Cifra Club

Você conhece o significado da música Aquarela?

Venha descobrir e se emocionar com a mensagem passada nos imortais versos de Toquinho!

Entender o significado da música Aquarela, está na to do list de brasileiros de todas as idades. Afinal, essa canção é uma espécie de “hino não oficial da infância”. Você já parou para pensar na mensagem que o cantor e compositor Toquinho quis passar com a letra dessa canção?

Toquinho já era gigante antes mesmo de escrever
Um violão, um Toquinho e um hit atemporal (Imagem/Divulgação)

Em 1983, Toquinho já era dono de uma respeitável carreira no cenário da música brasileira. Naquele ano, no entanto, o artista lançou Aquarela, uma música que entrou para a trilha sonora das gerações seguintes.

Essa canção virou tema de publicidade, tarefa escolar, conquistou um lugar cativo nos karaokês, e certamente faz parte do repertório da galera que toca nos bares e bailes da vida.

Neste post, nós desvendaremos o significado da letra de Aquarela. Vamos, juntos, conhecer um pouco mais sobre uma das obras mais fantásticas do cancioneiro da música nacional?

Como surgiu a música Aquarela?

Voltemos até o ano de 1982. Naqueles tempos, após várias apresentações na Itália, Toquinho já era um nome de destaque naquele país.

O empresário Franco Fontana tinha acabado de criar a gravadora “Maracana” e resolveu gravar um disco com músicas inéditas de Toquinho. Para isso escolheu o músico italiano Maurizio Fabrizio, que havia vencido o Festival de San Remo e que, na visão de Franco, tinha um perfil semelhante ao do violonista brasileiro.

Maurizio Fabrizio, compositor italiano
“Aquarela” não teria surgido sem a colaboração do italiano Maurizio Fabrizio (Foto/Divulgação)

O encontro dos dois resultou numa generosa parceria, que rendeu material para quatro discos. Essas canções receberam originalmente letras em italiano, assinadas, na maioria das vezes, por Guido Morra. Posteriormente, algumas foram traduzidas para o castelhano. Parte delas recebeu versões de Toquinho, que as gravou também em português.

Um dos frutos da parceria ítalo-brasileira foi Aquarela. Lançada em português, no ano de 1983, a faixa já nasceu com perfil de canção atemporal.

A construção da letra da música Aquarela

Em texto publicado no seu site oficial, Toquinho conta que Aquarela surgiu da fusão de duas canções. Segundo ele, num dia de trabalho, Maurizio Fabrizio começou a mostrar uma música. A primeira parte, revela, não impressionou muito, “mas quando ele entrou na segunda parte, eu gostei, lembrava a primeira parte de ‘Uma Rosa em Minha Mão’, que fiz com Vinicius, em 1974, para a novela ‘Fogo Sobre Terra’, da Globo.

Cantada em português, a música batizou disco lançado em 1983 (Imagem/Divulgação)

Motivado pela recordação, o compositor brasileiro tocou a música Uma Rosa em Minha Mão para apreciação do italiano, que, logo em seguida, começou a fazer a segunda parte da música.

“Uma se encaixou na outra, naturalmente, na primeira tentativa, era a primeira música que ele me mostrava”, revela. “Assim, gastamos nem três minutos para fazer a música que seria conhecida como ‘Acquarello’, em italiano, que é a nossa ‘Aquarela’. Achei bonita, me animei, e nos outros dias fizemos umas oito melodias”, finaliza.

Dê o play e ouça esse clássico atemporal:

O significado da música “Aquarela”

Agora que você reviveu a experiência de embarcar no voo mágico da canção, chegou a hora de partir para a próxima etapa da viagem. Antes de começarmos a entender o significado de Aquarela, no entanto, precisamos entender algumas considerações preliminares:

  • A letra e a melodia da música nos transportam para os belos e ensolarados dias vistos nas histórias infantis de Charles Dickens, Irmãos Grimm, Lewis Carroll, entre outros.
  • Educadores do Brasil inteiro promovem atividades psicopedagógicas a partir desta canção. Usando lápis, giz colorido ou tintas, a criançada se diverte e deixa a criatividade bater asas e voar, para bem longe, voar…

Para facilitar o entendimento sobre o significado de Aquarela, vamos dividir as estrofes em partes. Vamos lá?

Parte I — A infância no significado de “Aquarela”

Logo de cara, somos arrebatados pela leveza e pela falta de urgência que tomam conta da infância.

Primeiros versos de Aquarela significam leveza e falta de urgência para viver.
(Reprodução/Letras.mus.br)

Veja que para desenhar, o poeta deixa claro que não precisa ser uma folha especial, papel timbrado ou algo do tipo. Pode ser papelão ou até mesmo o piso do chão. Incluindo as paredes [#QuemNunca], qualquer lugar é uma perfeita tela para fazer desenhos. Nessa quadra de versos, Toquinho não dita normas, mas dá liberdade de expressão às crianças.

Versos da música Aquarela também significam liberdade de expressão.
(Reprodução/Letras.mus.br)

Ao analisarmos os dois versos acima de forma isolada, observamos traços de uma mensagem positivista. Sendo assim, entendemos que se repente alguma coisa de errado acontecer, não tem problema. É fácil transformar as amarras do pequeno descuido em algo libertador [o lindo pássaro a voar no céu].

Duas quadras de versos de Aquarela mostra um lugar sem limite de tempo e de espaço.
(Reprodução/Letras.mus.br)

Neste mundo de ficção, não há limite de tempo ou de espaço. Em vez de dividir a Terra em dois hemisférios, a Linha do Equador é um tobogã que nos leva para os quatro cantos do mundo em fração de segundo. Comandando uma solitária tripulação de um barco branco, nós conseguimos navegar entre o céu e o mar. Tudo é mágico, como um beijo azul – que representa o encontro entre as superfícies celestial e a marítima.

A imaginação tem lugar cativo na letra da música Aquarela, de Toquinho
(Reprodução/Letras.mus.br)

E o poeta segue brincando e nos fazendo imaginar quão gostoso é se jogar nesse fantástico “mundo de faz de conta” que é o universo infantil. O sonho de voar povoa a mente de toda criança. Todo mundo, ao menos uma vez, já sonhou estar voando, sendo pássaro ou mesmo como passageiro de uma aeronave a cortar as nuvens, que nos parecem flocos de algodão, com todas suas luzes a piscar.

Parte II — Ser “gente grande” é inevitável

Aspectos da vida adulta também aparecem no significado da música Aquarela.
(Reprodução/Letras.mus.br)

Nos versos acima, observamos que o aspecto lúdico é ligeiramente adormecido. O poeta procura ensinar que a vida é feita de partidas e chegadas, de idas e vindas. Desta forma, a letra sai um pouquinho do mundo da imaginação e entra na fase da vida em que, teoricamente, todos nós precisamos começar a lidar com pautas mais sérias.

As interpretações mais maldosas podem crer que o verso “Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida” tira a letra do mundo infantil. A licença poética, no entanto, descarta qualquer apologia a embriagues, pois, afinal, os amigos podem estar bebendo um saboroso suco natural? Dito isso, fica a lição de que sempre é hora de ser feliz e de celebrar a vida.

Trecho da letra da música Aquarela, de Toquinho
(Reprodução/Letras.mus.br)

Na figura da caminhada do menino, Toquinho mostra que o futuro está logo ali. Porém, o compositor mostra que a passagem do tempo pode acontecer de forma suave, colorida e lúdica. A letra também nos mostra que na vida há obstáculos, os “muros”, que são ultrapassados com o uso da criatividade.

(Reprodução/Letras.mus.br)

É comum os pais se darem ao direito de pilotar os filhos rumo ao futuro. Mais comum ainda é a linha tênue que separa os pais da frustração (que motiva o choro) e a dualidade do regozijo (que motivo o choro e o riso). O que não pode ser esquecido, no entanto, é que cada ser humano é uma individualidade, com personalidade própria, e que precisa aprender a lidar sozinho com os erros e acertos cometidos na estrada da vida.

Parte III — Tudo na vida tem seu ponto final

Nesta última parte do nosso estudo sobre o significado da música Aquarela, observamos que letra assume um caráter mais “pés no chão”.

Em seu significado, a música Aquarela narra as etapas do processo de maturidade da vida.

(Reprodução/Letras.mus.br)

Sem perder a ternura da poesia, esses poucos versos são suficientes para nos ensinar que tudo “descolorirá”, isto é, tudo chega ao fim. Trata-se de um leve choque de realidade! Com toda sutileza que lhe é cara, Toquinho deixa claro que a vida é desprevenida, exata e que um dia acaba. O importante, no entanto, é não perder a leveza…

Como tocar a música Aquarela no violão

Se chegou até aqui, você alimentou sua memória afetiva e descobriu um pouco mais sobre o “hino não oficial da infância”. Porém, se você quer ir além de entender o significado de Aquarela, a viagem ainda não acabou! Pra galera que faz um som, por exemplo, chegou a hora dar o play na videoaula abaixo e aprender a tocar essa música.

E se você curte a ideia de ficar por dentro dos significados das músicas, nós temos algumas sugestões para aumentar seu vocabulário. Se liga só na listinha abaixo:


Ah, e não se esqueça de compartilhar o link deste post por aí! Assim como você, muita gente vai adorar dar uma volta no fantástico mundo infantil. Além disso, muitos pais, mães, avós, avôs, tios e tias precisam “aquarelar” a vida da criançada.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK