Cifra Club

Retrospectiva musical: relembre os fatos que marcaram 2021

Que os fatos que marcaram 2021 deixaram a sensação de que este ano ainda é um desdobramento de 2020, isso é inegável. Agora, que eles apresentaram mudanças interessantes no mundo da música, também é bem verdade!

Måneskin, Marília Mendonça, MC Kevin, João Gomes e Adele estiveram presentes em alguns dos fatos que marcaram 2021
Alguns dos artistas que deram a cara de 2021. Entre eles, Marília Mendonça, Måneskin e Adele (Foto/Cifra Club)

Das uso de redes sociais a plataformas de streaming para divulgação de lançamentos, a indústria se reinventou em 2021. Como resultado disso, surgiram sucessos com temas mais alegres, retorno de eventos presenciais e expectativa para grandes festivais.

Em meio a comebacks aguardados, a música começa a trazer sinais de normalidade pós (ou ainda durante) pandemia.

E é neste cenário que você embarca conosco em nossa retrospectiva musical de 2021. Separa o fone, os lencinhos, aumenta o volume e vem com a gente!

Challenges de redes sociais: as novas formas de lançamento

Mais do que nunca, a maneira de consumir e lançar música mudou, especialmente no campo do mainstream.

Os singles mais rápidos passaram a ser o foco da atenção dos artistas, que agora contam com uma arma poderosa: os challenges das redes sociais. Por isso, se você resistiu a fazer alguma coreografia em 2021, você não viveu direito! (risos)

Nesse sentido, grandes nomes, nacionais e internacionais, utilizaram essa ferramenta para viralizar suas canções. Exemplo disso foram os sucessos de Gueto, da Iza, várias faixas de Luísa Sonza e Stay, de Justin Bieber e The Kid LAROI.

Acredite: nosso pessoal do Cifra Club também não resistiu e entrou nessa!

Agora, foi também pelas redes sociais que o fenômeno da pisadinha surgiu em 2021 e dominou as paradas do ano, especialmente com a música O Carpinteiro.

A partir dela e do sucesso de personalidades como Orlandinho, o estilo hitou e abriu portas para grandes nomes do gênero. Assim, ficaram consagrados João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon como representantes do Piseiro e da Vaquejada.

Os comebacks que mais impactaram

Sem dúvidas, o retorno de artistas ao mundo da música foram alguns dos fatos que marcaram 2021. Logo, mais do que voltar para a mídia, estes personagens contribuíram para a retomada de movimentos musicais expressivos dos anos 2000. Vamos lá aos principais!

1 – Adele

Um dos retornos mais aguardados certamente foi o de Adele, que surgiu não só com um visual diferente, mas com um novo conceito de disco completo. Tanto que solicitou ao Spotify para desabilitar o modo aleatório de álbuns, a fim de incentivar uma experiência absoluta em seu mais recente projeto, 30.

Assim, Easy On Me, sua primeira canção após seis anos de hiato, bateu recordes e ficou em primeiro lugar no Itunes com apenas 3 minutos de lançamento.

2 – Ed Sheeran

Bem como Adele, Ed Sheeran fez o seu retorno em 2021 e apostou em uma sonoridade mais alegre e pop, explorando também sua irreverência e bom humor. Com isso, lançou o álbum “=”, em outubro.

Além disso, o recente trabalho natalino ao lado de Elton John, “Merry Christmas”, já rendeu a posição de número 1 nos charts do Reino Unido. Para finalizar com chave de ouro, ele anunciou, em entrevista recente, sua vinda ao Brasil, que acontecerá em 2023.

3 – Avril Lavigne

O último single lançado por Avril Lavigne animou os fãs mais antigos da cantora. Ao lado do baterista Travis Barker, do Blink-182, Bite Me apresenta sonoridade e atitude que resgatam os anos 2000. O pop punk está de volta e, com certeza, o emo também.

Para fechar o ano com uma notícia bombástica, Avril Lavigne, recentemente, foi anunciada como uma das atrações do Rock in Rio 2022.

4 – Coldplay e BTS

Que o BTS já tinha um alcance incrível em 2020, todo mundo já sabia. Mas agora, que sua união com o Coldplay seria tão significativa, a ponto de entrar para as listas dos fatos que marcaram 2021, ninguém esperava.

A canção My Universe chegou no mês de outubro, agradou os dois públicos e marcou o retorno da banda britânica aos palcos. Além disso, eles foram confirmados como headliners do Rock in Rio, no ano que vem.

5 – Tiago Iorc

Enquanto isso, em solos brasileiros, o cantor Tiago Iorc ressurgiu com uma canção de letra profunda, novo visual e clipe. O lançamento da discutida Masculinidade teve grande repercussão na mídia e marcou o retorno do artista ao cenário musical.

Taylor Swift regravando sua discografia

Embora não seja propriamente um lançamento, mas sim um relançamento, a cantora Taylor Swift regravou suas obras e as disponibilizou nas plataformas de streaming.

Além de novas versões de até 10 minutos, os novos materiais contribuíram para que ela recuperasse seus direitos autorais.

O ano dos realities

Um dos fatos que marcaram este ano foi o sucesso inegável dos reality shows, tanto na TV aberta quanto em plataformas de streaming. E, junto com eles, algumas figuras se destacaram no universo musical, conquistando prêmios e uma multidão de fãs.

Dentre eles, destaca-se Juliette, vencedora do BBB 21, que alcançou o maior número de pré-saves no Spotify para o lançamento de seu EP homônimo de estreia.

Além disso, suas participações em lives famosas e gravação de releitura de outros artistas têm marcado sua trajetória musical. Recentemente, o DJ Alok também anunciou uma parceria com a paraibana.

Outro nome fruto do mesmo reality é o de Rodolffo, da dupla sertaneja Israel e Rodolffo. Na estrada há anos, eles viram a carreira mudar em 2021 com o lançamento de Batom de Cereja. A canção chegou a ser uma das mais executadas no mundo, no período do programa.

O novo conceito do pop nacional: um dos fatos que marcaram 2021

Em termos de visual e estética, o pop nacional tem apresentado trabalhos inovadores. Exemplo disso são os clipes de A Queda, de Gloria Groove, Nem Um Pouquinho, de Duda Beat, e o álbum audiovisual Gracinha, de Manu Gavassi.

Eles exploraram lados mais teatrais, circenses e tecnológicos, com grandes produções. O trabalho de Manu, inclusive, foi lançado no Disney+, como curta musical.

Do mesmo modo, as novidades do pop fizeram sucesso no exterior, como Girl From Rio, de Anitta — inspirada em Garota de Ipanema —, e a parceria de Pabllo Vittar com Lady Gaga.

Revelações do ano

Outro dos fatos que marcaram 2021 foi o retorno da irreverência e sonoridade mais puxada para o rock e o emo, liderados por Måneskin e Olivia Rodrigo.

Sobre a última citada, a jovem cantora, comparada ao Paramore, já coleciona indicações e está nos preparativos para sua turnê de estreia.

Agora, apostamos que você já ouviu Beggin’ em redes como o TikTok, certo? O sucesso do Måneskin foi tão grande que eles também serão headliners da próxima edição do Rock in Rio.

Ao mesmo tempo, o rapper Lil Nas X quebrou recordes com o álbum Montero, que conta com referências artísticas clássicas na produção. Além disso, ele acumula parcerias com Elton John e Miley Cyrus

Já no cenário brasileiro, Marina Sena chamou a atenção por sua voz e conceito, sendo, inclusive, a ganhadora do Prêmio Multishow em duas categorias de revelação do ano.

Também presente na premiação do canal foi o grupo Os Barões da Pisadinha, que ganhou destaque e ajudou a ampliar a pisadinha Brasil afora em 2021.

Artistas da música que morreram em 2021

As mortes de nomes de destaque do mundo da música com certeza estão entre os principais fatos que marcaram 2021, deixando tristeza para os fãs e legado eterno para o meio artístico. Dentre eles, não podemos deixar de citar as precoces perdas de Marília Mendonça e MC Kevin, que impactaram o país inteiro.

Além disso, o mundo do rock ainda lamenta a ausência de gigantes como Charlie Watts e Dusty Hill, que deixaram um legado de identidade definida e talento. Assim como eles, grandes nomes nacionais também faleceram, como Genival Lacerda, Agnaldo Timóteo e Nelson Sargento.

Sertanejo de luto

Ainda antes de finalizar o ano, o universo do sertanejo sofreu mais perdas significativas.

Durante a gravação de um DVD, o cantor Maurílio, da dupla Luíza e Maurílio, passou mal e foi hospitalizado. Porém, dias depois recebeu o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar e veio a óbito.

No mesmo dia, o cantor Carlos Hiago, o Yago da dupla Yago e Santhiago, faleceu após uma longa batalha contra um linfoma

A equipe do Cifra Club lamenta todas as mortes deste ano e deseja força aos familiares, amigos e fãs de cada um dos artistas.

A expectativa pela volta dos festivais

Os festivais já estão retornando com tudo e, com eles, a sensação de que finalmente vamos poder soltar o grito preso na garganta. Porém, a expectativa de se jogar na pista virá acompanhada de novos protocolos, para evitar que o excesso de sede ao pote vire tragédia.

Exemplo disso foi a morte de dez pessoas durante o show de Travis Scott, em Houston. Mais do que segurança, os próximos festivais já apontam prioridade em sustentabilidade, diversidade, NFTs e cuidado com a saúde. 

Logo, isso prova que não só veremos um “novo normal” no meio da música, mas que o antigo já não era suficiente.

Esperamos que essas mudanças não só reflitam nos eventos que serão mais divertidos e seguros, mas sim que resultem em um 2022 com sociedade mais inclusiva e preocupada com questões sociais, inspiradas pelo poder da arte.

Quais fatos que marcaram 2021 mais surpreenderam você? Conta para a gente!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK