Cifra Club

É guitarrista iniciante? Descubra qual tipo de instrumento comprar

O mercado oferece uma infinidade modelos de guitarra

A melhor guitarra nem sempre é a mais cara (Foto/Pexels)

Se você tá a fim de começar a tocar guitarra, certamente já sacou que “as guitars são diferentes entre si”. Na real, o mercado oferece modelos com as características mais variadas possíveis. Tudo depende do tipo som que você quer fazer.

Responda esse quizz e descubra que tipo de guitarrista você é

Cada modelo tem suas próprias características estéticas, anatômicas e de sonoridade. É por isso que na hora de fazer uma compra, nós precisamos conhecer tudo sobre os modelos disponíveis.

Neste post, o papo será sobre os principais tipos de guitarra que a gente encontra por aí! Ao término da leitura, você estará mais preparado para escolher o seu modelo e, certamente, ficará bem mais satisfeito com seu novo instrumento musical.

Stratocaster

Eis um dos tipos de guitarra mais conhecidos. Criada em 1954 pelo lendário Leo Fender, as primeiras versões eram da marca que carrega o sobrenome dele. Atualmente, quase todas as fabricantes desenvolvem a sua própria linha de Stratos, como é popularmente chamada aqui no Brasil.

Jeff Beck e Ray Vaughan são ícones da Stratocaster

Jeff Beck e Ttevie Ray Vaughan: gênios e da Stratocaster (Foto/Internet)

Em sua anatomia, uma Strato tende a ser equipada equipadas com três captadores single coils, mas há variações, e conta com uma chave seletora que abre o leque de possibilidades de timbres para a guitarra.

Trata-se do tipo de guitarra mais indicado para os guitarristas de rock, blues e funk [atenção: não confundir com funk carioca]. É o modelo favorito de ícones do calibre de Jimi Hendrix, Eric Clapton, David Gilmour, Jeff Beck e Stevie Ray Vaughan.

Telecaster

Criada pelas mãos de Leo Fender, em algum momento do começo dos anos 50, a Telecaster é um dos primeiros tipos de guitarra com corpo sólido. Atualmente menos badalada do que a Strato, a Tele – como é carinhosamente chamada – é de fundamental importância para o mundo mágico das cordas.

No geral, a Tele conta com dois captadores single coils, uma chave seletora de três posições e dois knobs – um de tonalidade e outro de volume.

Bruce Spingtseen e Keith Richards são adeptos da Telecaster

Bruce Spingtseen e Keith Richards são ícones da Telecaster (Foto/Internet)

Apesar de ser muito usada na música country americana, essa guitarra também é bastante querida entre os guitarristas de blues, rock e jazz. Entre seus principais apreciadores estão as lendas Keith Richards, Andy Summers, Brad Paisley e Bruce Springsteen. Não podemos nos esquecer, no entanto, que na fase de transição dos Yardbirds para o Led ZeppelinJimmy Page usou um lendário modelo 1959 Fender Telecaster. 

Les Paul

A guitarra Les Paul é o modelo icônico da Gibson, a fabricante de guitarras que tem quase 120 anos de mercado. Criada no começo da década de 1950, ela foi pensada em uma parceria com o guitarrista de jazz Les Paul e, por isso, leva seu nome.

Além de seu modelo clássico, essa guitar tem as variantes Custom, Junior, Melody Maker e Doublecut. Cada um à sua maneira, esses modelos são singulares e permitem ótimas possibilidades de timbragem.

Jimmy Page e Slash são apreciadores da Gibson Les Paul

Jimmy Page e Slash são embaixadores de riffs e da Les Paul (Foto/Internet)

É equipada com dois captadores humbuckers, mas permite variações, e tem uma sonoridade encorpada e grave. O braço colado no corpo é outro fator que influencia o peso de seu timbre.

Justamente por ter esse som pesado, a Les Paul é a mais escolhida pela turma do hard rock, do chamado rock clássico e até pela galera do jazz e do blues. Entre seus principais adeptos estão Slash, Jimmy Page, Gary Moore, Zakk Wylde, Peter Frampton e vários outros.

SG

Nos anos 60, a Les Paul mergulhou numa queda de vendas. Diante da crise do mercado a Gibson precisou inovar e só havia uma saída lógica: criar um novo modelo de guitarra. Foi então que surgiu a hoje clássica SG, cujo nome é uma sigla para Solid Guitar (guitarra sólida).

Angus Young, os chifres e a guitarra SG

História de Angus Young se confunde com a existência da SG (Foto/Internet)

Em relação a Les Paul, a SG trouxe algumas otimizações. Entre outras boas novas, o instrumento é mais leve e apresenta um design que facilita o alcance das casas dos últimos trastes, são bons exemplos das mudanças. O sistema de captação é formada por dois ou três humbuckers, além dos controles individuais de timbre e volume para cada captador.

Desde que surgiu a SG vem sendo apreciada por guitarristas que fazem um som vigoroso, cheio de punch e encorpado. Entre seus principais adeptos estão Tony Iommi, Angus Young e Daron Malakian. Quem também curte essa guitar é o promissor Jake Kiszka, da banda Greta Van Fleet.

Ah, a icônica guitarra de dois braços de Jimmy Page é uma variação da SG. 😉

Flying V e Explorer

Desenvolvidas pela Gibson [sempre ela ;)], os modelos Flying V e Explorer surgiram no final da década de 1950. A ideia era propor um design mais futurista, possivelmente inspirado pela “corrida espacial” – assunto bastante popular naqueles tempos.

Apesar da sonoridade matadora e da aparência agressiva, esses modelos tiveram que encarar a baixa popularidade. A coisa foi tão cabulosa, mas tão cabulosa, que ambas chegaram a ser descontinuadas 🙁 A Flying V saiu de linha em 1959 e voltou quase 10 anos depois e, por sua vez, a Explorer deixou de ser fabricada em 1963 e retornou ao mercado em 1976.

James Hetfield e Kirk Hammett, guitarristas do Metallica

Os caras do Metallica ajudaram a fortalecer os modelos Flying V e Explorer (Foto/Internet)

Ambas são equipadas com captadores humbucker e, por isso, são ideais para sons mais encorpados e pesados. Geralmente são usadas por artistas de heavy metal e hard rock, isto é, a galera da camisa preta. Esses arrojados modelos são 100% identificados nas figuras de Mathias Jabs, James Hetfield, os irmãos Rudolph e Michael Schenker, Dimebag Darrell, entre outros.

Dicas de ouro

Existem outros modelos de guitarra disponíveis no mercado. Porém, procuramos listar aqui os que são mais emblemáticos.

Lembre-se que esses modelos são desenvolvidos por várias fabricantes. Por isso, você não vai precisar gastar um caminhão de grana para ter uma Les Paul ou uma Stratocaster nas suas mãos. A seguir, você confere um vídeo que compara guitarras com preços completamente opostos.

Viu só como preço não diz muita coisa? Não caia no papo de vendedor, futuro guitar hero! Experimente todas as guitarras que desejar e só feche a negociação quando sentir que achou a sua companheira ideal.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK