Cifra Club

A biografia de Jim Morrison em 15 curiosidades

Em 2021, completamos 50 anos sem Jim Morrison, vocalista da banda de rock The Doors. Apesar de ter passado tanto tempo, nesta rápida biografia de Jim Morrison, reunimos 15 curiosidades vividas pelo ilustre membro do Clube dos 27.

Jim Morrison sem barba encara a camera com seu olhar cortante
Jim Morrison é o sinônimo de “vida louca, vida breve/vida louca, vida intensa” (Foto/Reprodução)

Para os fãs, é um deleite poder reviver a expressiva e admirável biografia de Jim Morrison em fatos que marcaram a vida do norte-americano. Já para quem conhece pouco ou zero sobre o artista, este artigo servirá como um bom início para se tornar fã e até aprender a tocar os sons dos Doors.

15 curiosidades sobre a biografia de Jim Morrison

Antes de seguirmos com as curiosidades da biografia do Lizard King, vale lembrar que nossos fatos não estão em ordem cronológica. São situações marcantes, mas também com outras não tão comuns, afinal, são 50 anos sem Jim Morrison, que faria 78 anos no dia 8 de dezembro, então a lista precisava ser caprichada. Estão prontos para o rolê? Bora rolar a página (ba dum tss).

Rebelde sim, mas com classe

Que o Jim Morrison era incompreensível muitas vezes, todo fã sabe. Mas que ele ficou em 1° lugar como um dos roqueiros mais rebeldes, em enquete para os leitores realizada pela Rolling Stone, isso nem todos sabem. Ademais, Jim ficou na 47° posição na lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos e em 22° lugar, na lista da Classic Rock, dos 50 maiores cantores de rock.

Causa da morte Jim Morrison e rumores

A segunda curiosidade é a causa da morte do cantor e poeta. Ele foi achado na banheira de casa, em Paris, no dia 3 de julho de 1971. Com apenas 27 anos. Segundo a polícia local, o vocalista dos Doors foi vítima de um ataque cardíaco. Conforme rumores, no entanto, Jim sofreu uma overdose letal de heroína.

Apelido de estrela do rock

Sabe quando você ganha um apelido bobo? No caso do ícone de rock, Jim Morrison, ele mesmo se apelidou de Lizard King (Rei Lagarto).

E não foi só uma música que deu vida ao forte apelido. Em 2013, um grupo de paleontologistas da Universidade de Nebraska-Lincoln nomearam um fóssil de um enorme réptil de Barbaturex Morrisoni, como homenagem ao líder do The Doors.

Janis, Jim e uma garrafa de uísque

O feat do rock que quase deu certo. Jim conheceu a eterna Janis Joplin em uma festa de Hidden Hills. O interesse foi mútuo enquanto estavam sóbrios. Mas após uns tragos, Jim se tornou agressivo e imprevisível, o que levou Janis a se afastar na festa.

Porém, o rejeitado puxou o cabelo da cantora, o que fez ela acertar uma garrafa de uísque na cabeça dele. Isso motivou Jim a querer sair ainda mais com Janis, mas a porta se fechou e ele nunca mais se encontrou com a artista. Azar no amor, sorte na música?

Einstein x Jim

Albert Einstein é um dos maiores gênios da nossa história, o QI dele era de 160. Mas ele não está sozinho nessa, não. O QI de Jim Morrison era de 149. Pra se ter uma ideia de como isso é alto, a média do QI dos brasileiros está em 87. Pasme, apenas 0,1% da população mundial tem QI acima de 145.

Cemitério de famosos

O cemitério Père-Lachaise, o maior de Paris, é um dos lugares mais visitados da cidade. Tudo porque além de Jim Morrison há outras grandes personalidades enterradas lá como: Alan Kardec, Fréderic Chopin e Molière.

Lápide do túmulo de Jim Morrison, no cemitério Père-Lachaise, na França
O túmulo de Jim Morrison é local de peregrinação há cinco décadas (Foto/Internet)

Ao visitar a lápide de Jim você lerá o seguinte texto: “Kawa Ton Aaimona Eaytoy”, que no grego significa “queime seu demônio interior”. Inspirador?

Curiosidades pílulas: da biografia de Jim Morrison

Acompanhe uma série ligeira de curiosidades nem tão conhecidas sobre a biografia do ídolo;

Pílula 1

Jim Morrison era apaixonado por livros. Entre os autores favoritos estavam Kerouac, Nietzsche, Rimbaud, Baudelaire e Ginsberg.

Pílula 2

O vocalista já foi preso inúmeras vezes, mas a primeira foi em 9 de dezembro de 1967, durante apresentação do The Doors em New Haven, Connecticut.

Pílula 3

Ícone do rock, Jim era fã incondicional de Frank Sinatra. O artista chegou a usar o mesmo microfone de Sinatra para gravar Strange Days.

Pílula 4

Por essa você não esperava, sex simbol da sua geração, foi o próprio Jim que popularizou a roupa de couro no meio da galera roqueira. Responsa grande, até hoje a peça é usada para representar a moda do rock.

Pílula 5

Tem uma galera que diz que o Morrison previu o crescimento da música eletrônica. Tem até entrevista. Dá uma olhada a partir de 1:30.

Pílula 6

Meses antes de morrer, Jim escreveu em um papel “Eu vejo-me como um ser humano sensível e inteligente, mas com um coração de palhaço que me obriga a estragar tudo nos momentos mais importantes”. Profundo e verdadeiro, concorda?

Pílula 7

Jim era literalmente um poeta. Além das músicas inspiradoras do The Doors, ele teve dois livros de poesias. The Lords e The New Creatures, que depois foram compilados em The Lords and The New Creatures.

Pílula 8

Após a dor da morte, a verdade. John Densmore, ex-baterista dos Doors, só conseguiu visitar o túmulo do Jim depois de 3 anos da morte. E teve até declaração da visita “tardia”. “Me perguntavam se eu odiava o Jim. Não. Eu odiava a sua autodestruição”, disse.

Pílula 9

Esta não podia faltar na biografia de Jim Morrison. O artista era amigo dos doguinhos. Ele tinha três: Sage, Stoner e Thor.

Vamos manter o legado de Jim?

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa biografia de Jim Morrison. É claro que isso foi só um pedacinho de tudo o que este grande artista representou no rock e para as novas e antigas gerações.

Aproveita e compartilha com a galera este artigo enquanto aprende a tocar os sons do The Doors. E como diz a música People Are Strange, “when you’re strange, no one remembers your name”.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK