Cifra Club

Os 21 melhores guitarristas do mundo das 7 ou 8 cordas

Os guitarristas que tocam com 7 cordas despertam admiração e curiosidade, além de, claro, serem donos de apuro técnico incomum. Esses músicos provam que ainda há muita coisa nova para ser desenvolvida no instrumento, bastante inovação na forma de tocar.

Guitarrista Ihsahn tocando com 7 cordas
O guitarrista norueguês Ihsahn encanta todos com sua chamativa guitarra fora do padrão (Foto/Reprodução/Internet)

Mas quem são os guitarristas que tocam com 7 cordas – em alguns casos, até 8 – mais influentes? Quais são algumas de suas façanhas e obras mais notáveis? Neste artigo, a gente te conta tudo sobre esse assunto. Venha conosco!

Guitarristas que tocam com 7 cordas: os ícones do instrumento

“Seis cordas são suficientes para você?” Essa pergunta foi feita para um dos melhores guitarristas de todos os tempos, Steve Vai.

Com sua sabedoria infinita, ele respondeu: “Seis cordas são o suficiente, oito são também, seja lá o que você quiser. Quatro podem ser suficientes, uma pode ser suficiente, se você tiver imaginação para isso”.

E foi pensando nos critérios “imaginação” e inovação que elaboramos esta lista com os melhores guitarristas que tocam com 7 cordas. Afinal, é preciso ser inventivo o suficiente para fazer das cordas extras algo realmente novo, que não pode ser substituído por uma afinação alternativa.

George Van Eps

Também chamado de “o pai da guitarra de sete cordas”, George Van EPS fez história no jazz e no swing. Sua jornada com a sétima corda começou lá na década de 1930, quando ele adicionou uma corda de baixo a um modelo de guitarra de seis cordas.

Com muita propriedade, esse pioneiro das cordas extra soube como utilizá-la para incorporar sofisticadas linhas de baixo às suas improvisações.

Stephen Carpenter (Deftones )

Com sete ou oito cordas, seja como for, Stephen Carpenter injetou notas graves no som da banda Deftones. Nesse sentido, a música Hexagram é uma excelente amostra do esforço da banda para soar diferente.

Percebemos o vocalista Chino Moreno gritando como louco sobre os riffs magistralmente tocados nas sete cordas da guitarra do músico.

Jeff Loomis

Jeff Loomis é notável pelos seus trabalhos nas bandas Nevermore e Arch Enemy, bem como por sua carreira solo. O domínio técnico apurado de Jeff com as sete cordas fica evidente na música Jato Unit, por exemplo.

Com bastante propriedade, ele desfila técnicas de guitarra, arpejos, riffs em palm muted e alavancadas absurdas. Se você está começando nas sete cordas e já está num nível avançado nas seis, essa é uma ótima música aprender a incorporar esse elemento na sua forma de tocar.

Tosin Abasi

Quando Tosin Abasi gravou o álbum de estreia da banda Animal as Leaders, seu objetivo era expandir e inovar o heavy progressivo. Nesse sentido, a proposta era fazer um som mais desafiador em relação às composições, mas que fosse mais acessível para ser escutado.

Dessa forma, Tosin vem se firmando como o suprassumo dos guitarristas que tocam com 7 cordas ou mais. 

Ola Englund

Mesmo que você conheça pouco do mundo das sete e oito cordas, já deve ter ouvido falar do sueco Ola Englund, guitarrista das bandas The Haunted e Feared e com passagem pela Six Feet Under.

Bastante influenciado por Pantera, Dream Theater, Sepultura e Opeth, Englud consegue fazer um som furioso, virtuoso e milimetricamente arquitetado. 

Chris Letchford e Travis Levrier (Scale the Summit)

Ícone do metal progressivo e instrumental, a banda Scale the Summit é adepta da tendência de se criar música para músicos. Em sua formação, inclusive, o grupo chegou a contar com dois guitarristas de sete cordas, Chris Letchford e Travis Levrier.

O diferencial dos caras, no entanto, é a habilidade de unir o melhor de cada mundo: musicalidade e técnica. Dá uma conferida:

Misha Mansoor

O guitarrista Misha Mansoor é um dos músicos mais inovadores da atualidade. Desde 2005 ele lidera a Periphery, uma banda que faz um som com vozes melódicas e instrumentos complexos. O resultado é uma sonoridade peculiar, quase um metal que soa futurista.

Com suas três guitarras, interlúdios com sons eletrônicos e o grave das cordas extras das guitarras, o Periphery criou um estilo, uma nova forma de tocar.

Sarah Longfield

Como se não bastasse tocar bateria, ukulele e teclado, Sarah Longfield também domina a guitarra de 7 cordas. Tanto com a banda The Fine Constat quanto tocando sozinha, a instrumentista apresenta domínio técnico exuberante, fascinante e inspirador.

Seus solos, muito bem trabalhados no tapping, são de uma riqueza melódica extraclasse. É como se a guitarra fosse uma extensão de sua voz, e essas 7 cordas vocais soubessem o que e quando dizer algo.  

Mårten Hagström e Fredrik Thordendal (Meshuggah)

A dupla da banda Meshuggah sacudiu os guetos do metal no começo dos anos 90, com um som avassalador e todo trabalhado em solos jazzísticos e ritmos frenéticos. A partir daí, a banda simplesmente moldou o metal progressivo atual.

Ihsahn

Fundador da banda Emperor, o músico Ihsahn tem desafiado as fronteiras da guitarra, com novos padrões de ritmo e solos inimagináveis.

O guitarrista de black metal progressivo também lançou uma série de vídeos em que toca suas composições, conforme você confere abaixo. Dê o play e embarque nas ondas sonoras surreais de Frozen Lakes on Mars.

Steve Vai

Você sabia que uma hora iríamos falar dele, não é? É impossível não falar de Steve Vai em um texto sobre guitarristas que tocam com 7 cordas, pois ele que trouxe esse instrumento para os holofotes. Na verdade, a primeira guitarra de sete cordas a ser produzida e vendida em larga escala foi a Ibanez UV7, signature do Steve Vai.

A relação dele com o instrumento é a mais equilibrada possível. Há músicas em que Vai usa todas as cordas explicitamente, como The Audience is Listening, Ya-yo Gakk e The Riddle. Em outras oportunidades, no entanto, a corda extra aparece com mais sutileza, como é o caso da versão de estúdio de For the Love Of God

John Petrucci

Se não fosse para ser gênio da guitarra, John Petrucci provavelmente nem teria nascido! Brincadeiras à parte, o guitarrista da banda Dream Theater desenvolveu um estilo que é exemplo de versatilidade, técnica e estética de composição, entre outros fundamentos. E isso tudo com a guitarra de sete cordas.

David Davidson

Quando está compondo, o guitarrista David Davidson costuma criar sons, propor conceitos e sugerir novas progressões que são raramente exploradas no thrash metal.

Davidson desenvolveu a sua técnica no Berklee College of Music, onde focou seus estudos em poliritmos para jazz. Isso deu a ele uma perspectiva diferente para compor e solar com as 7 cordas. “Inventivo” é o termo exato para definir os propósitos de David.

James Monteith e Acle Kahney (Tesseract)

Os guitarristas James Monteith e Acle Kahney são ícones da banda Tesseract, um notável grupo do metal progressivo. O som dessa galera é pesado, cheio de notas abafadas e tipicamente trabalhado nas guitarras de 7 ou 8 cordas. São, de fato, enorme referência dentro deste universo das cordas.

Alex Wade

Nenhuma lista de melhores guitarristas que tocam com 7 cordas está completa se não falar de Alex Wade. Sua notabilidade se dá justamente por saber “quando menos é mais”, apesar do uso de corda(s) extra(s). Em outras palavras, Wade transita com passos firmes tanto nos terrenos do virtuosismo quanto no campo das notas mais contidas.

Chris Broderick

Com passagens por Megadeth e Nevermore, Chris Broderick é um exímio guitarrista. Na ponta dos dedos, Broderick tem um domínio técnico incomum e, como poucos, manda bem em estilos que vão do country à música clássica. Abaixo, você confere esse mestre da guitarra de sete cordas ensinando a tocar Misinformation Age.

Brian “Head” Welch e James “Munky” Shaffer (Korn)

Por fim, esta lista não poderia terminar sem a presença da dupla de guitarristas que deram uma abordagem diferente ao instrumento com sete cordas. Head e Munky, do Korn, exploram timbres pesados, acordes dissonantes e afinações baixas. Portanto, como resultado disso, temos o som que uma das bandas mais diferenciadas do metal alternativo faz.

Agora que você já passeou por várias gerações de guitarristas que tocam com 7 cordas, que tal espalhar essa magia por aí? Afinal, esses mestres merecem todas as reverências e homenagens possíveis!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK