Cifra Club

12 corinhos evangélicos para você tocar

E aí, pensando em renovar o seu repertório de adoração? Então, Deus te guiou para o lugar certo! Sendo assim, conheça 12 cifras de corinhos evangélicos para tocar hoje e sempre.

Homem ajoelhado em gramado rezando ao lado de violão
Tocar os corinhos evangélicos é uma ótima oportunidade de se conectar com Deus pela música (Foto/Freepik)

A princípio, os corinhos evangélicos são canções simples e cheias de emoção para louvar a Deus. É um dos estilos mais populares da música gospel. Aliás, outras vertentes também abençoam o culto.

Dentre elas, já destacamos por aqui os hinos evangélicos antigos, o Novo Cântico e, por fim, a Harpa Cristã. Assim, tais subgêneros têm letras lindas inspiradas na Bíblia e nas histórias de Jesus Cristo. No entanto, agora chegou a vez você aprender a tocar corinhos evangélicos!

Os melhores corinhos evangélicos pra tocar no violão

Hoje, é um privilégio tocar os corinhos evangélicos no violão. Afinal, faz pouco tempo que o famoso instrumento de cordas foi aceito nas adorações. Ele não era bem visto pelos pastores ortodoxos, mas, graças a Deus, o cenário mudou.

Nesse caso, a graça prevaleceu, pois muitas músicas gospel soam divinamente bem no violão. Portanto, aproveite para ampliar o seu repertório e melhorar a adoração com as canções a seguir:

O Nosso General É Cristo

Para abrir a lista dos melhores corinhos evangélicos, nada melhor do que a grande canção O Nosso General É Cristo. Ela inspira os fiéis, pois é cheia de vida.

O ritmo é tranquilo, já que basta tocar as notas na cabeça do tempo e em sentido ascendente. Sobre os acordes, estão no tom de Bm, relativo de D. Dessa forma, além disso, temos os shapes de Em, A, D e G. Para evitar a pestana, toque o Bm/D.

A Alegria Está No Coração

Outro clássico dos louvores para aprender a tocar hoje: A Alegria Está no Coração. Com um ritmo envolvente e uma harmonia especial, faz todos os irmãos dançarem e baterem palmas na casa do Senhor.

Há versões no tom de A e outras em C, mas todas seguem a mesma lógica. No entanto, alguns acordes precisam da pestana, o que pode ser um dificultador para os iniciantes. Mesmo assim, é um obstáculo pequeno para quem já conhece a Jesus, não é?

Celebrai Com Júbilo

Agora, vamos apresentar uma música especial, feita para glorificar o Senhor. Logo, o corinho evangélico Celebrai Com Júbilo é capaz de fazer a diferença no louvor da sua Igreja.

Assim, para elevar o espírito na casa do Pai, a canção possui uma levada intensa, mas fácil de tocar. A harmonia está na tonalidade de G e os 5 acordes são diatônicos, ou seja, fazem parte do campo harmônico da nota principal.

Rompendo em Fé

Uma canção que alimenta a crença no Senhor é Rompendo em Fé. Assim, inspira todos os fiéis da Igreja. No violão, basta executar um ritmo simples de pop.

Além disso, a maioria dos acordes está no tom de G, com exceção do B. Aliás, use as formações de B7 e Bm/D, para evitar a pestana.

Recebi Um Novo Coração

Assim como todos os corinhos evangélicos pregam a paz de Cristo, Recebi Um Novo Coração não é diferente. Dessa forma, tem uma levada suave para deixar transcender a beleza da letra.

Contudo, a mudança entre os acordes acontece a cada dois tempos, sendo um pouco mais complexa que as demais. Além disso, você precisa dominar a pestana e as inversões dos acordes. É um desafio aos irmãos que tocam violão há pouco tempo, mas, com dedicação, qualquer um pode vencê-lo.

Bom É Estarmos Aqui

Algumas canções foram feitas para glorificar o Santo Nome do Senhor! Assim, Bom É Estarmos Aqui é capaz de exaltar os fiéis. Sendo assim, foi escrita no tom de E. Ademais, há um acorde fora da tonalidade, o D/E, que serve de passagem para o Mi Maior.

Alguns shapes precisam de pestana: B, C#m, F#m e G#m, muito comuns nesse campo harmônico.

Deus Forte Como Jeová

Mais uma música para aprender a tocar agora! Deus Forte Como Jeová é incrível, fácil de executar e tem o ritmo alegre, parecido com o maxixe.

Uma questão desse corinho evangélico é que, no vídeo indicado para a música, a versão está em Eb. Porém, na página do Cifra Club a cifra está em C. Você pode utilizar a ferramenta de mudar o tom na nossa página ou tocar de acordo com o vídeo (que exige mais pestanas).

Ressuscitou

Para celebrar a vitória de Cristo, temos a linda canção Ressuscitou. Com um ritmo envolvente e a progressão de acordes triunfal, conta como Jesus venceu o mal e a morte.

Além disso, todos os shapes estão no campo harmônico de Am, tom relativo ao C. Contudo, o E7 faz parte da escala menor harmônica da nota principal da música.

Ao Único

Toda consagração é uma oportunidade única para elevar o nosso ser ao Senhor. Assim, a música Ao Único é um verdadeiro hino de adoração. Para acompanhar, experimente dedilhar os acordes em sentido ascendente, pois fica lindo!

Apesar de estar no tom de C, a música utiliza shapes emprestados de outras tonalidades, como os de Fm e E. Ademais, é difícil para os iniciantes, mas, com um pouco de treino e fé, qualquer um pode tocar.

Não Há Deus Maior

A seguir, um verdadeiro hino de louvor. Dessa forma, Não Há Deus Maior inspira os fiéis por onde passa.

Além da letra de exaltação à existência do Pai, tem a melodia fácil de memorizar e um ritmo encantador. A maioria dos acordes está na tonalidade de F, com exceção do A7, que novamente atua como uma preparação para o Dm.

Leão de Judá

Muitos corinhos evangélicos parecem marchas que glorificam a Deus. Dessa forma, Leão de Judá possui uma levada rápida e cheia de energia, capaz de animar qualquer irmão.

Em relação à tonalidade, está em Em. São 5 acordes, todos fáceis de tocar. Para facilitar a performance, experimente usar o shape de B7 no lugar do B, para não precisar fazer pestana.

Celebrai a Cristo

Para encerrar com chave de ouro, mais uma canção que pulsa alegria. Além disso, é um desafio aos iniciantes, pois alguns shapes necessitam da pestana. No entanto, são apenas 4 acordes e todos estão na tonalidade de F.

Celebrai a Cristo tem o andamento rápido e, em algumas situações, há dois acordes por compasso. Assim, ela aprimora as técnicas da mão esquerda (para os destros) e de velocidade.

Compartilhe os corinhos evangélicos com seus irmãos 

E aí, gostou de conhecer todos esses corinhos evangélicos para tocar no violão? Aproveite e compartilhe o texto com os seus irmãos, pois, assim, vocês podem adorar a Deus juntos! Ah, não esqueça de mostrar à banda da Igreja, quem sabe eles gostam e atualizam o repertório de adoração.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK