Cifra Club

Grupos de pagode dos anos 2000 que estouraram nas rádios

Caracterizado pelas letras que falavam de amor, os grupos de pagode dos anos 2000 lançaram e consolidaram as carreiras de diversos nomes famosos. Xande de Pilares, Rodriguinho e Thiaguinho, por exemplo, são alguns dos astros que se firmaram na cena.

Turma do Pagode, um dos principais grupos de pagode dos anos 2000
A Turma do Pagode é um dos grupos mais representativos da geração anos 2000 (Foto/Divulgação)

Quem não lembra de pelo menos um pagode que não parava de tocar nas rádios nos anos 2000? Diversos grupos daquela geração continuam seguindo esse caminho até hoje. Aqui, vamos listar os que consideramos os mais marcantes da época.

Alerta de spoiler: certos grupos listados neste post surgiram em décadas anteriores. Alguns de seus feitos, entretanto, ajudaram a manter a relevância do pagode no cenário da música brasileira.

8 melhores grupos de pagode dos anos 2000

A geração 2000 foi bem frutífera para o pagode. Nesse sentido, o gênero seguiu a pegada romântico, traçada na década anterior, e se consolidou nas rádios e no gosto do brasileiro. Nós listamos aqui, alguns dos melhores grupos de pagode dos anos 2000. 

Bokaloka

Fundado em 1995, com o nome Água na Boca, o grupo lançou o primeiro álbum em 1997. No ano seguinte, já com o nome definitivo, foi lançado o CD Apaixonado, que contém um dos grandes sucessos do grupo, Shortinho Saint Tropez.

Em 2001, foram lançadas diversas gravações alternativas de shows do Bokaloka. As versões ao vivo de Não Pedi Pra Me Apaixonar, Duas Paixões e Que Situação se tornaram hits e colocaram a banda entre os grandes grupos de pagode dos anos 2000.

Exaltasamba

É incontestável a presença do Exalta entre os melhores grupos de pagode dos anos 2000. A banda começou nos anos 80 e atravessou gerações, com diferentes formações. Dessa forma, o sucesso veio na década de 1990, com Gamei, Telegrama, entre outras.

No começo dos anos 2000, lançaram o hit Mega Star. Em 2002, no entanto, o vocalista Chrigor se desliga do Exaltasamba para seguir carreira solo. Dessa forma, o sétimo álbum da banda, Alegrando a Massa, traz um novo integrante, o cantor Thiaguinho. Essa fase do grupo veio com novos sucessos, como Estrela, Livre Pra Voar, entre outros hits.

Até 2012, a formação com Thiaguinho lançou hit atrás de hit. Sendo assim, o grupo figurou nas paradas de sucesso, programas de TV e fez turnês intermináveis. Abaixo, você confere uma videoaula do hit Tá Vendo Aquela Lua.

Revelação

Quem curte os grupos de pagode dos anos 2000, precisa saber que o Revelação trouxe uma nova cara para o gênero. Em outras palavras, a banda propôs levadas diferenciadas no tantan, reco-reco e cavaco, mudando a forma de tocar esses instrumentos.

O grupo emplacou um sucesso atrás do outro nos anos 2000. O formato de gravação de seus DVDs, deixando o público mais próximo dos músicos, também foi inovador para a época. Os álbuns Ao Vivo no Olimpo, 360º ao Vivo e Ao Vivo no Morro estão entre os maiores sucessos.

Os Travessos

Os Travessos ficaram famosos principalmente na época em que o cantor Rodriguinho era vocalista, entre 1996 e 2004. Lançado em 2000, o CD Os Travessos 2, foi o mais vendido do grupo. Dessa maneira, o álbum trouxe Tô Te Filmando e Meu Querubim, que venceu o prêmio VMB, da MTV, na categoria melhor videoclipe de pagode.

Os discos da banda acumulam prêmios de vendagem nos anos 2000, quando o grupo lançou diversos sucessos como Maravilha Te Amar, Adivinha e Vou Te Procurar. Além disso, o conjunto teve diferentes integrantes e comemorou 20 anos de carreira com um novo álbum, em 2015. 

Pique Novo

O grupo Pique Novo fez sucesso trazendo as características do pagode romântico. Dessa forma, a ascensão do grupo veio no começo dos anos 2000, quando já comemorava 10 anos. 

O álbum Ligando os Fatos, de 2009, é um dos maiores sucessos da banda. A faixa, que leva o mesmo nome do disco, já tem milhões de visualizações no YouTube. Além disso, foi regravada por vários grupos de pagode. 

Turma do Pagode

Incentivado pelo cantor Netinho de Paula, o Turma do Pagode lançou seu primeiro trabalho em 2001. Misturando regravações com músicas inéditas, os trabalhos seguintes do grupo já contavam com faixas que virariam grandes sucessos, entre elas Já Virou Rotina e A Gente Já Não Rola.

Porém, foram os álbuns Dom de Sambar e Esse é o Clima que colocaram a Turma no cenário nacional. Com De Bobeira, Camisa 10 e Selinho a banda se firmou entre os melhores grupos de pagode dos anos 2000. Em 2012, ainda lançou O Som das Multidões, que conta com várias composições do grupo, além de Lancinho

Sorriso Maroto

O Sorriso Maroto surgiu em 1997 na Zona Norte do Rio de Janeiro, lançando o primeiro álbum apenas na década seguinte. O álbum Por Você colocou a banda entre os melhores grupos de pagode dos anos 2000.

Cantando sucessos como Sinais, Ainda Existe Amor em Nós e Pra Mim Não É, o Sorriso vendeu mais de 70 mil cópias do CD Sinais, de 2009. O grupo gravou com diversos nomes do samba e do pagode, fazendo sucesso até hoje. Temos uma videoaula especial para quem quer aprender a música Assim Você Mata o Papai.

Pixote

Lançando o primeiro álbum em 1995, o Pixote já fez sua estreia com o hit Brilho de Cristal. Dois anos depois, o CD Tão Inocente trouxe sucessos como Beijo Doce e Saudades de Nós

Ainda lançaram mais onze álbuns, com grande destaque para o DVD 15 Anos – Ao Vivo. A música Insegurança, gravada nesse disco, já tem mais de 70 milhões de visualizações no YouTube. Estabelecido entre os maiores grupos de pagode dos anos 2000, o Pixote continua lançando músicas de sucesso, como Saudade Arregaça e Nem de Graça.

Jeito Moleque

O grupo Jeito Moleque nasceu a partir da união de cinco amigos de infância. A banda gravou seu primeiro álbum, ao vivo, em 2003, lançado no ano seguinte, trazendo regravações de sambistas de sucesso.

O lançamento do CD e DVD Me Faz Feliz alavancou a carreira do Jeito Moleque, com a banda se apresentando pelo Brasil inteiro. Entre seus maiores sucessos estão Eu Nunca Amei Assim, Hoje a Noite é Nossa e Me Faz Feliz.

Conforme essa nossa volta no tempo, ficou claro que foram vários grupos que marcaram o pagode nos anos 2000. Se você tiver matado a saudade de uma época tão gostosa, que tal convocar os pagodeiros e pagodeiras e descobrirem qual foi o melhor grupo de pagode dos anos 2000? Ou então, compartilha com aquela pessoa que vai ficar na vontade de ouvir um pagodão clássico.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK