Eles lacram! Saiba mais sobre o BTS

Por Damy Coelho

Você conhece o BTS? Pois então, fique de olho pra não dar mole, já que estamos falando da maior banda de k-pop da atualidade. O grupo foi o primeiro a representar a Coréia do Sul no Billboard Music Awards, prêmio que consagra (em maioria esmagadora) artistas norte-americanos e europeus.

Eles faturaram o prêmio de Top Social Media Artist, provando que são uma febre em todo o mundo – o engajamento dos fãs do grupo é mesmo impressionante.

BRAZIL TO BILLBOARD pic.twitter.com/i31QkTRSDE

— bella;p proud of bts (@ifsjimin) 22 de maio de 2017

Quem não é tão ligado em k-pop mas não sai do Twitter já ouviu falar muito no BTS. O grupo vive nos Trending Topics, graças a uma fan base sólida em todo o mundo, conhecida como os ARMYS – aqui no Brasil, não é diferente: a banda se apresentou aqui no ano passado, com ingressos esgotados.

Para te atualizar deste fenômeno, te contamos 4 curiosidades dessa boyband de k-pop. Agora, não tem mais desculpa pra não conhecer o BTS!

1. O BTS já chegou chutando a porta

O grupo foi formado em 2013 e, no mesmo ano, já levou o prêmio de e “Novo Artista do Ano” em três das maiores premiações musicais da Coréia do Sul: Melon Music AwardsGolden Disk Awards e Seoul Music Awards.

A partir daí, a banda só voou. Por exemplo: o álbum Wings, de 2016, alcançou o primeiro lugar do iTunes em 26 países.

É lacre atrás de lacre.

2. Formação

A formação embrionária do BTS contava com Hunchul e Kim Namjoon, que eram um duo de rap. Uma grande gravadora sul-coreana, que queria emplacar uma boyband de k-pop, ficou de olho nos caras e decidiu fazer do duo um grupo pop.

Uma grande audição foi feita no país para encontrar os integrantes, o“Hit It”. O grupo passou por várias formações diferentes antes de emplacar a formação que conhecemos hoje: Rap Monster, Jin, Suga, J-Hope, V, Jimin e Jungkook.

3. Som e imagem: 10/10

Espere por uma música pop cheia de referências, com uma pitada de hip hop e baladinhas românticas de tempos em tempos – tudo isso acompanhado por coreografias de tirar o fôlego!

Quando questionados pela Teen Vogue qual a música que eles apresentariam para uma pessoa que nunca ouviu BTS, Jin e V escolheram Blood Sweat & Tears. Então, voilà:

Reparou na beleza do clipe?

Pois o BTS investe bastante em recursos audiovisuaiais, sem dúvidas um elemento que chama bastante a atenção de quem não é tão fã de k-pop. Olha esse teaser de turnê deles, que coisa linda:

4. Do you speak coreano?

E o fenômeno do BTS no mundo é um reflexo de como o k-pop invadiu de vez a indústria ocidental – aqui no Brasil, não é diferente. Olha só um exemplo: a UNICAMP chegou a abrir turmas de coreano e outro de dança e canto de K-Pop, para atender a grande demanda de pessoas que queriam aprender um pouco mais sobre a música feita no país.

A cultura japonesa sempre teve uma certa força por aqui (é só pensar na febre dos animes e jogos), mas é a primeira vez que o país parece estar vendo o apelo que a Coreia do Sul também possui pros adolescentes daqui.

Pisa menos, BTS!

PRA OUVIR BTS DIREITINHO:

Confira a playlist do Letras com o melhor do som do BTS.