Cifra Club

As 20 melhores músicas de Fernandinho para tocar hoje

Aprenda a tocar as melhores músicas do cantor Fernandinho com dicas essenciais para qualquer violonista!

Hoje iremos falar sobre um dos artistas que melhor representam a música cristã contemporânea no Brasil. Com muita sinceridade nas palavras, ele canta e toca verdadeiros hinos de louvor e adoração. Por isso, separamos para você as melhores músicas de Fernandinho para tocar no violão!

Cantor Fernandinho com violão em show com os braços estendidos para o alto
Já são mais de 20 anos de carreira na música gospel (Foto: Reprodução)

Além de cantor e compositor, ele também é pastor, escritor e mentor da iniciativa sociocultural Cristolândia. E você sabia que Fernandinho começou na música como baterista na igreja?

No post de hoje, vamos curtir um pouco da obra artística deste nome tão relevante do cenário gospel. Bora lá?

Quais as melhores músicas de Fernandinho?

Ao longo da nossa conversa, você vai conferir cifras, videoaulas e dicas para tocar as melhores músicas de Fernandinho. Confira algumas das canções selecionadas:

  • Faz Chover
  • Uma Nova História
  • Galileu
  • Caia Fogo
  • Seu Sangue
  • Yeshua
  • Grandes Coisas

Portanto, pegue aí o seu violão, prepare o seu coração e receba as palavras tão edificantes ministradas nos louvores e adorações a seguir!

1. Rendido Estou

Para tocar Rendido Estou no violão, você vai utilizar acordes simples, como D, Bm7, A e G. A batida pode ser feita com uma sequência simples: ↓↑↓↑. Para dar um efeito mais completo, adicione toques percussivos com o polegar, seguidos de uma sequência de batidas com os dedos indicador, médio e anular. Ademais, lembre-se de manter o ritmo da música constante.

2. Se Não For Pra Te Adorar

Se Não For Pra Te Adorar está no tom de Ré maior e conta com 9 acordes que, no geral, são fáceis – o D4/G pode exigir um pouco mais dos iniciantes. A batida é no estilo de balada, com acentos nos tempos 2 e 4. Para tocar a música, você pode usar a técnica de dedilhado ou strumming, alternando as cordas com os dedos ou tocando todas as cordas simultaneamente com a palheta.

3. A Alegria do Senhor

A Alegria do Senhor é composta em tom de Sol menor. A música começa com um riff de guitarra executado pela guitarra principal, enquanto a segunda guitarra toca uma frase em um tom mais agudo. A primeira parte da música usa basicamente o mesmo acorde (G5) para enfatizar a letra “Vento sopra forte”. Por fim, a canção termina com o mesmo riff da introdução.

4. Te Adorar

Para tocar Te Adorar no violão, é preciso se atentar aos 7 acordes utilizados, que incluem 4 pestanas (G#m, F#, C#m e D#m) e o complicado shape de F#/A#. As mudanças de acordes não são rápidas, então é importante praticar a transição entre eles para garantir uma execução suave e sem pausas indesejadas. O ritmo é moderado e com uma batida simples, mas cuidado para não cair demais a dinâmica da canção.

5. Deus Não Está Morto (God’s Not Dead)

O arranjo de Deus Não Está Morto é bem animado e contagiante, com um tom de celebração. A canção começa com um solo que é repetido ao longo da música. A progressão harmônica é relativamente simples, com 6 acordes que não fogem do básico, à exceção do F#/A#.

6. Seu Sangue

Seu Sangue é uma canção em tom de Lá maior com uma introdução fácil de tocar. O solo e a ponte, que inclui a técnica de pull off, podem ser pulados por quem ainda está aprendendo a tocar. De modo geral, é uma música simples e fácil de tocar, ideal para iniciantes no violão, já que possui apenas 2 acordes com pestana (F#m e Bm).

7. Jesus, Filho de Deus

Os pontos de atenção para tocar Jesus, Filho de Deus estão relacionados principalmente ao ritmo e às trocas de acordes. A música possui uma batida relativamente simples, com uma base constante no violão, mas exige atenção para manter a dinâmica e a intensidade. Os 9 acordes incluem 5 pestanas e shapes que são mais difíceis para iniciantes. Além disso, há mudanças rápidas de acordes, como a troca entre B e E9.

8. Uma Coisa Peço Ao Senhor

A música Uma Coisa Peço Ao Senhor tem uma estrutura simples, com 4 acordes e sem variação harmônica. A tonalidade em Fá sustenido pode tornar a execução um pouco mais desafiadora para iniciantes, já que 3 dos 4 acordes são com pestana. Além desses, o único shape sem esse fundamento (D#m7) não é tão usual. Ou seja, apesar da aparente simplicidade, essa canção exige foco e treino.

9. Não Mais Escravos

Dentre as melhores músicas de Fernandinho, Não Mais Escravos pode ser considerada uma das mais fáceis de se tocar no violão. Além de ser uma canção com uma levada mais lenta, o que facilita as trocas de acordes, são apenas 7 acordes, dos quais somente 2 têm pestana.

10. Único

A música Único é tocada em tom de Sol menor e tem uma introdução que apresenta uma progressão de acordes simples, com a sequência Gm7Bb4Bb. O dedilhado da introdução pode ser desafiador, já que as notas precisam ser tocadas com bastante precisão. Dessa forma, é recomendada uma boa dose de prática para executar corretamente a canção.

Curtindo aprender as melhores músicas do Fernandinho? Se você quer desenvolver ainda mais técnicas no instrumento, confira o curso de violão do Cifra Club Academy e evolua mais rápido!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Faz Chover

Faz Chover está entre os mais conhecidos louvores antigos de Fernandinho, além de ser uma música relativamente fácil de ser tocada no violão. São 11 acordes no total, mas todos básicos e apenas 3 com pestana. Para executar com precisão esse clássico da música cristã contemporânea, é importante prestar atenção à dinâmica e ao ritmo da música. Para conferir mais detalhes da canção, confira nossa videoaula completa:

12. Caia Fogo

Caia Fogo está no tom de Sol sustenido menor e tem um dedilhado relativamente simples na introdução. A primeira e a segunda parte da música devem ser tocadas com um ritmo constante. Os 4 acordes da música são G#m, B, F# e E. Os shapes são relativamente simples, mas a maior dificuldade é a transição suave entre eles, especialmente se você for iniciante no violão. Uma dica é praticar as trocas entre os acordes em andamento mais lento, e aumentar gradualmente a velocidade.

13. Uma Nova História

A música Uma Nova História é um grande sucesso nas igrejas evangélicas do país. A música é fácil de tocar no violão, o que a torna acessível para iniciantes. A principal dificuldade pode ser nos acordes com pestana, que são 2: B4 e B4/F#. No entanto, com prática e dedicação, é possível superar essa dificuldade.

14. Yeshua

Se você tem conhecimento de acordes básicos no violão (com e sem pestana), será muito tranquilo tocar Yeshua. Isso porque a canção possui apenas 8 acordes, entre eles alguns que estão presentes no aprendizado de qualquer iniciante no violão, como G, A, Am e Em. É  importante praticar as mudanças de acordes e prestar atenção no ritmo. Outra dica é tomar cuidado com a dinâmica da música, que varia a intensidade de acordo com as partes.

15. Nada Além do Sangue

Para tocar a música Nada Além do Sangue no violão, você precisará usar o capotraste na 1ª casa do instrumento. Caso não tenha o acessório, basta montar os acordes na casa anterior para tocá-la meio tom abaixo. Além disso, o solo inicial da canção é tocado com a técnica de hammer on, e você pode aprendê-lo seguindo a tablatura da música e acompanhando a videoaula a seguir:

16. Galileu

Galileu é um louvor relativamente simples de tocar, especialmente para os iniciantes. São apenas 5 acordes, todos sem pestana. O único shape que pode ser um pouco mais difícil é o G4. Por fim, não se esqueça de colocar o capotraste na 1ª casa do instrumento para tocar essa canção.

17. Pra Sempre

Se você é fã da música Pra Sempre, é importante prestar atenção nas 2 pestanas que aparecem entre os 5 acordes da cifra. A primeira é no acorde F, onde você deve pressionar todas as cordas com o dedo indicador. A segunda pestana aparece no acorde Dm7 e deve ser feita da primeira (Mizinha) à quinta corda (Lá). Você pode tentar aprender o solo da música, que conta com as técnicas de slide e vibrato.

18. Todas as Coisas

Quer saber como tocar Todas as Coisas? Essa é uma das melhores músicas de Fernandinho e exige bastante atenção em dois pontos. Primeiramente, será necessário usar o capotraste na 6ª casa do violão. Além disso, o acorde D/F# é um pouco mais difícil de ser tocado. Portanto, atente-se a esse shape!

19. Ainda Que a Figueira

Ao tocar Ainda Que a Figueira, preste atenção às palhetadas em cada acorde. As mudanças ocorrem apenas após a sequência completa de palhetadas, que devem ser feitas na seguinte batida: ↓↓↑↑↓↓↑↓↑. Quando você conseguir fazer essas palhetadas com naturalidade, seguindo o ritmo da música, o seu louvor ficará tão lindo quanto a versão original! Veja nossa videoaula para facilitar os estudos:

20. Grandes Coisas

Em Grandes Coisas, você precisará usar o capotraste na 1ª casa para tocar a música no tom original. É importante prestar atenção no ritmo da faixa, que deve ser feito no violão com mudanças de acordes ao final de cada sequência de palhetadas. A ordem das palhetadas é a seguinte: ↓↓↑↑↓↓↑. No mais, assista à videoaula abaixo para pegar todos os detalhes da canção:

Aprender a tocar as melhores músicas de Fernandinho no violão certamente te ajudou a praticar novos fundamentos nas seis cordas. Mas, se você quer continuar evoluindo no violão e ampliando seu repertório com outros sucessos, o curso de violão do Cifra Club Academy é a escolha certa!

Com acesso às aulas online quando e onde quiser, você terá a oportunidade de aprender com instrutores capacitados e uma metodologia de primeira qualidade.

Além disso, a assinatura do curso oferece benefícios incríveis, como:

  • Materiais de apoio;
  • Lives tira-dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Não perca mais tempo! Acesse agora mesmo o Cifra Club Academy e evolua de verdade no violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK