Cifra Club

Quantos desses cantores bregueiros atuais você conhece?

O brega é um ritmo popular no Brasil inteiro, apesar de nem todo mundo saber de cor os artistas mais influentes desse gênero. E não se trata só de coisa antiga, não! Os cantores bregueiros atuais estão indo muito bem e conquistando um público fiel.

Luísa e os Alquimistas e Keila estão entre os melhores cantores bregueiros atuais
Luísa e os Alquimistas e Keila: dois talentos da nova música brega (Foto/Divulgação)

Nesta lista, você vai descobrir ou redescobrir alguns nomes que continuam escrevendo a história do brega. Prepare-se para se envolver, bebê!

8 cantores de bregueiros atuais

Alguns dos artistas que você vai ver por aqui trazem o estilo do seu jeito mais clássico, à lá Falcão e Calypso. Mas o que mais os destaca é o modo como reinventaram o brega e fizeram sucesso de um jeito próprio. É o caso do brega funk, um subgênero que cresce sem parar, ou mesmo do tecnobrega. Bora lá!

Keila

Keila é ex-vocalista do grupo Gang do Eletro e está em carreira solo desde 2017. Seu primeiro álbum, Malaka, chegou em 2019 misturando tecnobrega, funk e rap. Em outras palavras, ela vem impactando a cena.

A cantora representa o tecnobrega do Pará e busca trazer outros estilos periféricos do Brasil nas suas músicas. O lançamento mais recente é a faixa Cremosa:

Luísa e os Alquimistas

Não se surpreenda se ver esse grupo em mais de uma lista. Desde que debutaram em 2016, cada álbum passeia por diferentes ritmos. O importante, no momento, é que a hora do brega também chegou!

Jaguatirica Print é o álbum com a sonoridade, estilo e visual que gritam “brega!” a quem quiser ouvir. Além de convidar para a dança, as faixas embalam romance e até uma boa sofrência. Alguns exemplos de sucesso do grupo nessa fase são Garota Ligeira e Furtacor. Mas, já que queremos evidenciar o brega, vamos conferir Brega Night Dance Club, que conta com a participação de Keila!

Mateus Carrilho

Se você curte cantores de bregueiros atuais, já deve ter ouvido falar da Banda Uó, que esteve na ativa de 2010 a 2018, misturando brega com pop. Apesar de o grupo ter se desfeito, vale a pena ficar de olho na carreira solo dos vocalistas. Nesse sentido, Mateus Carrilho é um artista que precisamos ouvir.

O cantor goiano já começou os trabalhos sozinho com grandes honras, participando do hit Corpo Sensual, de Pabllo Vittar. De lá pra cá, não parou de produzir e soube conquistar seu espaço. Inclusive, um de seus maiores sucessos, Privê, nem precisou de feat para estourar nas paradas:

Duda Beat – expoente pop entre os cantores bregueiros atuais

Pois é, não tem nem como falar de brega atual sem falar em Duda Beat! A cantora representa muito bem o brega de Pernambuco, berço do maior expoente do estilo, Reginaldo Rossi. Sério: por lá, é comemorado o Dia Estadual da Música Brega.

Mantendo o legado bregueiro pernambucano, Duda Beat “chegou chegando” e emplacou seu álbum de estreia no Top 10 de melhores discos nacionais, da Rolling Stone, de 2018. E ela não para: em 2021, Duda segue em alta, misturando estilos sem abandonar o brega.

MC Loma e as Gêmeas Lacração

A popularização do bregafunk tem muito a ver com essas adolescentes, que viralizaram por toda a internet em 2018. Alguns podem dizer até que Envolvimento foi o hit daquele ano. Portanto, muito do que vem ganhando espaço desde então poderia agradecer a essas jovens!

MC Loma e as Gêmeas Lacração, Marielly e Mirella, aproveitaram o estouro e investiram na carreira musical. Nesse sentido, profissionalizaram a música que as levaram ao estrelato, com Kondzilla, e seguem emplacando hits. O lançamento mais recente delas rolou em setembro de 2021:

Johnny Hooker

Mais um pernambucano para honrar o estado, Johnny Hooker mistura brega, pop, MPB, axé, samba e até rock. Em outras palavras, Hooker faz o som que “der na telha”. E funciona! Afinal, seu sucesso exibe prêmios, festivais, trilhas sonoras de novelas e ótimos números em plataformas de streaming.

Dá para encontrar o brega em diversas de suas músicas, mas um belo exemplo é Corpo Fechado. Até porque, trata-se de uma parceria com ninguém mais, ninguém menos que Gaby Amarantos — um nome já consolidado e que vem apoiando o crescimento de muitos cantores de bregueiros atuais.

Jaloo – força paraense entre os cantores bregueiros atuais

Direto do Pará, Jaloo sempre fez questão de experimentar com ritmos brasileiros. Depois de remixar e fazer mashups ousados com músicas de outros artistas, ele iniciou os trabalhos autorais. Dessa forma, o resultado foi uma variedade que vai do indie ao tecnobrega.

Jaloo investe na leveza dançante do brega, na aparelhagem tecno e em letras bem trabalhadas. Seu espaço no cenário brasileiro pode ser visto pelos seus feats. Em outras palavras, o cara já cantou com Gaby Amarantos, Karol Conká, Mc Thá, entre outros. Abaixo, você confere a parceria dele com Duda Beat e Mateus Carrilho:

Pabllo Vittar

Certamente o nome mais conhecido da lista, mas nem todo mundo parou para pensar o papel que Pabllo Vittar traz na representação do brega. A drag queen começou a carreira com uma versão bem abrasileirada de um hit pop internacional (Open Bar), então já é de esperar que ela valorizasse os nossos ritmos. Só que foi no brega que ela realmente se encontrou.

O último álbum da celebridade, Batidão Tropical, é praticamente brega do começo ao fim, ao mesmo tempo, em que também é pop. É de grande importância para o cenário musical, brasileiro e mundial, que uma artista desse tamanho esteja levando nossa cultura para todo canto. E não é exagero: seus álbuns trazem referências históricas da nossa música, do brega ao forró. Em Batidão Tropical, tem bastante material da Companhia do Calypso, por exemplo.

Por fim, preciso perguntar se você descobriu novos cantores de bregueiro atuais? Revisitou alguns que há tempos não ouvia? De um jeito ou de outro, esperamos que tenha se inspirado. Talvez até para tentar fazer suas próprias versões…

Se for o caso, não deixe de ver os cursos disponíveis da Cifra Club Academy! De canto até teclado (em breve), você com certeza conseguirá aprender a seguir seus artistas bregas favoritos.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK