Cifra Club

Influências emo: 6 artistas que inspiraram a volta do estilo às paradas

Já provamos por a + b que o emo voltou. Mas não dá para falar desses novos artistas sem lembrar daqueles que inspiraram e seguem até hoje representando essa vertente sentimental e estilosa do rock. Conheça as influências emo dos anos 1990 e 2000 que foram essenciais para a música que você ouve hoje!

6 influências emo que continuam reverberando

Sejam artistas que já chegam com o pé na porta do rock, como Yungblud, bem como os que transitam entre gêneros e só fazem uma pontinha no emo [alô, Billie Eilish!] — o fato é que todo mundo traz uma inspiração na mala. Prepare-se, porque a nostalgia vai bater forte com essa lista!

Paramore

Vamos começar com uma pequena polêmica. Se você está antenado nas paradas atuais, já deve ter ouvido o hit da Olivia Rodrigo, Good 4 U. E se você sentiu que já tinha escutado algo parecido em algum lugar, bem… tem uma razão para isso.

Paramore está entre as principais influências emo
Referência emo, Paramore nunca decepciona ao vivo (Ralph PH/Creative Commons)

A música da adolescente usa um sample do clássico Misery Business, do Paramore. Os fãs já haviam percebido a semelhança, mas agora é oficial: a vocalista Hayley Williams e o ex-guitarrista Josh Farro foram creditados como compositores. E a banda receberá metade dos lucros do single.

Decisões judiciais à parte, o importante é que o legado do Paramore está mais forte do que nunca — bem como o próprio grupo, que segue na ativa.

Blink-182 – maiores influências emo no séc. XXI

O trio californiano fez história na virada do século com um estilo pop punk bem-humorado e bem chiclete. Eles foram a base para muitas outras bandas que surgiriam nos anos 2000, então hoje já é possível chamá-los de “clássicos”.

Apesar de a banda estar na ativa, o destaque mesmo vai para o baterista Travis Barker, que tem atuado como uma espécie de influenciador emo. Ele já se juntou a nomes como Halsey, Yungblud e Willow, trazendo seu estilo próprio de tocar em parcerias únicas. Se tem alguém que não vai deixar o emo morrer, esse cara é o Travis!

Avril Lavigne

A princesinha do rock também não descansa. Depois de dominar o mundo com hits como Sk8er Boy e Complicated, Avril seguiu inspirando outros artistas por anos. Podemos encontrar versões novas de suas músicas (como L8r Boi, da Ashnikko) e colaborações que a loira segue fazendo até hoje.

Lavigne é uma das parcerias mais aclamadas no novo álbum da Willow, por exemplo. Este ano, também lançou uma música com o rapper MOD SUN. Não se surpreenda se ela aparecer mais vezes em feats inesperados!

Panic! At The Disco

Panic! pode ser considerada uma das bandas mais “felizes” do gênero. O estilo animado e colorido fez muito sucesso desde o álbum de estreia em 2005, tornando-se referência para um tipo de emo diferenciado.

Esse estilo mudou com o tempo. Atualmente, a banda gira em torno da figura do vocalista Brendon Urie, mas nada apaga o impacto que esses caras causaram. A cantora Halsey, por exemplo, já afirmou que a Panic! “mudou sua vida”. Ademais, Brendon também já gravou vários feats, incouindo trabalhos com rappers, popstars e bandas de rock.

Fall Out Boy

Outro grupo que marcou os anos 2000, Fall Out Boy foi a definição do emo-pós-término-de-namoro. Suas letras mais antigas trouxeram muitos adolescentes aos gritos, ao mesmo tempo em que batiam cabeça ou até dançavam.

Com o tempo — e após um hiato de três anos —, FOB ampliou seu escopo musical. Mas nunca deixou de ser uma das grandes influências emo, conseguindo colaborações com artistas como Demi Lovato. Que, aliás, sempre teve um pé no gênero. Quem lembra da era Get Back? Pois é.

My Chemical Romance

Muitos diriam que My Chemical Romance é o maior exemplo do que é emo: na musicalidade, nas letras e no visual, eles são o pacote completo. Além de deixarem um legado inegável, eles ainda podem fazer muito mais em breve. Em 2019, depois de seis anos separados, o grupo se uniu novamente com promessas de turnê e, quem sabe?, música nova.

A pandemia atrapalhou os planos, mas os fãs ainda estão tão ansiosos quanto estavam há dois anos para descobrir o que o futuro reserva. Enquanto isso, dá para perceber a influência de MCR no som de Willow, Yungblud e Twenty One Pilots, por exemplo. Até nomes como Post Malone e Lil Peep foram inspirados, de um jeito ou de outro, por eles.

O efeito das influências emo

Como deu para perceber, muitos desses “influencers” ainda estão na ativa, apesar de terem estilos musicais levemente diferentes. Inicialmente, era comum que eles negassem o termo “emo” — não é difícil encontrar falas de Gerard Way, do MCR, ou Brendon Urie, do Panic!, dizendo que detestavam esse rótulo.

Yungblud, Machine Gun Kelly e Travis Barker, aristas que representam as influências emo
Yungblud, Machine Gun Kelly e Travis Barker: gerações diferentes do emo (Foto/Divulgação)

Mas a situação mudou a partir do momento em que os fãs de cada um continuaram fiéis, ano após ano, e o emo como era conhecido se tornou a nostalgia de toda uma geração. Agora, muitos desses mesmos artistas brincam com a denominação e se animam em ver o gênero ganhando espaço novamente (Travis Barker que o diga!).

Se hoje o álbum com maior quantidade de streamings do ano é da Olivia Rodrigo, é porque Paramore fez o que fez há 15 anos. Estamos vendo em primeira mão o impacto musical deixado por todas essas influências emo.

Curtiu o conteúdo e quer mostrar o poder do emo para aquele seu amigo? Compartilhe o texto, sem moderação!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK