Cifra Club

Os melhores bateristas brasileiros para você conhecer

Quer conhecer mestres das baquetas brasileiros? Neste artigo, reunimos 10 bateras nacionais de muita qualidade!

Neil Peart, John Bonham, Keith Moon, Travis Barker… Há vários nomes que deixaram seus nomes marcados para sempre no universo das baquetas. Porém, além desses mestres internacionais, há também representantes nacionais de renome no instrumento. Portanto, listamos aqui alguns dos melhores bateristas brasileiros para você conhecer!

Eloy Casagrande tocando bateria
Eloy Casagrande, atual baterista do Sepultura, é referência no instrumento (Foto: Reprodução)

De músicos contemporâneos de sucesso a feras de antigas gerações, há diversos bateras brasileiros considerados feras com as baquetas em mãos. Neste artigo, listamos 10 deles para que você possa conhecer seus trabalhos, assim como tomar como referência, caso seja baterista iniciante.

Bateristas brasileiros: 10 músicos para ouvir e se inspirar

Nesta lista, selecionamos instrumentistas que representam épocas diferentes da música nacional e de diferentes estilos, para que a riqueza musical que existe por aqui também seja representada. Vamos lá:

1. Wilson das Neves 

O primeiro nome da lista é de um dos bateristas mais clássicos, Wilson das Neves. Em uma mistura de ritmos, o jazz, o samba e a bossa nova estão sempre presentes na construção do estilo de sua levada na bateria.

O músico já acompanhou grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Wilson Simonal e Sérgio Sampaio, além de ter se destacado como cantor e excelente compositor. Confira esse primeiro mestre das baquetas em ação no vídeo abaixo:

2. Lilian Carmona 

A musicista paulistana é uma verdadeira entusiasta das músicas tocadas por grandes orquestras. Conhecida como a primeira mulher baterista profissional no Brasil, Lilian Carmona possui uma carreira internacional consolidada.

Seu estilo funde os ritmos brasileiros e a música clássica da melhor maneira, sempre explorando novas sonoridades e levadas. No vídeo a seguir, dá para conferir com maiores detalhes o talento e o batuque da renomada baterista brasileira. Saca só:

3. João Barone 

João Barone é uma das grandes referências de bateras surgidos no Rock Brasil dos anos 80. Integrante dos Paralamas do Sucesso, ganhou grande destaque no instrumento por apresentar um estilo único e cheio de referências, que vão desde os ritmos afro-brasileiros ao rock clássico.

Outro ponto que traz certo destaque para o músico é o tipo de afinação usada em seu kit de tambores: uma caixa mais aguda e os tons mais cheios. Esse som é bastante característico de estilos como reggae e ska, que João incorpora claramente em suas levadas.

4. Charles Gavin 

Charles Gavin é mais um dos melhores bateristas brasileiros da história, também vindo da cena do rock da década de 80. Além de integrar o Titãs por 25 anos, o músico tocou com outros grupos importantes da época, como Ira! e Cabine C.

O paulistano possui um jeito próprio de tocar bateria, não focando muito na velocidade, mas sim em uma técnica de viradas inconfundível. Confira ele em ação tocando Lugar Nenhum:

5. Vera Figueiredo

A instrumentista Vera Figueiredo traz para a bateria uma mistura de ritmos afro-brasileiros com jazz e estilos latinos. A musicista já tocou com vários artistas, como Zélia Duncan e Rita Lee, e também foi baterista por alguns anos da banda do programa Altas Horas.

Confira a incrível música composta por Vera em homenagem a outro saudoso e importante baterista, Milton Banana, a seguir:

6. Michelle Abu 

A baiana é outra grande referência do mundo das baquetas. Com 22 anos de carreira, a baterista já tocou com artistas importantes de estilos variados, que vão de Lobão a Elza Soares.

Sua música é marcada pela mais pura fusão entre o genuíno rock and roll e a música brasileira raiz. Saca só o arranjo de uma de suas músicas instrumentais, na qual ela utiliza, além das peças da bateria, elementos de percussão para compor a canção:

7. Anderson Nogueira (“Boi”)

“Boi” é um dos bateristas mais conhecidos no cenário do sertanejo universitário. O músico já acompanhou grandes nomes do estilo, como Cristiano Araújo e Luan Santana.

Sua pegada é influenciada, principalmente, por alguns ritmos latinos, que dão um swing bem marcante e dançante às suas linhas de bateria.

8. Pupillo

Baterista da banda Nação Zumbi, o pernambucano Pupillo é também conhecido por compor trilhas sonoras para filmes e pelo seu trabalho como produtor. Batera de artistas de renome no cenário alternativo, como a cantora Céu, o músico já ganhou alguns prêmios importantes de produção durante sua carreira musical.

Pupillo é um baterista fortemente influenciado por ritmos regionais, como o maracatu, e pelo rock, o que resulta em uma originalidade musical única. Dê o play no vídeo a seguir e repare nos arranjos de batera e de percussão que compõem a música:

9. Iggor Cavalera

Você sabia que um dos bateristas que definiram mundialmente o som do metal da geração dos anos 90 é brasileiro? Iggor Cavalera, ex-Sepultura, é bastante reconhecido por possuir uma técnica visceral e orgânica, responsável por moldar as linhas de todo o metal moderno. 

Bem focado na velocidade no início de sua carreira, passou a incorporar elementos percussivos e tribais em suas levadas e arranjos, o que trouxe mais originalidade para o seu som. Na música abaixo, é possível ver uma de suas linhas mais famosas. Foi justamente nesta fase que o músico passou a trazer sonoridades mais experimentais no jeito de tocar.

10. Eloy Casagrande

Passando agora para o atual baterista do Sepultura, temos Eloy Casagrande, um dos instrumentistas mais reconhecidos do mundo do metal. Em 2021, foi eleito o baterista de metal mais extraordinário, através de uma votação na conceituada revista Modern Drummer.

Mas Eloy já era reconhecido no meio musical com apenas 13 anos de idade. Desde essa época, suas principais influências são o metal pesado, estilo que moldou o seu som desde o início da carreira.

Quer aprender a tocar bateria?

Se sentiu inspirado pelos melhores bateristas brasileiros e quer começar a tocar o instrumento?

No curso de bateria do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online, você tem todo o suporte necessário para dar os primeiros passos com as baquetas em mãos!

Assim, você aprenderá levadas básicas, conhecerá as partes do instrumento e já tocará as suas primeiras músicas!

As aulas são ministradas pelo mestre João de Paula e focadas totalmente no seu desenvolvimento no instrumento. Não perca mais tempo e inscreva-se já!

Curso de bateria do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK