta. E por aí vai!

Dessa forma, você vai se obrigar a pensar em soluções incomuns, aperfeiçoando características que você nem imaginava.

Ouça estilos musicais diferentes

Aqui está uma continuação da dica anterior, porém um pouco mais específica. Escute gêneros musicais a que você não está acostumado – mesmo que eles não contenham guitarra!

Com os aplicativos de streaming, isso se torna muito fácil. Afinal, basta selecionar playlists de outros estilos e deixar rolando. Repare na estrutura das composições, no arranjo e no som dos instrumentos.

Seu cérebro vai assimilar essas novas informações e, quando menos esperar, você irá aplicá-las no seu jeito de tocar guitarra.

Estude o fraseado de outros instrumentos

Você sabia que muitos guitarristas renomados utilizam essa técnica para expandir a mente e atingir novos níveis de musicalidade?

Portanto, tire na guitarra solos de piano, saxofone, gaita e outros instrumentos. Tente recriar as técnicas e efeitos específicos desses trechos nas seis cordas e veja um novo mar de possibilidades abrir diante de você.

Grave a si mesmo

Quando estamos tocando, é difícil perceber todos os erros e acertos. Isso é normal, já que estamos concentrados na execução. Por outro lado, em uma gravação, todos os detalhes são revelados: equívocos de tempo, desafinações em bends e notas mascadas, por exemplo.

Então, implemente as gravações em seus estudos e use o recurso a seu favor para evoluir nos pontos que considerar mais críticos, ok?

Toque com outros músicos

A troca de energia musical entre vários instrumentistas tocando juntos é algo único e incrível. O entrosamento, a dinâmica, a responsabilidade… tudo isso irá turbinar a sua formação como guitarrista.

E não há outro jeito de obter essa evolução especificamente falando. Portanto, dê um jeito! Chame os amigos para uma jam, monte uma banda, entre no grupo de louvor da sua igreja…

Tocar sozinho é bacana e necessário, mas a música é ainda mais mágica quando compartilhada!

Explore timbres

Já aconteceu de um novo efeito ampliar a sua criatividade a ponto de fazê-lo tocar diferente ou até compor novas músicas? Se a resposta é não, você não sabe o que está perdendo!

Nesse sentido, explore o seu equipamento ao máximo, seja ele analógico ou digital. Descubra texturas e efeitos exóticos que têm o potencial de enriquecer os seus timbres e a sua maneira de tocar.

Lembre-se de que a sonoridade faz parte da marca registrada de todo guitarrista. Tome como prova disso a carreira de nomes como The Edge, Tom Morello, Jack White e muitos outros.

Componha

Não há nada de errado em apenas executar músicas de outras pessoas, mas convenhamos: criar o seu próprio trabalho não tem preço. Não pense antecipadamente na formatação final nem crie expectativas – apenas componha.

Deixe as novas ideias fluírem de seu cérebro para seus dedos. Registre esses temas iniciais para, mais tarde, transformá-los em músicas de fato.

Assim, você juntará todas as suas referências em um poderoso liquidificador sonoro, além de se expressar como artista por meio da guitarra.

Desafie-se

Uma vez que você tenha colocado em prática todas as dicas anteriores, com certeza você terá se tornado um guitarrista melhor!

Então, chegará o momento de você criar desafios para si mesmo. Nesse sentido, aqui vai um macete: pense naquilo que te deixa mais desconfortável ao tocar. 

Pode ser uma técnica difícil, um estilo musical inusitado ou um tema teórico super complexo. Identificou o desafio? Agora, encare-o de frente! Não desista até dominá-lo por completo. Quando vencer um, enfrente outro.

Esse é o caminho do sucesso – não só na guitarra, mas na vida!

Por fim, estude no Cifra Club Academy!

E aí, curtiu as dicas sobre como evoluir na guitarra? Temos a certeza de que, seguindo esses tópicos, logo você vai se tornar um guitarrista melhor. Pode apostar!

Para fechar, temos uma sugestão extra e muito preciosa para você: faça parte do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online para vários instrumentos musicais, incluindo a guitarra. 

Há muitas vantagens em ser aluno da nossa academia, olha só: 

  • Método organizado e sequencial;
  • Professores super capacitados;
  • Aulas com vídeo e áudio de alta definição;
  • Live com instrutores;
  • Canais o Telegram;
  • Estudar quando e de onde quiser.

Muita coisa, hein? Ah, e tudo isso por um preço que cabe no seu bolso. Então, o que você está esperando? Junte-se ao nosso time de estudantes e se torne um guitarrista melhor em muito menos tempo!