Cifra Club

Conheça os melhores bateristas de todos os tempos

Os melhores bateristas do mundo são aqueles que deixaram um legado inegável, inspiraram milhares e se tornaram lendas. Alguns já se foram, outros ainda estão por aí emprestando suas habilidades para fazer música de todo estilo possível.

John Bonham está entre os melhores bateristas de todos os tempos
Especialistas e não especialistas afirmam que John Bonham é o melhor baterista da história do rock (Foto/Internet)

Seja para admirar como fã ou até para ter como referência ao tocar, esta lista vai te guiar por alguns dos maiores nomes da bateria de todos os tempos. Boas baquetadas!

Os 8 melhores bateristas

Os bateristas já são diferenciados por natureza, mas alguns superam todas as expectativas. Escolhemos aqueles que fizeram a diferença no cenário musical e se estabeleceram, cada um à sua maneira, como gênios das baquetas. Dá uma olhada nessa seleção (sem ordem específica) de músicos incríveis!

Neil Peart

O lendário baterista da banda Rush já garantiu seu lugar no hall da fama do rock por ser o principal letrista do grupo. Mas, ao tocar, ele foi além, entrando para todas as listas de melhores do mundo em seu instrumento.

Peart começou sua carreira na adolescência, inspirando-se no hard rock, bem como no jazz, até desenvolver um estilo único. Ao longo de mais de quatro décadas em atividade, ele deixou um legado imensurável. Sua morte, em janeiro de 2020, fez com que o mundo celebrasse sua importância e o homenageasse mais uma vez.

Stewart Copeland

Pensa num baterista capaz de unir rock, música do Oriente Médio, reggae, pop e jazz? Esse é Stewart Copeland, ex-batera do The Police. Com suas viradas milimetricamente arquitetadas, Stewart ajudou Sting a fazer das sessões rítmicas do Police uma das mais notáveis e influentes de todos os tempos.

John Bonham – a referência entre os melhores bateristas

Quando Bonham se tornou membro do Led Zeppelin, seu talento na bateria já era conhecido na cena musical britânica. Ele teria despontado de qualquer maneira, mas foi ao lado de Robert Plant e Jimmy Page que deixou uma marca permanente na história.

Bonzo, como muitos o chamam, é especialmente lembrado por sua intensidade e velocidade, além de um groove constante nas faixas. Sua influência continuou forte por anos mesmo após sua morte, em 1980 — inclusive sobre Neil Peart!

Keith Moon

O batera do The Who é mais um nome que não pode faltar nesta lista. Keith Moon tem alguns pontos em comum com Bonzo: veio da Inglaterra para o mundo, influenciou músicos renomados (olha Neil Peart de novo aí!) e se foi muito jovem, com apenas 32 anos.

Durante sua trajetória, Moon nos presenteou com tantos solos quanto baterias destruídas ao fim dos shows com a banda. Ele também participou de alguns projetos paralelos de peso, fazendo parceria com lendas como Jeff Beck, Jimmy Page e os Beatles.

Dave Grohl – a polivalência entre os melhores bateristas

Dave ganhou muito reconhecimento como líder do Foo Fighters, mas sua aptidão como batera não foi deixada de lado. Além do legado deixado pelo Nirvana, Grohl fez história com o Them Crooked Vultures e o Queens Of The Stone Age.

Sua evolução no instrumento é notável, bem como sua dedicação à carreira musical até hoje.

Clyde Stubblefield e John “Jabo” Starks

Separadamente, Clyde e Jabo são dois monstros do blues e funk. Juntos, participaram de shows e hits inesquecíveis de James Brown, o rei do funk, e criaram alguns dos grooves mais sampleados de todos os tempos no hip hop e R&B. Tá bom ou quer mais?

Depois do período na banda de Brown, Jabo se uniu a mais um grande nome, dessa vez do blues: B. B. King. Clyde, por sua vez, tocou por bastante tempo com sua própria banda e em participações. A partir de 2001, os dois se juntaram novamente em um duo chamado The Funkmasters, lançando dois álbuns e alguns outros projetos.

Ginger Baker

As influências jazz de Ginger Baker ajudaram muito a alavancar o supergrupo Cream para o estrelato nos anos 1960. Na verdade, a própria ideia de se unir a Jack Bruce e Eric Clapton veio do baterista.

Além de seu papel nesse momento da história, Baker já havia deixado sua marca pela forma única com que tocava desde o início da carreira. Ele trouxe instrumentos de percussão para o R&B e, posteriormente, para o rock. Além disso, tocou com astros do jazz e de música clássica, bem como foi um dos primeiros bateristas a usar dois bumbos.

Steve Gadd

Steve Gadd está entre os bateristas “menos badalados” que impactaram a indústria a partir da década de 1970. Seu apuro técnico surpreendeu músicos variados, e seu talento passou a ser requisitado com muito afinco nas gravações em estúdio.

Entre outros astros, Seteve tocou com Simon & Garfunkel, Eric Clapton e Joe Cocker, só para citar alguns. E, por mais que o estúdio fosse uma segunda casa, ele também participa de muitas ao redor do mundo.

Ringo Starr

Por fim, a nossa lista de melhores bateristas de todos não seria a mesma sem Ringo Starr. Apesar de não ser exibicionista ou tecnicamente perfeito, Ringo ajudou a definir o som dos Beatles, sempre tocando de forma inventiva e inconvencional.

Inspire-se nos melhores bateristas!

Uma lista como essa pode ser toda a inspiração que você precisa para pegar as baquetas! Cada um desses grandes bateristas trouxe seu estilo para as bandas e projetos dos quais fizeram parte. Ou seja, além de serem ótimos na técnica, eles são únicos em suas formas de tocar.

Se você está a fim de seguir por esse caminho, fique de olho no Cifra Club Academy: em breve teremos um excelente curso de bateria para guiar seus passos. Até lá, aproveite para conhecer mais alguns dos melhores bateristas de todos os tempos segundo a Rolling Stone.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK