Cifra Club

Poesia Acústica: o encontro de sucesso entre rap e violão

Se você quer conhecer mais sobre o Poesia Acústica, este artigo é pra você! Te contaremos tudo sobre este projeto de sucesso de rap acústico.

Você conhece o Poesia Acústica, projeto que tem ganhado cada vez mais destaque na internet? Com uma sonoridade característica, as músicas de rap acústico vêm conquistando cada vez mais admiradores e se consolidando no cenário musical brasileiro.

Integrantes da 6ª edição do Poesia Acústica
A cada edição, o Poesia Acústica acumula milhões de visualizações no YouTube (Foto: Reprodução/Instagram)

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre o Poesia Acústica, suas principais características e os artistas que já participaram do projeto. Além disso, vamos dar algumas dicas para quem quer aprender a tocar Poesia Acústica no violão!

Vamos lá?

O que é Poesia Acústica?

Poesia Acústica é um projeto musical criado em 2017 com a intenção de unir sonoridades do rap com elementos acústicos. As letras são focadas em temas românticos, com melodias praticamente sempre suaves e delicadas.

Cada edição do projeto apresenta uma nova canção com diferentes artistas (quase todos do cenário do rap nacional), seguindo sempre a proposta conceitual do projeto. Desde sua criação, já foram lançadas 14 edições do Poesia Acústica (sem contar as edições especiais).

Apesar da primeira música do projeto ter sido Descompasso do Compasso, foi a segunda edição do Poesia Acústica que, de fato, viralizou na cena do rap.

A seguir, você confere Poesia Acústica #2 – Sobre Nós, com Delacruz, Maria, Ducon, Luiz Lins, Diomedes, BK’ e Kayuá:

Qual é o tipo de música do Poesia Acústica?

As músicas do Poesia Acústica são rap com sonoridade mais orgânica, utilizando instrumentos acústicos.

Apesar disso, há canções que exploram, instrumentalmente, outros estilos musicais, como reggae, funk e samba. No entanto, praticamente todas as músicas são acompanhadas por uma linha de violão.

Por exemplo, veja só o Poesia Acústica #5 – Teu Popô Remix, onde participaram Hodari, Ducon, Chris, Kayuá, Don L, Luccas Carlos e Maria:

Quem faz parte do Poesia Acústica?

A cada edição, o Poesia Acústica conta com uma variedade de artistas. Alguns rappers já participaram de mais de uma faixa do projeto, mas cada música traz um time diferente para cantar.

Ao todo, mais de 50 artistas já deixaram seu nome registrado no projeto. Entre os artistas que participaram de mais edições, estão:


É claro que, apesar de furar bolhas e extrapolar os limites do público conquistado, o projeto é originado do meio do rap. Por isso, a maioria entre todos os cantores do Poesia Acústica é de artistas desse gênero musical.

Entretanto, em algumas edições, há participações especiais de representantes de outras vertentes. Por exemplo, as cantoras Ludmilla, Marina Sena, Gloria Groove, Luísa Sonza e Elana Dara e o cantor Vitão já estiveram presentes em algumas edições.

Além do mais, a variedade na seleção de artistas do Poesia Acústica não é marcada apenas pela inclusão de cantoras de outros estilos musicais, mas também pela participação de artistas consagrados de gerações passadas. Ou seja, a lista de participantes não se limita aos novos destaques da cena.

É o caso de MV Bill, Projota e Negra Li, que também já contribuíram em algumas faixas:

Qual é o Poesia Acústica mais famoso?

O Poesia Acústica cativa um público imenso, acumulando milhões de acessos no YouTube e nas plataformas digitais a cada lançamento. No total, o projeto já soma mais de 4 bilhões de views na plataforma de vídeos.

A edição do Poesia Acústica que tem mais visualizações no YouTube é a de número 6, intitulada como Era Uma Vez, com mais de 740 milhões de acessos. Participaram da faixa MC Cabelinho, Orochi, Bob do Contra, Maquiny, Azzy, Dudu e Xamã. Confira:

O enorme sucesso do projeto permitiu a realização de edições especiais, algumas gravadas até mesmo em outros países. Nesse sentido, há clipes gravados em Lisboa, Uruguai e Paris, como este abaixo:

Quem é o dono do Poesia Acústica?

O Poesia Acústica é uma iniciativa da Pineapple StormTv, gravadora de rap originada da fusão entre a marca de roupas Pineapple Supply e o Brainstorm Estúdio.

A Pineapple tem como CEO um dos co-fundadores da marca, Paulo Alvarez, e como produtor musical Lucas Malak, responsável pela direção musical do Poesia Acústica.

Como tocar Poesia Acústica no violão?

Para tocar Poesia Acústica no violão, é preciso ter conhecimentos básicos de harmonia e ritmo. Por exemplo, os acordes mais utilizados no Poesia Acústica são maiores e menores, com algumas variações e inversões.

Além disso, há algumas canções do projeto que exploram diferentes estilos musicais. Portanto, é bom ter certo domínio de batidas de reggae, samba e funk, além de dedilhados, técnica bastante presente nas canções do projeto.

Uma dica para quem quer começar a tocar Poesia Acústica é começar pelos acordes básicos e ir treinando as mudanças entre eles. Depois, é possível ir adicionando dedilhados e notas soltas para enriquecer a sonoridade.

O mais importante é ouvir bastante as músicas antes de tentar tocá-las. Assim, você se familiariza com as características das faixas, o que facilita consideravelmente o seu aprendizado.

Por fim, você pode conferir as nossas dicas certeiras de como tocar cada edição do Poesia Acústica! Trata-se de um material rico, com passo a passo facilitador para quem quer aprender essas músicas de sucesso no violão.

Se você curtiu aprender tudo sobre Poesia Acústica, que tal compartilhar este artigo com seus amigos e amigas? Assim, mais pessoas ficarão informadas sobre um dos principais projetos musicais da atualidade no Brasil.

Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK