Cifra Club

Aprenda a tocar 7 hits dos carnavais passados

A contagem regressiva para o Carnaval começou faz tempos! Em algumas cidades, inclusive a folia já está rolando solta, pois, afinal de contas, “em fevereiro/em fevereiro/tem carnaval”, como cantou o mestre Jorge Ben Jor [quando ainda era Jorge Ben].

Trio elétrico, blocos de rua, fantasia, festa e animação são ingredientes básicos desta que é a festa mais popular do Brasil. E qual seria a cereja desse bolo? A resposta só pode ser uma: a música 🙂

Convenhamos: carnaval sem música é “improvável, é impossível”, como diz o hit do Skank. E essa história começa há mais de 100 anos, com as marchinhas e vem até os hits dos carnavais contemporâneos. Por essas e outras, na conversa de hoje, vamos relembrar e aprender a tocar músicas que bombaram em outros carnavais. Bora lá?

Os maiores hits de outros carnavais

De uns tempos pra cá, o carnaval virou uma data estratégica para o impulsionamento de músicas. Várias delas viram hits instantâneos e – de certa forma – acabam unindo todas as tribos. É aquela velha máxima: essas canções tocam sem parar em tudo que é rolê, todo mundo canta a letra de trás pra frente, as coreografias ficam nas pontas dos pés e das mãos.

Bell Marques, durante show em trio elétrico, no carnaval de salvador

Com ou sem Chiclete, Bell Marques é personagem icônico do carnaval brasileiro (Foto/Site Oficial)

Já que é assim, por que não honrar a memória desses sons que um dia embalaram tantas alegrias?

O melhor jeito de fazer isso, certamente você sabe qual é: aprender a tocar alguns hits que já embalaram outros momentos carnavalescos. Afine o violão, aqueça a voz, faça seus alongamentos e se prepara para aumentar seu repertório com axé, funk, forró, etc e tal 😉

1. Você Partiu Meu Coração – Nego do Borel

O feat. que uniu o funk do Nego do Borel, o pop da Anitta e forronejo do Safadão, também ficou na boca do povo. Em fevereiro de 2017, durante vários momentos dos rolês carnavalescos, a galera parou tudo pra jogar as mãos pra cima e cantar uma música sobre coração partido.
Mais brasileiro? Impossível!

2. De Ladinho – Banda Eva

Uma boa parte do que Ivete Sangalo canta, bomba em qualquer carnaval. Puxada pelos trios elétricos, a história da folia baiana se confunde bastante com o mito em torno da Veveta.

Em 1998, Ivete comandava os vocais da Banda Eva. Naquele já distante ano, a banda lançou a faixa De Ladinho. Mais de duas décadas depois, Vinícius Dias te ensina os truques para tocar esse hit atemporal.

3. Ai Se Eu Te Pego – Michel Teló

No ano de 2012, não teve jeito: até mesmo o carnaval se rendeu ao poder do sertanejo universitário. O bom e velho sertanejão superou axé, funk, pagode e tudo mais que veio pela frente.

E quem reinou soberano foi Michel Teló. De Leste a Oeste, de Norte a Sul, o Brasil inteiro carnavalizou e se jogou na coreografia do hit mundial Ai Se Eu Te Pego.

4. Camarote – Wesley Safadão

Safadão é a cara de uma boa folia, concorda? Todo ano, mesmo quando ele era mais famoso só no nosso amado Nordeste, WS emplaca um hit no carnaval. Em 2016, muita gente se identificou com a história do cara que tava pagando de patrão, “só bebendo gela, tomando Ciroc. Curtindo na balada, só dando virote”.

Parece que foi ontem, a autoconfiança da música Camarote ajudou a galera a recuperar a autoestima e a jogar os embustes no lixo do esquecimento.

5. Aquele 1% – Marcos e Belluti

Houve um tempo em que música sertaneja não combinava muito com a folia. Com a evolução natural das coisas, no entanto, hoje em dia tá tudo junto e misturado. Prova disso aconteceu no “Carna 2016”, quando “aquele 1% vagabundo” que existe em todo mundo tomou conta de foliões espalhados pelos quatro cantos do Brasil.

6. Jenifer – Gabriel Diniz

Em 2019, todo mundo se divertiu bastante com a história do cara que descolou um crush “da hora” lá no Tinder. O nome dela, como você sabe, é Jenifer. O cometa da alegria chamado Gabriel Diniz sempre será lembrado por esta contribuição tão importante para a música brasileira popular.

7. Diga Que Valeu – Chiclete Com Banana

E para encerrar nossa lista, uma viagem no tempo que realmente é de arrasar! Voltaremos diretamente para o Carnaval de 2001!

Tem algum “chicleteiro” aí? 

Naquele começo de século, a banda Chiclete Com Banana já reinava nos blocos e trios. A partir daquela folia, a turma da micareta passou a ter o hino que você vai aprender na videoaula abaixo.

De volta ao presente

Desejamos que tenha aproveitado bastante essa nossa viagem pelo túnel do tempo, amigo leitor! Com essas cinco músicas, acima seu repertório vai ficar ainda mais top.

Mas agora que já aprendemos hits de outros carnavais, que tal a gente entrar de cabeça no presente?

Com a ajudinha do Google, nós conseguimos descobrir quais serão os possíveis hits do Carnaval 2020. Além de conferir a matéria, você pode participar da nossa enquete.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK