Cifra Club

Como tocar viola caipira? Confira o curso online do Cifra Club!

Zé Helder é o isntrutor do Curso de Viola do Cifra Club

No curso do Cifra Club, você aprende a tocar viola com entende do riscado (Imagem/Divulgação)

Se você é do tipo que curte superar limites, aprender a tocar um instrumento é presença garantida na sua to do list. Para quem já toca violão ou guitarra, o desafio de encarar uma nova empreitada é igualmente interessante.

E sabe o que mais bacana? É que o Curso de Viola do Cifra Club se encaixa muito bem nesse rolê todo 🙂

Por essas e outras, o post de hoje é para te familiarizar com o conteúdo das aulas. Esta conversa é para quem  já está na pilha para aprender a tocar esse simpático instrumento de 10 cordas, bem como para a galera que ainda não descobriu qual será a ponta de entrada para o fantástico mundo dos músicos.

Vamos nessa?

Curso de viola do Cifra Club

O curso de viola do Cifra Club foi lançado em setembro de 2019. O projeto é uma iniciativa feita em parceria com a Rozini, empresa brasileira que fabrica instrumentos de cordas acústicos. As aulas são conduzidas pelo violeiro Zé Helder, músico dono de experiência acadêmica fora do comum.

Quem é o violeiro Zé Helder?

Natural de Minas Gerais, o violeiro Zé Helder é endorse das marcas D’Addario [cordas] e Rozini [violas]. Com um currículo bastante acadêmico, o músico é formado em Licenciatura Plena em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; em Comunicação Social, pela Univas de Pouso Alegre; e em Contrabaixo Acústico, pelo Conservatório Juscelino Kubitschek.

Zé Helder sentado no fogão à lenha e segurando tocando viola

Zé Helder é um dos violeiros mais bem conceituados na música brasileira (Foto/Túlio Noronha)

No que diz respeito à música, Zé é um artista inquieto, renovador e inovador. Além de uma carreira solo, o violeiro faz parte dos projetos Orelha de Pau e Moda de Rock, duo de viola caipira especialista em adaptar temas de rock com ritmos capiras.

Como professor, foi responsável pela criação de dois cursos de viola caipira: no Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek em Pouso Alegre, e no Conservatório Municipal de Guarulhos, onde ainda leciona. Também ministra cursos e oficinas de curta duração. Em 2019, o violeiro inaugurou o curso online de viola no Cifra Club.

Tem alguma dúvida de que você vai aprender a tocar com o professor ideal?

Aulas viola de caipira no Cifra Club

O conteúdo programático é intuitivo, didático e direto. Com bastante atenção, foco e os demais elementos que melhoram o aprendizado online, você conseguirá aprender a tocar viola. Não tem enrolação, mas também não tem fórmula mágica! Lembre-se que o aprendizado depende mais do aluno do que do professor. A seguir, você confere alguns exemplos de aulas, e já pode ir começando a aprender.

Ritmos possíveis na viola

Você sabia que é possível fazer vários ritmos na viola? Nem só de música regional e caipira vive o instrumento. Nesta primeira aula, Zé Helder te apresenta esse fundamento que vai mudar seu ponto de vista acerca do instrumento.

Quais são os tipos de viola?

Se ainda não tem a sua viola em mãos, nãos e preocupe! Depois de conferir o vídeo abaixo, você certamente saberá qual instrumento comprar. No mais, é só ficar familiarizado com seu novo xodó e se jogar de cabeça no aprendizado.

Descubra qual é a afinação da viola

Eis um conteúdo que também é fundamental, concorda? Entender a questão da afinação é um dos pontos de partida para o aprendizado de qualquer instrumento musical. Portanto e para tanto, se ligue só nas dicas e ensinamentos preciosos no vídeo abaixo.

Tocando a primeira música na viola

Depois de aprender conceitos básicos, nada melhor do que “meter o dedo na viola”! Claro que não tem como começar fazendo as estripulias que um violeiro veterano faz. Dando um passo de cada vez, com o precioso auxílio do Zé Helder, você vai tirar um som bem porreta no seu instrumento.

Até aqui, te dei alguns aperitivos do Curso de Viola do Cifra Club. Espero, no entanto, que os spoilers tenham te mostrado que a grade do curso é completa e interessante. Para acompanhar todas as aulas, basta ficar ligado na galeria de vídeos abaixo:

Ah! Não se esqueça de acessar o link da playlist, clicar no botão inscrever-se e depois clicar no sininho. Desta forma, você será informado sobre a publicação de novas aulas.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK