Cifra Club

Saiba o que é extensão vocal e descubra qual é a sua

Tem muita gente que não sabe o que é extensão vocal, mas já ouviu falar em tenores, barítonos, sopranos e contraltos. No mínimo, todo mundo já reparou que não consegue cantar certas músicas porque elas são muito agudas ou muito graves para sua voz. Nosso assunto de hoje parte justamente dessas diferenças óbvias entre as vozes das pessoas!

Homem cantando segurando microfone no pedestal
Um cantor precisa conhecer a própria voz (Foto/Pexels)

Entender as implicações técnicas dessas diferenças e saber trabalhar com elas é fundamental para qualquer um que esteja aprendendo a cantar.

Então, acompanhe o artigo para conhecer sua classificação vocal, entender um pouco mais sobre isso e, assim, aperfeiçoar a sua técnica de canto!

O que é extensão vocal?

Extensão vocal é a quantidade de notas, da mais grave à mais aguda, que uma pessoa consegue emitir, independentemente da qualidade e esforço dessa emissão.

As notas alcançadas são diferentes para cada um, dependendo das dimensões da laringe e das pregas vocais. Além disso, há também questões de personalidade.

Assim, dependendo das notas que você alcança, sua voz será classificada dentro de uma determinada categoria. E é por isso que a extensão vocal também é chamada de “classificação vocal“.

Para conseguir cantar bem, é importante não só conhecer sua extensão vocal, mas também a região dentro dela em que sua voz fica confortável.

Pode reparar: você consegue emitir notas muito graves e muito agudas para sua voz, mas perde um pouco o controle sobre ela ao fazer isso. Então, é melhor ficar na região confortável, que é a chamada tessitura vocal.

Quais são as extensões vocais?

Para começar, as extensões vocais se dividem entre vozes masculinas e vozes femininas. Cada uma dessas se divide ainda em três tipos de vozes. A seguir, falaremos um pouquinho mais sobre cada uma delas.

Mas é importante dizer que, com bastante treino e, de preferência, uma boa ajuda profissional, é possível ampliar a sua extensão vocal!

Antes de tentar isso, porém, que tal explorar sua tessitura e ter um bom domínio sobre sua voz para poder cantar afinado e com segurança? 

Classificações vocais masculinas

As vozes masculinas podem ser de três tipos: tenor, barítono ou baixo. Confira como funciona cada uma delas:

Tenor

O tenor está no final da extensão vocal masculina, alcançando as notas mais agudas entre os homens. Em relação às notas do piano, essa voz vai do Dó 2 ao Ré 4.

Alguns tenores conhecidos da música popular são Bruce Dickinson, Nando Reis, Andre Matos e Xororó.

Dentro dessa classificação vocal, existem algumas variações. São elas:

  • tenor ligeiro;
  • lírico-ligeiro;
  • lírico;
  • dramático.

O tenor ligeiro é a voz natural masculina mais aguda, enquanto o tenor lírico-ligeiro é um pouco mais encorpado. Já o tenor lírico tem a voz mais rica em harmônicos e o timbre mais cheio. 

O tenor dramático é o que tem a voz mais grave, desenvolve grande volume e é mais raro no Brasil.

Arte sobre a classificação vocal tenor
A voz de um tenor “move montanhas” (Imagem/Cifra Club)

Barítono

O barítono tem uma voz intermediária, transitando bem entre os graves e agudos. No piano, sua voz corresponde às notas que vão do Sol 1 ao Lá 3.

Barítonos conhecidos da música popular são: Axl Rose, Freddie Mercury, Frank Sinatra e Zeca Baleiro.

Alguns barítonos com grande extensão vocal podem alcançar agudos de tenor, como é o caso de cantores como Djavan, Tim Maia e Renato Russo.

Com a voz mais intermediária, temos o barítono lírico (ou barítono central), bem comum como terceira voz em quartetos masculinos de música cristã.

Já o barítono dramático tem a voz bem grave e volumosa, sendo também chamado de “Baixo Cantante” ou “Baixo Barítono”.

Arte sobre a classificação vocal barítono
O cantor barítono é bastante versátil (Imagem/Cifra Club)

Baixo

O baixo tem a voz masculina mais grave. Sua extensão vocal corresponde às notas do piano que vão do Dó 1 ao Fá 3.

Alguns baixos da música popular: Johnny Cash, Louis Armstrong, Zé Ramalho e Arnaldo Antunes.

O baixo profundo tem um timbre muito escuro e a voz potente, impressionante e muito rara no Brasil. É encontrado com maior facilidade em países eslavos. Já o baixo superprofundo é o tipo mais grave da voz humana.

Arte sobre a classificação vocal baixo
A voz de um baixo é maravilhosamente arrepiante (Imagem/Cifra Club)

Classificações vocais femininas

As vozes femininas também se dividem em três tipos. São eles soprano, mezzo-soprano e contralto.

Soprano

É a mais aguda das vozes femininas. No piano, as notas que correspondem a essa extensão vão do Dó 3 ao Fá 5.

Algumas sopranos conhecidas da música mundial são Britney Spears, Gal Costa, Sandy e Sarah Brightman.

Essa voz tem várias subdivisões:

  • soprano ligeiro;
  • lírico-ligeiro;
  • lírico;
  • lírico spinto;
  • soprano dramático.

A soprano ligeiro tem uma voz de volume menor, mas que alcança notas muito agudas. A soprano lírico-ligeiro possui o mesmo brilho e expressividade que ela, porém com uma agilidade maior.

Já a soprano lírico tem a voz mais brilhante e cheia de médios. Também possui maior volume e dinâmica, versatilidade e capacidade de atravessar o peso de uma orquestra.

As soprano lírico spinto são sopranos líricos que, por características anatômicas singulares, desenvolvem um aspecto de peso na voz. Produzem timbres com características encorpadas e metálicas ao mesmo tempo.

Por fim, a soprano dramático tem um timbre raro e de sonoridade escura. É o soprano mais grave, com bastante resistência e capacidade de cantar em grande volume por um tempo maior.

Arte sobre a classificação vocal soprano
Será que a voz de uma soprano quebra vidros? (Imagem/Cifra Club)

Mezzo-soprano

A mezzo-soprano tem uma voz intermediária, conseguindo transitar com muita facilidade entre graves e agudos. Poucas cantoras possuem tamanha versatilidade. As notas do piano que correspondem a essa extensão vocal vão do Lá 2 ao Si 4.

Se liga em algumas mezzo-sopranos da música popular: Elis Regina, IZA, Marisa Monte, e Édith Piaf.

A mezzo-soprano lírico é também chamada de “Mezzo-soprano ligeiro”, pois, apesar do timbre grave, assim como o “Soprano Ligeiro”, tem bastante agilidade.

Já a mezzo-soprano dramático tem grande alcance vocal, timbre escuro e grave.

A versatilidade de uma cantora mezzo-soprano é um destaque e tanto (Imagem/Cifra Club)

Contralto

Essa é a voz feminina mais grave, já que seu alcance corresponde às notas do piano que vão do Mi 2 ao Lá 4.

Contraltos famosas da música popular são Amy Winehouse, Cássia Eller, Maria BethâniaMarília Mendonça.

A contralto coloratura é muito ágil, sustenta bem as notas e tem extensa coloratura — que é a emissão rápida de várias notas numa mesma sílaba. Este tipo de voz é bastante raro, sendo uma especialista em floreios e saltos.

A contralto lírico é mais leve e menos versátil, sendo o tipo mais comum hoje em dia. 

Por sua vez, a contralto dramático tem a voz mais dramática, profunda e pesada de contralto, sendo geralmente mais poderosa em comparação às outras. Cantoras nesta classe também são mais raras.

Arte sobre a classificação vocal contralto
A cantora contralto domina os graves (Imagem/Cifra Club)

Como saber qual é a minha extensão vocal?

Você pode encontrar sua extensão vocal utilizando um instrumento musical e identificando as notas mais altas e mais baixas que consegue emitir. Isso trará mais segurança para cantar, não só no sentido de facilitar o domínio e a afinação, como também preservando a saúde da sua voz!

Por exemplo: se você é fã de uma cantora ou um cantor e tenta imitá-lo, pode acabar prejudicando sua voz sem perceber. Por isso, é importante conhecer a classificação vocal e saber usá-la a seu favor.

Nesse sentido, um professor de canto é o profissional ideal para te ajudar nessa empreitada! Então, que tal fazer umas aulas sem nem precisar sair de casa? É fácil: venha agora mesmo para o curso de canto do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino, você aprende todas as técnicas de canto, além de realizar exercícios práticos, que vão além do conhecimento teórico musical!

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK