Confira o que rolou no Prêmio Multishow de Música Brasileira 2012

Por Gustavo Morais

Aconteceu, na noite desta terça-feira (18), na Arena Multiuso, Rio de Janeiro, a 19ª edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Como de costume, a premiação do canal de TV musical indicou os melhores artistas musicais deste ano.

A dupla de apresentadores, formada pela cantora Ivete Sangalo e o humorista Paulo Gustavo, foi uma aposta errada da organização. Por diversos momentos, os comandantes da festa demonstraram falta de entrosamento e pouco cuidado com o texto. A frieza da plateia viveu o seu grande ápice no momento em que Ivete cobrou mais ânimo dos presentes para com os vencedores. Outro momento desnecessário foi quando a musa do axé, mesmo que em tom motivacional ou de brincadeira, disse que “Lady Gaga queria ser Gaby Amarantos”.

Seguindo a ideologia “Música Importa”, além de premiar vencedores, o Multishow promoveu no palco a dobradinha entre nomes consagrados no cenário musical e artistas que estão, relativamente, em começo de carreira. Partindo desta condição, o canal presenteou o público com encontros como Capital Inicial com Selvagens à Procura de Lei, que abriram a noite com a execução da música “Fátima” e “Mucambo Cafundó“; Gaby Amarantos, com Felipe Cordeiro e Lia Sophia, que juntos tocaram o “Ex Mai Love“, “Ai Menina” e “Ela Tá no Ar“; Thiaguinho com Walmir Borges; Erasmo Carlos com Filhos da Judith, que fizeram uma surreal versão do clássico “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno“; Agridoce com Cícero, que juntos souberam relevar os problemas técnicos e as piadas sem graça dos apresentadores; entre outros.

Mais abrangente do que a próxima edição da premiação da MTV, o contestado VMB, o Prêmio Multishow 2012 dividiu a premiação em três tipos de júri: Super Júri, Júri Especializado e o Júri Popular. O primeiro, formado por músicos, jornalistas e críticos, decidiu cinco categorias – “Versão do Ano”, “Novo Hit”, “Clipe”, “Projeto Paralelo” e “Música Compartilhada”. Já o segundo, por sua vez, composto por diversas personalidades, elegeu os vencedores de três categorias – “Melhor Disco”, “Arista Revelação” e “Melhor Show”. O voto popular teve o privilégio de definir os campeões de sete categorias – “Melhor Cantor”, “Melhor Cantora”, “Melhor Grupo”, “Melhor Música”, “Melhor Show”, “Experimente” e “Música Chiclete”. Através da categoria “Mais Mais”, o Multishow apontou qual é o artista mais popular entre as redes sociais.

Algumas categorias, teoricamente, teriam seus respectivos vencedores decididos durante o evento. Porém, misteriosamente, alguns dos vitoriosos agradeceram por meio de um vídeo exibido no telão. Esta é uma questão que fica no ar e, indiretamente, colabora para a progressiva queda do quesito credibilidade em torno das premiações musicais.

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Multishow 2012:

“Versão do Ano”: “Conversa de Botas Batidas” – Cícero
“Novo Hit”: “Ex Mai Love” – Gaby Amarantos
“Melhor Clipe”: “66” – O Terno
“Projeto Paralelo”: Agridoce – Pitty e Martin
“Música Compartilhada”:  “Canções de Apartamento” – Cícero
“Melhor Disco”: Tulipa Ruiz – “Tudo Tanto”
“Arista Revelação”: Gang do Eletro
“Melhor Show”: Paula Fernandes
“Melhor Cantor”: Thiaguinho
“Melhor Cantora”: Ivete Sangalo
“Melhor Grupo”: NX Zero
“Melhor Música”: Ana Carolina – “Problemas”
“Melhor Show”: Gal Costa – “Recanto”
“Experimente”: Banda Tereza
“Música Chiclete”: “Ai Se Eu Te Pego” – Michel Teló
“Mais Mais”: Michel Teló