10 dicas de como ser um músico profissional

Por Thiago Fagundes

22 de novembro é o Dia do Músico! Então, para celebrar em alto estilo essa data tão importante, neste artigo daremos dicas sobre como ser um músico profissional. Afinal, nós aqui do Cifra não poderíamos deixar “passar em branco”, não é mesmo?

Jovens com instrumentos musicais tentando descobrir como serem músicos
“Montei uma banda! Mas… e agora?” (Foto/Pexels)

Viver da música é construir uma carreira trilhando passos firmes, seguros e graduais. Os conselhos que você verá a seguir, certamente, são definitivos para que sua caminhada seja segura e produtiva.

Vamos lá?

Como se tornar um músico profissional

Viver de música é um sonho que poucos conseguem realizar. Por isso, é preciso planejar com cuidado e levar a sério esse desafio para não acabar, como tantos, ficando pelo caminho. De antemão, lembre-se que não basta apenas saber como comprar instrumento musical ou saber tocar uns acordes!

As dicas que seguem foram pensadas nessa direção. Ou seja, nesse post você terá alguns toques que podem te ajudar nessa jornada!

Estude teoria musical

Muita gente acaba negligenciando essa parte. Sobretudo por pensar que muitos músicos se tornaram lendas, mesmo sem dominar teoria musical. Por isso a galera acaba pensando, “bem… se Hendrix não estudou teoria e foi o maior gênio da guitarra de todos os tempos, por que eu deveria estudar?”

Então, esse raciocínio é bastante problemático. Na verdade, o mais razoável seria pensar o contrário disso. Sendo assim, encare a teoria musical como a base que vai te ajudar a fazer mais coisas em música, tais como compor, produzir, tocar em bandas de baile (com repertório mais variado), etc.

Além disso, estudar teoria musical é saber o script da música, ou seja, compreender a linguagem musical com propriedade. Dessa forma, você poderá entender e analisar melhor sua musicalidade, podendo assim aprimorá-la de forma estratosférica.

Invista em equipamentos de boa qualidade

Tá bom que o papo sobre crise no Brasil é atemporal, afinal parece mesmo que sempre tudo é mais difícil de comprar por aqui. Dessa forma, equipamentos musicais tendem a custar mais caro. No entanto, pense em seu instrumento como o meio pelo qual sua musicalidade se expressa no mundo. Por isso, vale muito a pena o investimento.

A conquista do equipamento dos seus sonhos também é parte importante do seu percurso na música. Ou seja, é só ter paciência e trabalhar duro que logo logo você estará tocando um instrumento profissional.

Claro que não estamos falando necessariamente de instrumentos custom shop raros, de série limitada, etc. Ter uma guitarra de 30 mil dólares não te ajudará a tocar melhor, acredite. No entanto, investir em um instrumento com componentes de qualidade, timbre e tocabilidade excelentes, sempre vale à pena.

Aprenda produção musical

Hoje em dia, todo músico tem que ser um pouco produtor musical também, concordam? Não estou dizendo que você tenha que dominar assuntos técnicos avançados de engenharia de som, não é isso. Mas é bom saber abrir uma D.A.W. e produzir uma demo, por exemplo.

Além disso, a produção musical caseira faz parte da estética da música do século XXI, é só ver o sucesso de artistas como a Billie Eilish e a galera do “bedroom pop”, como a Clairo e o Boy Pablo.

Portanto, saber gravar um som em casa com qualidade é atualmente bastante importante pra quem deseja se profissionalizar. Ainda mais tendo em vista que as tecnologias de áudio digital democratizaram bastante o acesso à produção musical.

Então, se o seu objetivo é ser um músico profissional, não basta dominar escalas musicais, arpejos e harmonia. Coloque aí na sua lista de skills também umas boas técnicas de microfonação, acústica, compressores e mixagem.

Aprenda sobre music business

Com o fim do monopólio das gravadoras multinacionais e a ascensão das plataformas de streaming, todo o negócio da música mudou radicalmente. Dessa forma, a história recente do mercado musical exige do artista muito mais independência no planejamento de carreira

Em outras palavras, foi-se o tempo em que bastava ser um músico incrível e conseguir um contrato com uma gravadora para fazer sucesso. De toda forma, o negócio da música se complexificou bastante, obrigando o artista a ser muito bem versado na arte de se divulgar e administrar a sua carreira de forma independente.

Sendo assim, não durma no ponto quando o assunto é music business, pois há muitos cursos e materiais gratuitos na internet à sua disposição. Nesse caso também, vale muito a pena o investimento. Abaixo, você confere uma dica de podcast que te ajudarão a turbinar a sua carreira artística.

Tenha presença digital

Por mais que você seja apaixonado pelo mundo analógico, não tem muito pra onde correr: as plataformas digitais são um caminho inevitável hoje em dia. Por isso, saber se divulgar de forma apropriada nas redes é vital para empreender na carreira de um músico profissional.

Aliás, ser conhecido nas redes sociais pode não apenas trazer mais público para seus shows, como também mais alunos para seus cursos e workshops.

Tenha uma rotina de estudos

Até mesmo músicos que já chegaram lá precisam ter uma rotina de treinos e estudos no instrumento. Aliás, o legal da música é exatamente esse um rolê infinito, ou seja, sempre tem fundamentos para evoluir como músico.

Lembre-se de que a internet é um ambiente de democratização do acesso a tudo, para o bem e para o mal. Sim, porque da mesma forma que ela possibilita que você divulgue o seu som para um público segmentado, ela permite que todos façam o mesmo. Então, a concorrência é exponencialmente maior.

Sendo assim, você precisa investir bastante em uma sólida rotina de estudos para estar com a técnica e os conhecimentos em dia. Dessa forma, é mais factível a possibilidade de você se destacar na multidão de artistas em plataformas como o YouTube, por exemplo.

Não abra mão do seu emprego, por enquanto

Isso mesmo, ter um emprego fixo ou uma fonte de renda pode viabilizar sua formação e te ajudar a preparar o terreno para a carreira de músico profissional. Afinal, você vai precisar de grana pra comprar o seu equipamento e pagar pelas suas aulas

Além disso, é sempre bom ter uma garantia a mais. Pois, até você conseguir, de fato, pagar todos os boletos com grana de gravações e gigs pode ter uma estrada e tanto pela frente.

Faça parte da cena local de música independente local

Por mais que a internet seja um espaço para performance artística e interação com o público, nós ainda vivemos no mundo real. Por isso, sempre vale a pena fazer parte de coletivos de música independente e participar ativamente do circuito indie da sua região.

Tornar-se reconhecido como parte dessa comunidade de músicos e artistas locais é, fundamentalmente, um passo importante na sua trajetória musical.

Descubra seu nicho na música

Você pode se tornar um músico profissional e participar de gravações, acompanhar artistas ou tocar em bandas de baile. Por outro lado, pode entrar de cabeça no trabalho autoral. Além disso, pode ser que seu rolê criativo seja fazer canções, beats e letras que ganharão vida nos trabalhos de outros artistas.

Seja como for, são diversos os caminhos que você pode escolher, o importante é achar a sua verdadeira vocação e levá-la adiante com empenho. Seja honesto com você mesmo e, certamente, saberá encontrar o seu lugar no ecossistema musical.

Aprenda a ser dinâmico

Ser dinâmico é uma skill básica pra quem vive do show business. Afinal, pode ser que você precise se reinventar na carreira algumas muitas vezes.

Aliás, como as mídias e plataformas estão sempre mudando, ter um perfil profissional dinâmico e adaptável pode fazer toda a diferença na sua carreira de músico profissional.

Estude música no Cifra Club Academy

Por fim, caso queira ter acesso a uma plataforma educacional completa com os melhores professores de música, venha pro Cifra Club Academy!

Se o seu objetivo é saber como ser um músico profissional, estamos aqui para ajudá-lo a construir uma base sólida de conhecimentos. Dessa forma, você estará super preparado para se destacar no mercado musical!