Cifra Club

As divas pop da música brasileira: quem são elas?

Muitas cantoras brasileiras fazem sucesso tanto aqui quanto lá na gringa. Porém, poucas alcançaram o real patamar de divas pop. Afinal, roupas extravagantes, hits e coreografias não são os únicos ingredientes que fazem uma verdadeira estrela da música.

Ivete Sangalo,uma das divas pop mais importantes da música brasileira
Ivete Sangalo, o furacão baiano na música pop da América Latina (Perfexx/Divulgação)

Neste artigo, você vai saber mais sobre quem são as divas pop da música brasileira e como elas quebraram barreiras para conquistarem seus lugares ao sol. 

8 divas pop da música nacional

Divas pop são sinônimo de glamour, influência, poder e talento. Normalmente, elas se apresentam com performances grandiosas e são amadas por um oceano de pessoas.

No Brasil, a sonoridade da música pop não tem uma definição muito clara. Ela carrega diversas influências e flerta com várias referências. Muitas das divas listadas neste artigo não representam necessariamente o pop, mas sinônimos de popularidade e conduzem espetáculos grandiosos.

Anitta

Com sua coleção de hits e produções cenográficas inovadoras, Anitta é a maior diva do pop nacional da atualidade. Além disso, o lado empresarial faz dela uma das pessoas jovens mais influentes do mundo, extravasando seu trabalho para além da carreira musical.

Talentosíssima, Anitta conseguiu quebrar a barreira nacional, levando os ritmos brasileiros para todo o mundo. A bordo do hit Girl From Rio, a cantora surfou no Top 40 das rádios americanas, acumulando 1,4 milhões de audições no Spotify no dia do lançamento.

Ivete Sangalo

Ivete Sangalo embala multidões e emplaca sucessos há algumas décadas. Carismática, inventiva e dona de uma voz invejável, Veveta agrada até mesmo quem não se liga muito na mistura pop, axé e MPB que ela faz. Entre suas músicas mais conhecidas estão Se Eu Não te Amasse Tanto Assim e Festa.

Além de ser sinônimo de sucesso na música, Ivete também participa ativamente da sociedade. Afinal, ela é embaixadora da ONU no Brasil, representando o combate contra o tráfico de pessoas.

Pabllo Vittar

De acordo com a Forbes, Pabllo Vittar é uma das drag queens mais populares do mundo. Seu sucesso abriu portas para vários artistas associados à comunidade LGBTQIA+. Um dos seus primeiros hits, Corpo Sensual já ultrapassou a marca de 300 milhões de visualizações no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=q6Lw6k7k9Rk&list=OLAK5uy_mNXnXvVBShPsrmbeRcYzOoFlaMlbR_DAU

Conforme você pode imaginar, a sonoridade trabalhada no brega, no arrocha e no forró levou Pabllo aos mercados internacionais. A anunciada participação no próximo disco de Lady Gaga, inclusive, ratifica, o lugar da maranhense entre as maiores divas pop nacionais.

IZA

A cantora IZA é ícone supremo do empoderamento feminino e, sobretudo, da representatividade da mulher negra. No ano passado, entrou na lista das 100 pessoas negras mais influentes do mundo, na categoria mídia e cultura. 

Começou a carreira gravando covers de divas pop internacionais, mas logo fez sucessos trabalhos autorais. Inclusive, em 2017, Pesadão foi uma das músicas mais tocadas do país. Seu lançamento mais recente é o clipe de Gueto.

Joelma

Apesar de não representar o gênero pop, Joelma não poderia ficar de fora dessa lista. Perseverante e talentosa, a artista soube como reinventar a carreira, ou seja, o sucesso avassalador do grupo Calypso não impediu o voo solo. Por fim, a voz única e o repertório de sucesso, bem como o carisma, afastam quaisquer dúvidas sobre a importância da paraense na música nacional.

Duda Beat

A recifense Duda Beat adotou esse nome artístico em homenagem ao movimento manguebeat. Seu primeiro álbum, Sinto Muito, foi gravado de forma independente e se tornou sucesso entre público e crítica. Em suma, estamos falando de uma cantora que resgata legados culturais e arregaça as mangas para batalhar por seus objetivos.

Misturando influências da música nordestina com o funk carioca, a cantora conquistou o respeito do mainstream, bem como da cena independente. O trabalho mais recente dela é o álbum Te Amo Lá Fora, lançado em maio deste ano, que trouxe a canção Meu Piserô.

Ludmilla

Conhecida por sua autenticidade, as letras de Ludmilla esbanjam empoderamento. Ademais, sua versatilidade artística facilita o trânsito entre vários tipos de música. Este ano, inclusive, Lud lançou um disco de pagode.

Por fim, não podemos nos esquecer que Ludimilla está entre as cantoras negras com mais seguidores no Instagram. Bastante engajada na luta contra o racismo, ela utiliza a voz para amplificar pautas contra a discriminação racial.

Claudia Leitte

Durante uns bons anos, incontáveis micaretas e muitos carnavais, Claudinha Leitte comandou os vocais da banda Babado Novo. Voando alto na carreira solo, de acordo com as paradas de sucesso, ela não perdeu o gingado e só fez aumentar sua relevância.

No palco, sempre foi uma artista inventiva, inovadora e disposta a quebrar barreiras. Nesse sentido, a diva promoveu o diálogo do axé com vários outros segmentos da música.

Agora que você chegou até aqui, certamente percebeu que é impossível listarmos as divas pop brasileiras num só post. Nesse sentido, precisamos lembrar da importância de Luísa Sonza, Lexa e Gloria Groove, por exemplo. Além delas, tantas outras cantoras arrastam uma legião de fãs e promovem revoluções no cenário.

Por fim, o que acha de compartilhar esse texto por aí? Você pode mandar para aquela pessoa que não perde as tendências.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK