Da MPB ao Rock and Roll, Palco MP3 divulga mais de 75 mil artistas

Por Gustavo Morais

No ar há 10 anos, o site Palco MP3 é um serviço gratuito de divulgação musical na Internet. Desenvolvido pela empresa Studio Sol, responsável pelos sites Cifra Club e Letras.mus.br, o portal surgiu com objetivos de ajudar e de fortalecer a divulgação do trabalho musical de artistas independentes do Brasil.

O Palco MP3 possibilita ao artista a possibilidade de criar um perfil e promover em grande escala a divulgação da carreira artística. Para os apreciadores de música, além de oferece um cast que conta com mais de 75 mil artistas, o site disponibiliza o streaming gratuito de mais de 800 mil músicas. Os usuários ainda contam com a possibilidade de carregar o site consigo para todos os lugares por meio de aplicativos gratuitos que funcionam nas plataformas Android, iOS, Windows Phone e Windows 8.

Camila de Ávila destaca importância do Palco MP3 (Crédito/Elmo Alves)

Atualmente trabalhando na divulgação de seu disco de estreia, intitulado “B”, a cantora mineira Camila de Ávila destaca a visibilidade que o portal agrega em  sua carreira. “Eu uso o site para divulgar as músicas que gravei e os shows que venho fazendo. O Palco MP3 proporciona visibilidade. Isso para mim é ótimo. Por meio dele recebi alguns e-mails de compositores e de músicos querendo trabalhar comigo, de fãs e de pessoas que conhecem meu trabalho por meio do site”.

Já há alguns anos na estrada, o carioca Vinicius D’Black comenta o papel do do site no atual cenário da indústria fonográfica. “O mercado da música se encontra em fase de transição há alguns anos, saindo do físico (CD e DVD) para virtual. O Palco MP3 é um dos pioneiros no compartilhamento de música no espaço virtual brasileiro. É um ‘termômetro’ para saber que artista será sucesso no Brasil inteiro, assim como aconteceu com a canção ‘Sem Ar‘”.  “O site também dá oportunidade para artistas que não podem pagar um site oficial, a ter um espaço de qualidade sem pagar nada”.

Diariamente, a página principal do site destaca um artista. De forma democrática, sem priorizar estilos, o Palco MP3  disponibiliza ao público  o deleite  de fazer uma  busca pelo  material de artistas dos mais variados segmentos artísticos do Brasil inteiro. Apesar de reconhecer a força da divulgação musical por meio da Internet, o produtor musical e agitador cultural Marcelo Dolabela afirma que o artista precisa conciliar a mundo digital com os palcos. “Fazer a música ficar conhecida online é bom, mas não resolve tudo na carreira do artista. Não adianta disponibilizar músicas na web e não fazer shows. As pessoas baixam músicas, mas não necessariamente as ouvem com a mesma percepção que é possível se captar em um show”.

Conheça alguns dos diversos talentos que utilizam o Palco MP3 como ferramenta de divulgação:

 O Teatro Mágico – MPB (SP):

Capitaneada pelo músico Fernando Anitelli, a trupe d’O Teatro Mágico eleva à patamares mais altos a ideia do sarau. Com aproximadamente 10 de estrada, o projeto entrega ao público a conexão artística entre música, poesia, teatro e circo. Acesse o Palco MP3 da banda Teatro Mágico.

Vinicius D’Black – Romântico (RJ):

Dono de um timbre de voz diferenciado e de um carisma singular, o ator e cantor Vinicius D’Black propõe um trabalho que combina soul, pop e música romântica. Com três discos oficialmente lançados, o artista carioca é um dos nomes mais populares do site. Ouça as músicas de D’black no Palco MP3.

Motorocker – Rock (PR):

Com letras cantadas em português, os curitibanos do Motorocker provam que brasileiro também bebe nas fontes do hard rock. Com 20 anos de estrada, esta banda arquiteta uma carreira sem abrir mão de suas ideologias e tem o respeito de figuras do mainstream como Capital Inicial e Nazareth. Curta o som do Motorocker no Palco MP3.

Naip – Pop Rock (MS):

Na estrada há 10 anos, este quinteto une elementos sonoros do BRock, rock inglês e pop contemporâneo. Lançando mão de letras bem feitas e estrutura musical elaborada com capricho, a banda Naip coloca o Mato Grosso do Sul no mapa do pop rock. Acesse o Palco MP3 da banda Naip.

Carlos & Jader – Sertanejo (GO):

Com perícia em unir elementos de várias gerações da música sertaneja, a dupla Carlos & Jader mostra que quer resistir ao implacável teste do tempo. Com quase 15 anos de carreira, estes veteranos são donos de música que narram as aventuras e desventuras da vida. Ouça as músicas da dupla no Palco MP3.

Estakazero – Forró (BA):

Sem abrir mão das raízes do forró e com os pés bem fincados no presente, os baianos da banda Estakazero propõem um ‘arrasta pé’ que não deixa ninguém parado. Eis uma banda que cumpre com louvor o papel de não deixar ninguém parado no salão, na pista de dança ou até mesmo nas arenas das festas agropecuárias. Curta o forró do Estakazero no Palco MP3.